
Bioética
Código
10828
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências Sociais Aplicadas
Créditos
3.0
Professor responsável
Isabel Maria da Silva Pereira Amaral
Horas semanais
2
Língua de ensino
Português
Objectivos
A disciplina tem por objectivo:
1. Levar os alunos a interrogarem-se sobre a natureza e a extensão das relações entre a tecnociência, a bioética e a sociedade no mundo actual;
2. Catalisar a reflexão crítica dos alunos sobre a sua futura experiência profissional, desenvolvendo uma cidadania activa;
3. Aumentar a capacidade de decisão e adaptação dos alunos a um mundo dinâmico, em constante mudança.
Pretende-se assim, no âmbito da aquisição de conhecimentos, que os alunos sejam capazes de:
- Dominar conceitos fundamentais para a análise das inter-relações entre ciência, tecnologia e sociedade, numa perspectiva bioética.
- Compreender a posição da bioética com o tecido social e cultural, enquadrando diferentes modelos de decisão adaptados a cada contexto;
E no contexto da aquisição de competências, que consigam:
- Compreender a dinâmica das relações estabelecidas entre a bioética, a tecnociência e o todo-social, em diferentes contextos geográficos e geopolíticos à escala mundial
- Desenvolver o sentido de responsabilidade ética na tomada de decisões
- Relacionar a prática profissional com a cidania informada e activa.
Pré-requisitos
n/a
Conteúdo
Programa
1. Introdução à bioética: natureza e história
- A vida: formas, origem e sentido
2. O estado de arte em bioética global – (a bioética aplicada à biotecnologia e à medicina)
3. Os grandes paradigmas da bioética ocidental (modelo teleológico, deontológico e utilitarista)
4. Códigos de investigação científica e normas de conduta no contexto internacional – a utilização de populações-alvo na investigação biológica, clínica e terapêutica
- Código de Nuremberg
- Declaração de Helsinquia e seguintes
- Relatório Belmont
- Comissões de Bioética e Direitos Humanos no contexto internacional (UNESCO, ONU, OMS e CICOM)
- Implementação local das directrizes internacionais – o caso português
5.O debate sobre a eutanásia e o aborto numa perspectiva interdisciplinar
6. A utilização dos animais em experiências laboratoriais – bioética animal
7. O lugar da bioética nos diferentes rostos da humanidade – “biologia da pobreza” e sustentabilidade
8. É possível utilizar a biotecnologia e tudo o que pode oferecer para progresso da humanidade?
- Patenteamento de genes, determinismo biológico e eugenia
Debates contemporâneos – estudos de caso:
- Sexualidade e procriação humana (infertilidade e “barrigas de aluguer”)
- Manipulação e selecção genética (diagnóstico pré-natal, tecnologias de melhoramento da espécie humana, terapia genética)
- Investigação em embriões humanos (Fertilização in vitro, clonagem e investigação em células estaminais embrionárias)
- Organismos geneticamente modificados e agricultura biotecnológica
- Transplante de órgãos
Bibliografia
Bibliografia
Caplan, A.L & Arp, R. (2014), Contemporary Debates in Bioethics, Wiley Blackwell: West Sussex
Cristina Beckert (2012), Ética. Lisboa: CFUL
Donna Dickenson (2012), All that Matters, Mc Graw Hill: London
Donna Dickenson (2013), Me Medicine we Medicine: Reclaiming Biotechnology for the Common Good, Columbia University Press: New York
Ben Mepham, (2008), Bioethics- an introduction for the biosciences, Oxford University Press: Oxford
Helga Kruse & Peter Singer, (2006), Bioethics, an Antology, Blackwell Publishing: Oxford
Holland, S. (2012), Arguing About Bioethics, Routledge: Oxon
Método de avaliação
A avaliação contínua consta de três elementos centrais:
1. Apresentação e discussão de um artigo (em grupo) sobre um dos tópicos do programa;
2. apresentação de um trabalho escrito (em grupo) sobre um dos tópico do programa;
3. e, um teste escrito final sobre os conteúdos das aulas teóricas.
A estes elementos acresce ainda a participação nas aulas, cuja influência se reflectirá apenas na obtenção da classificação do ponto 1.
A nota final será a média ponderada dos três elementos acima indicados, a que corresponde respectivamente, 25%, 35% e 40%.
Os alunos poderão fazer melhoria de nota em exame.