Faculdade de Ciências e Tecnologia

Bioética

Código

10828

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Créditos

3.0

Professor responsável

Isabel Maria da Silva Pereira Amaral

Horas semanais

2

Língua de ensino

Português

Objectivos

A disciplina tem por objectivo:

1. Levar os alunos a interrogarem-se sobre a natureza e a extensão das relações entre a tecnociência, a bioética e a sociedade no mundo actual;

2. Catalisar a reflexão crítica dos alunos sobre a sua futura experiência profissional, desenvolvendo uma cidadania activa;

3. Aumentar a capacidade de decisão e adaptação dos alunos a um mundo dinâmico, em constante mudança.

Pretende-se assim, no âmbito da aquisição de conhecimentos, que os alunos sejam capazes de:

  1. Dominar conceitos fundamentais para a análise das inter-relações entre ciência, tecnologia e sociedade, numa perspectiva bioética.
  2. Compreender a posição da bioética com o tecido social e cultural, enquadrando diferentes modelos de decisão adaptados a cada contexto;

 E no contexto da aquisição de competências, que consigam:

  1. Compreender a dinâmica das relações estabelecidas entre a bioética, a tecnociência e o todo-social, em diferentes contextos geográficos e geopolíticos à escala mundial
  2. Desenvolver o sentido de responsabilidade ética na tomada de decisões
  3. Relacionar a prática profissional com a cidania informada e activa.

Pré-requisitos

n/a

Conteúdo

Programa


1. Introdução à bioética: natureza e história

  • A vida: formas, origem e sentido

2. O estado de arte em bioética global – (a bioética aplicada à biotecnologia e à medicina)

3. Os grandes paradigmas da bioética ocidental (modelo teleológico, deontológico e utilitarista)

4. Códigos de investigação científica e normas de conduta no contexto internacional – a utilização de populações-alvo na investigação biológica, clínica e terapêutica

  • Código de Nuremberg
  • Declaração de Helsinquia e seguintes
  • Relatório Belmont
  • Comissões de Bioética e Direitos Humanos no contexto internacional (UNESCO, ONU, OMS e CICOM)
  • Implementação local das directrizes internacionais – o caso português

5.O debate sobre a eutanásia e o aborto numa perspectiva interdisciplinar

6. A utilização dos animais em experiências laboratoriais – bioética animal

7. O lugar da bioética nos diferentes rostos da humanidade – “biologia da pobreza” e sustentabilidade

8. É possível utilizar a biotecnologia e tudo o que pode oferecer para progresso da humanidade?

  • Patenteamento de genes, determinismo biológico e eugenia

Debates contemporâneos – estudos de caso:

  1. Sexualidade e procriação humana (infertilidade e “barrigas de aluguer”)
  2. Manipulação e selecção genética (diagnóstico pré-natal, tecnologias de melhoramento da espécie humana, terapia genética)
  3. Investigação em embriões humanos (Fertilização in vitro, clonagem e investigação em células estaminais embrionárias)
  4. Organismos geneticamente modificados e agricultura biotecnológica
  5. Transplante de órgãos

 

Bibliografia

Bibliografia


Caplan, A.L & Arp, R. (2014), Contemporary Debates in Bioethics, Wiley Blackwell: West Sussex

Cristina Beckert (2012), Ética. Lisboa: CFUL 

Donna Dickenson (2012), All that Matters, Mc Graw Hill: London 

Donna Dickenson (2013), Me Medicine we Medicine: Reclaiming Biotechnology for the Common Good, Columbia University Press: New York

Ben Mepham, (2008), Bioethics- an introduction for the biosciences, Oxford University Press: Oxford 

Helga Kruse & Peter Singer, (2006), Bioethics, an Antology, Blackwell Publishing: Oxford

Holland, S. (2012), Arguing About Bioethics, Routledge: Oxon

Método de avaliação

A avaliação contínua consta de três elementos centrais: 

1. Apresentação e discussão de um artigo (em grupo) sobre um dos tópicos do programa;

2. apresentação de um trabalho escrito (em grupo) sobre um dos tópico do programa; 

3. e, um teste escrito final sobre os conteúdos das aulas teóricas.

A estes elementos acresce ainda a participação nas aulas, cuja influência se reflectirá apenas na obtenção da classificação do ponto 1. 

A nota final será a média ponderada dos três elementos acima indicados, a que corresponde respectivamente, 25%, 35% e 40%. 

Os alunos poderão fazer melhoria de nota em exame. 

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