
Pensamento Contemporâneo
Código
10996
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências Sociais Aplicadas
Créditos
3.0
Professor responsável
Christopher Damien Auretta
Horas semanais
3
Total de horas
42
Língua de ensino
Português
Objectivos
OS OBJECTIVOS DA DISCIPLINA DE PC
Os objectivos da disciplina podem ser, assim, sumariados nos seguintes pontos:
(i) plano das aprendizagens/aquisições de conhecimentos:
-
conceptualizar as ideias motoras da modernidade e a sua evolução até aos nossos dias na cultura contemporânea
-
discernir o papel da racionalidade científica e técnico-científica na nossa compreensão actual do mundo social e individual
-
compreender por via de análise de obras de reflexão filosófica, literárias e cinematagráficas a relação estreita entre a representação objectiva do mundo e a compreensão subjectiva da vida humana
(ii) plano da aquisição de competências:
-
efectuar uma reflexão crítica sobre aspectos problemáticos da cultura contemporânea e a sua apropriação e/ou tradução conceptual em forma de auto-compreensão e compreensão axiológica
-
contextualizar os fenómenos da contemporaneidade numa perspectiva diacrónica e dinâmica
-
elaborar uma compreensão da contemporaneidade de um modo coerente e incisivo mediante a utilização de conceitos complexos oralmente e por escrito
Pré-requisitos
Esta disciplina é de primeiro e/ou de segundo ciclo, conforme o curso.
Conteúdo
A contemporaneidade cultural e a modernidade ocidental.
O progresso técnico-científico e os desafios éticos e filosóficos que acarreta.
O avançar dos saberes e a persistência do mal
A dissolução digital das fronteiras e a globalização política, económica e cultural e o endurecimento dos fundamentalismos religioso e secular.
A mutação radical da nossa percepção do tempo e do espaço e a erosão de uma memória cultural milenar.
A luta pelo reconhecimento dos direitos e a modernidade ocidental como processo emancipatório do Sujeito.
O corpo natural e a reinvenção da definição de vida: os novos trajectos do corpo bio-tecnológico.
Consequências concretas dos conceitos de “família”, "tradição", risco", "democracia" e "globalização" desenvolvidos por Anthony Giddens.
Bibliografia
Gedeão, António. RTX-78/24
Giddens, Anthony. O Mundo na Era da Globalização
Kant, Immanuel, "Que é o Iluminismo?"
Kafka, Franz. A Metamorfose
Fontes multi-média: podcasts, documentários, filmes, etc..
Método de ensino
Análise de sites representativos da cultura contemporânea, leitura de excertos de ensaios e/ou excertos de obras literárias, visionamento e análise de (excertos de) filmes pertinentes, debates sobre temas da contemporaneidade e a elaboração de ensaios e de uma apresentação oral.
Especificamente:
1. Debates semnais: análise de sites, leitura de excertos de ensaios e/ou excertos de obras literárias antes e durante a aula, visionamento e análise de filmes pertinentes, debates sobre temas da contemporaneidade de acordo com os núcleos temáticos do Programa ao longo do semestre;
2. A elaboração de duas reflexões escritas
3. A elabração de uma apresentação oral
Método de avaliação
PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO (PC) SEMESTRE PAR, ANO LECTIVO 2014-2015;
Regente/Responsável: Christopher Damien Auretta
|
ACTIVIDADE |
DESCRIÇÃO |
PERCENTAGEM DA NOTA FINAL |
1.FAZ PARTE DA FREQUÊNCIA |
ASSIDUIDADE E PARTICIPAÇÃO
O DIÁLOGO PRESENCIAL É ESSENCIAL NESTA DISCIPLINA. (Para pessoas mais reservadas, poderemos aproveitar as horas de atendimento, no bar da Biblioteca, às 4as e às 5as – ver horário de atendimento definidos no CLIP.) |
HÁ 13 SEMANAS DE AULAS.
|
MÍNIMO: QUANTAS AULAS NO MÍNIMO?
9 AULAS/13AULAS (o total de aulas este semestre)
PERCENTAGEM DA NOTA FINAL: 40%
NO CASO DE ESTUDANTES-TRABALHADORES E DOUTRAS CONTINGÊNCIAS: NINGUÉM SERÁ “MULTADO” EM TERMOS DE NOTA. |
2.FAZ PARTE DA FREQUÊNCIA |
PROJECTO DOS ALUNOS: COM VISTA À CRIAÇÃO DO CONTEÚDO DA DISCIPLINA ESTE SEMESTRE: OS ESTUDANTES SÃO, PORTANTO, CO-AUTORES DO PROGRAMA DADO EM PC;
ESTE PROJECTO CONSTITUI UM LIVRO VIRTUAL A INTEGRAR NA NOSSA PÁGINA NO MOODLE.
