
História das Ciências
Código
10995
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências Sociais Aplicadas
Créditos
3.0
Professor responsável
Ana Maria Oliveira Carneiro
Horas semanais
3
Total de horas
32
Língua de ensino
Português
Objectivos
No final desta unidade curricular, o estudante terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitem ter uma visão geral de aspectos da história e das ciências do século XX, de modo a que saiba perspectivar a evolução da ciência numa dimensão histórica, tenha uma visão dinâmica do conhecimento científico, compreenda a estrutura interna da abordagem científica, bem como a sua relação com os contextos social e cultural.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
- Noções de historiografia. A organização da ciência
- Modos de construir o conhecimento científico no século XIX: Darwin e a teoria da evolução; sistemas tecnológicos e a física; os micróbios.
- O início do século XX: uma nova física - Raios X, radioactividade e o electrão e novas indústrias
- Novas ciências da vida - genética, melhoramento animal e vegetal, e a eugenia.
- Psicanálise e Psicologia.
- As ciências e a I Guerra Mundial: a ‘guerra dos químicos’; a intervenção dos químicos, físicos e psicólogos.
- Problemas de escala: física e instrumentação, macromoléculas, polímeros e origens da biologia molecular.
- As ciências e a II Guerra Mundial: o Projecto Manhattan; o radar; a penicilina.
- Os projectos da Guerra Fria: os cientistas e o controlo das armas nucleares; átomos pela paz; ‘big science’; transístores; a corrida espacial; a ‘revolução verde’.
- As ciências da Guerra Fria: marcadores e datação pelo radiocarbono; quarks; computadores e cibernética; DNA; radioastronomia; tectónica de placas.
- Os anos 60: movimentos sociais e as ciências; a pílula; a biomedicalização da vida quotidiana.
Bibliografia
P. J. Bowler and John V. Pickstone, eds., The Cambridge History of Science: Volume 6, Modern Life and Earth Sciences (Cambridge, 2009)
P. J. Bowler & I. R. Morus, Making Modern Science. A Historical Survey (Chicago, 2005)
M. J. Nye, ed., The Cambridge History of Science: Volume 5, The Modern Physical and Mathematical Sciences (Cambridge, 2002)
R. C. Olby et al., eds., Companion to the History of Modern Science (London/Nova Iorque, 1990)
R. Bud, The Uses of Life. A History of Biotechnology (Cambridge, 1994)
Método de ensino
Apresentação dos temas pela docente, discussão pelos alunos de textos previamente lidos em casa ou de excertos de filmes vistos na aula ou em casa relativos aos temas em estudo.
Método de avaliação
A avaliação dos estudantes será baseada em:
- assiduidade e participação
- dois mini-testes eliminatórios de matéria, cada um deles incidindo sobre dois tópicos seleccionados e acordados entre estudantes e docente.
- um pequeno ensaio sobre um filme a projectar
- uma apresentação oral de um tema seleccionado pelos alunos