Faculdade de Ciências e Tecnologia

Biocatálise e Biorremediação

Código

10826

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Química

Créditos

6.0

Professor responsável

Susana Filipe Barreiros

Horas semanais

4

Total de horas

70

Língua de ensino

Português

Objectivos

Esta unidade curricular pretende fornecer os princípios básicos da biodegradação/biotransformação de poluentes perigosos e resíduos, e apresentar as tecnologias emergentes para a sua eliminação/redução, quer utilizando enzimas isoladas, quer utilizando microrganismos.


Pré-requisitos

Não tem.

Conteúdo

I - Exemplos de biotransformações realizadas à escala industrial. Vantagens da utilização de meios não aquosos (MNA). Propriedades enzimáticas em MNA. MNA mais ‘verdes’. Engenharia de meio. Imobilização e caracterização de biocatalisadores.

II – Classes de enzimas mais utilizadas em biorremediação. Relevância dos MNA. Exemplos de aplicação. Conversão enzimática de biomassa de resíduos e de CO2.

III – Descoberta de novas enzimas e modificação de existentes. Aplicações em biorremediação.

IV - Dimensão do problema de contaminação ambiental por compostos perigosos. Tipos de poluentes (orgânicos e inorgânicos) e mecanismos de transporte em locais contaminados.

V - Princípios da biodegradação de poluentes. Ecologia microbiana. Factores que influenciam a biodegradação. Mecanismos de biodegradação de poluentes (metabolismo e cinética). 

VI - Tecnologias de borremediação. Biorremediação in situ e ex situ. Biorremediação aeróbia vs. anaeróbia. Bioestimulação vs. ‘bioaugmentation’.

Bibliografia

1. Industrial Biotransformations, A. Liese, K. Seelbach, C. Wandrey (Eds), WILEY-VCH, Alemanha, 2006. 
2. Biocatalysts and Enzyme Technology, Klaus Buchholz, Volker Kasche, Uwe Theo Bornscheuer, WILEY-VCH, Alemanha, 2005. 
3. Engenharia Enzimática, J.M.S. Cabral, M.R.Aires-Barros, M. Gama (Eds), Lidel-Edições Técnicas Lda, Lisboa, 2003. 
4. Biotecnologia –Fundamentos e Aplicações, M. Mota, N. Lima (Eds), Lidel-Edições Técnicas Lda, Lisboa, 2003. 
5. Bioremediation and Natural Attenuation- Process Fundamentals and Mathematical Models, P.J. Alvarez, W.A. Illman (Eds), Wiley InterScience, 2006.

Método de ensino

Aulas teóricas.

Seminários sobre tópicos específicos dados por especialistas convidados.

Aulas téorico-práticas dedicadas à resolução de problemas.

Aulas laboratoriais.

Pesquisa orientada sobre temas sugeridos.

Elaboração de relatório sobre o trabalho experimental realizado e sua discussão.

Elaboração de apresentações em powerpoint.  

Seminários dados pelos alunos, baseados  em tópicos seleccionados, seguidos de discussão.

Projectos.

Método de avaliação

A UC é constituída por 2 módulos: Módulo de Biocatálise e Módulo de Biorremediação.

Há várias componentes de avaliação em cada um destes módulos. Para obterem frequência, os alunos têm que realizar os trabalhos de laboratório e que elaborar o relatório respectivo de acordo com as orientações fornecidas, têm que prepar e apresentar/submeter os seminários e projectos indicados, em cada caso dentro dos prazos acordados.

Peso de cada componente de avaliação no Módulo de Biocatálise:

Prática de laboratório, relatório e respectiva discussão - 32.5 %

Tópicos de Biocatálise e respectiva discussão - 32.5 %

Teste escrito - 35 %

Peso de cada componente de avaliação no Módulo de Biorremediação:

Prática de laboratório, relatório e respectiva discussão - 40 %

Seminário - 25 %

Teste escrito - 35 %

Para passarem os alunos têm que obter pelo menos 9.5 valores (numa escala de 0-20) em cada componente de avaliação.

A classificação de cada módulo, arredondada até às décimas, vale 50 % da classificação final na UC de Biocatálise e Biorremediação.

Cursos