|
EM GRUPOS DE 1 (MÍNINO) ATÉ 6 (MÁXIMO) DE ALUNOS, QUE DESENVOLVERÃO UM TEMA, NUM POWER-POINT, COM UMA REFLEXÃO ESCRITA QUE APRESENTE O TEMA DO POWER POINT;
COM EFEITO, ESTE PROJECTO CONSTITUI EM PARTE O PROGRAMA CURRICULAR EM PC ESTE SEMESTRE. |
PERCENTAGEM DA NOTA FINAL: 40%
(Como parte desta parte da Frequência, cada grupo deve reunir-se com o docente, pelo menos uma vez, durante as horas de atendimento no Café da Biblioteca para desenvolver ideias, discutir IGNOREes bibliográficas, portais, etc.) Os projectos poderão ser apresentados a partir do 10 Maio 2015.) |
3.NÃO FAZ PARTE DA FREQUÊNCIA |
CRÓNICAS DA TORRE DE BABEL NO SÉCULO XXI (2014-2015): PROJECTO PARALELO DA AUTORIA DO DOCENTE, COM NOVO MATERIAL (CLIPS, YOUTUBES,PORTAIS, PODCASTS, EXCERTOS DE OBRAS, ETC.) DE MODO A INTENSIFICAR A NOSSA CONVIVÊNCIA COM OS MÚLTIPLOS TEMAS DA CONTEMPORANEIDADE |
PROJECTO DO DOCENTE QUE ASSIM APRESENTARÁ MATERIAL QUE SIRVA POR SUA VEZ PARA GERAR IDEIAS RELATIVAMENTE AOS PROJECTOS DOS ALUNOS |
SEM NOTA!
Estas Crónicas são da responsabilidade do docente apenas. Representam uma série (crónica) de reflexões ou, até, posts da autoria do docente no âmbito do pensamento em torno da contemporaneidade. É de uso estritamente facultativo por parte dos estudantes. |
4. FAZ PARTE DA FREQUÊNCIA |
TRÊS WORKSHOPS |
HAVERÁ TRÊS WORKSHOPS AO LONGO DO SEMESTRE, AO RITMO DE UM WORKSHOP/MÊS: ESTES WORKSHOPS PERMITIRÃO O ALARGAMENTO DAS NOSSAS REFLEXÕES, COM CONVIDADOS.
|
ASSISTIR A QUANTOS WORKSHOPS NO MÍNIMO?
UM MÍNIMO DE 2 WORKSHOPS DO TOTAL DE 3 WORKSHOPS
A ELABORAÇÃO PELO/A ALUNO/ DE UMA BREVE REFLEXÃO (1-2 PÁGINAS) RELATIVAMENTE A CADA WORKSHOP A QUE TENHA ASSISTIDO:
PERCENTAGEM: 20%
|
5. NÃO FAZ PARTE DA FREQUÊNCIA |
DIÁLOGO FINAL, ENTRE CADA ALUNO/A E O DOCENTE |
A PROPOSTA DA NOTA FINAL A PARTIR DO TRABALHO FEITO, NO FINAL DO SEMESTRE: |
PROPOSTA DA NOTA FINAL
Em data a determinar |
6. NÃO FAZ PARTE DA FREQUÊNCIA |
CRÉDITO EXTRA |
DIÁLOGO COM O DOCENTE NAS HORAS DE ATENDIMENTO EM TORNO DO PROJECTO (CADA DIÁLOGO FICA REGISTADO COM DATA DO DIÁLOGO NO CAFÉ DA BIBLIOTECA); E-MAILS ENVIADOS E TROCADOS COM O DOCENTE EM TORNO DE TEMAS ABORDADOS NAS AULAS E/OU TEMAS AFINS; SUGESTÕES DE CLIPS, RELFEXÃO SOBRE FILMES VISTOS NO CINE CLUBE OU OUTROS FILMES, SITES, OBRAS IMPRESSAS, ETC. NO ÂMBITO DE PC; PARTICIPAÇÃO EM FÓRUNS NA NOSSA PÁGINA NO MOODLE, A ELABORAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NO TERCEIRO WORKSHOP (COM UMA REFLEXÃO ESCRITA DE 1-2 pp.); A PRESENÇA NUM TOTAL DE 9-13 AULAS DE PC (NÚMERO TOTAL DE AULAS ESTAS SEMESTRE: 13), ETC. |
PERCENTAGEM: DE 0-2 VALORES DA NOTA FINAL |
7. Há exame escrito na época de Recurso
|
|
Os estudantes poderão ir a recurso no caso de terem realizado a frequência da disciplina.
O exame de recurso terá como área de questionamento os temas abordados ao longo do semestre pelo docente e pelos alunos: ver notícias, sumários e documentação afim no CLIP e no MOODLE. |
Em data a ser determinada pela FCT:
|