
Ecologia Marinha e de Águas Interiores
Código
11027
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente
Créditos
6.0
Professor responsável
António Manuel Fernandes Rodrigues, Maria Paula Oliveira Sobral
Horas semanais
5
Língua de ensino
Português
Objectivos
É objectivo desta disciplina fornecer os elementos necessários à compreensão da estrutura e funcionamento dos ecossitemas aquáticos, marinhos e de águas doces, dando ênfase à diversidade dos habitats, dos organimos que neles vivem e ao mdod como se adaptaram às propriedades físicas e químicas da água
Será incentivada a pesquisa autónoma e a capacidade de síntese
Conteúdo
1. Ecossistemas aquáticos. Visão global da importância e serviços
2. O ambiente aquático. Características físicas e químicas da água. Hidrodinâmica e salinidade. Radiação solar e temperatura. Nutrientes.
3. Comunidades pelágicas. Adaptações à vida pelágica. Fitoplâncton, zooplâncton e nécton
4. Comunidades bênticas. Comunidades marinhas e processos sedimentares. Perifíton e macrófitas. Macroinvertebrados.
5. Ecossistemas aquáticos. Rios, lagos e reservatórios. Estuários, zonas costeiras de substrato rochoso e móvel, recifes de coral e oceano aberto. Zonas húmidas, rios e charcos temporários, IGNOREes hidrotermais, lagos salgados, sistemas artificiais
6. Paleoecologia
7. Impactes sobre os ecossistemas aquáticos e sustentabilidade. Situação actual e tendências.
Bibliografia
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Wetzel, R.G. e Likens, G.E., 2010. Limnological Analysis, 3th ed. Springer-Verlag, New York. FCT: QH96.WET
Método de ensino
Nas aulas teóricas explicam-se os conceitos relativos aos diferentes tópicos do programa. Uma parte final da aula é destinada a interacção com os alunos, perguntas de revisão e esclarecimento de dúvidas.
Nas aulas praticas reforçam-se os conceitos teóricos e consoante os tópicos do programa executam-se trabalhos laboratoriais.
Os alunos são incentivados a fazer a sua pesquisa pessoal sobre os diferentes tópicos da matéria. São colocados à sua disposição dos alunos pelos professores diversos recursos bibliográficos e electrónicos para estudo da matéria.
Método de avaliação
Componentes e elementos da avaliação:
Teórica (50 %): dois testes (cada teste 25%) - média final ≥ 9,5 valores (arredondada à décima)
Prática (50 %) – um relatório e discussão dos trabalhos realizados (25%), uma apresentação oral sobre um tema específico com projecção e discussão na aula (25%), media final ≥ 9,5 valores (arredondada à décima)
Nota final - a nota final é calculada pelas média das duas componentes de avaliação (teorica e prática) e arredondada à unidade
Frequência - Têm frequência os alunos que tenham frequentado 2/3 das aulas práticas e obtido uma classificação ≥ 9,5 valores na componente prática (média dos dois elementos de avaliação). Alunos sem frequência não são admitidos ao 2º teste, nem poderão realizar exame de recurso da componente teórica.