Faculdade de Ciências e Tecnologia

Métodos de Exame e Análise

Código

11000

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Conservação e Restauro

Créditos

15.0

Professor responsável

Márcia Gomes Vilarigues

Horas semanais

6

Total de horas

178

Língua de ensino

Português

Objectivos

Esta unidade curricular tem como objectivo fazer uma introdução às mais relevantes técnicas instrumentais de análise utilizadas na caracterização de materiais que constituem uma obra de arte.

O aluno deverá ser capaz de equacionar questões relevantes, sem as quais nenhuma técnica analítica poderá ser usada com sucesso, sobre a utilização das técnicas, tais como :
Qual o tipo de informação que se pretende ?
Quão importante é a informação pretendida num contexto de uma questão de história de arte e/ou de conservação restauro ?
A técnica ou conjunto de técnicas propostas podem conduzir a modelos que são necessários para a subsequente interpretação dos resultados obtidos ?

Pré-requisitos

Não se aplica.

Conteúdo

No âmbito das cadeiras de Métodos de Exame e Análise são estudas as seguintes técnicas analíticas, que poderão ser classificadas do seguinte modo:

  1. Exame de superfície/aquisição de imagem: fotografia documental com luz visível incidência normal e rasante, luz U.V., filtro I.V, radiografia;
  2. Microscopias: óptica no U.V. e Vis, electrónica de varrimento, de força atómica
  3. Análise elementar: espectrometria de fluorescência de raios-X dispersiva de energias, espectrometria com feixes de iões, espectrometria de massa, espectrometria de absorção atómica, espectrometria de emissão atómica, análise por activação com neutrões
  4. Caracterização molecular: espectroscopia de absorção molecular UV/VIS/NIR, espectrometria de infra-vermelho, espectroscopia Raman, cromatografia líquida de alta resolução
  5. Caracterização estrutural: espectrometria de ressonância magnética nuclear, difracção de raios-X.
  6. Datação e estudos de proveniência: dendrocronologia, radiocarbono, análise isotópica.

No primeiro semestre e em parte do segundo são ensinados vários métodos instrumentais de análise. Após o estudo das diversas técnicas analíticas o aluno realiza um projecto em grupo, em que escolherá uma Obra ou um objecto de interesse cultural para analisar. Este pequeno projecto de investigação é orientado por um dos docentes, ou por um especialista de outra instituição na área da técnica principal a ser utilizada. 

Bibliografia

Geral

Modern Analytical Methods in Art and Archaeology
Ed. Enrico Ciliberto & Giuseppi Spotto. John Wiley & Sons, 2000.

Analytical Techniques in Materials Conservation
Barbara Stuart, John Wiley & Sons, 2007.

Principles of Instrumental Analysis
(5th edition), Douglas A. Skoog, F. James Holler, Timothy A. Nieman, Harcourt College Publishers, San Francisco, 1998


A bibliografia específica de cada técnica analítica será indicada pelo respectivo docente.

Método de ensino

O ensino desta cadeira será dado através de 39 aulas teóricas sobre as técnicas descritas no programa e 45 horas de aulas práticas sobre algumas técnicas seleccionadas.

O aluno deverá ter tempo para 60 horas de estudo e 48 horas para a preparação dos relatórios resultantes do trabalho das aulas práticas.

Serão reservadas 4 horas para avaliação.

Método de avaliação

 

NF=0,50xNT+0,50xNP.

A nota final (NF) contém 50% da parte teórica (50% minitestes 1º semestre + 50% minitestes 2º semestre ou exame) e  50% da parte prática (NP).

A avaliação dos trabalhos práticos (NP) faz-se a partir dos respectivos relatórios no 1º semestre e apresentação de miniprojecto no 2º semestre.

Nota mínima teórica para cada um dos semestres: 9 Valores

Cursos