Faculdade de Ciências e Tecnologia

Projeto de Dissertação

Código

11036

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências dos Materiais

Créditos

6.0

Professor responsável

João Pedro Botelho Veiga, Rodrigo Ferrão de Paiva Martins

Horas semanais

5

Língua de ensino

Português

Objectivos

Preparar o aluno para o seu trabalho de dissertação de mestrado proporcionando:

- uma visão generalizada das bases científicas e/ou tecnológicas necessaries para o tema de dissertação

escolhido pelo aluno sob indicação do(s) supervisor(es) directo(s) do aluno,

- informação prática mais aprofundada sobre técnicas laboratoriais consideradas relevantes para a

realização de trabalho de investigação em Ciência e Engenharia de Materiais.

Conteúdo

 

Revisão bibliográfica. Introdução ao trabalho experimental de dissertação (sob supervisão do orientador).

Espectroscopia de impedância. Métodos de medida. Métodos de Análise. Diagramas de Nyquist e de Cole-Cole. Aplicações na relaxação de polímeros, em diodos semicondutores e em piezoeléctricos.

Espectrometria de fluorescência X: FRX-DCO e FRX-DE. Limiar de detecção e sensibilidade. Sistemas de detecção. Análise química. Trabalho experimental com o aparelho de FRX AXIOS 4.0. Aplicação dos programas de análise SuperQ e IQ+.

Difracção de raios X. Apresentação dos equipamentos de DRX. Realização de ensaios sobre amostras fornecidas pelos alunos. Análise e interpretação dos ensaios de DRX. Determinação de dimensão de cristalitos. Análise de tensões e texturas.

Microscopia de força atómica AFM: tipos de equipamento, modos de funcionamento. Análise de amostras fornecidas pelos alunos.

Bibliografia

Bibliografia adequada a cada um dos temas de dissertação mais a bibliografia relativa a cada um dos módulos de técnicas experimentais:

Scanning probe microscopies beyond imaging. P. Samorì. Journal of Materials Chemistry (2004), 14, pp. 1353 - 1366.

Springer Handbook of NanoTechnology, 2ª Edição, Springer, 2007.

Correlative AFM and TEM of Soft Material, G.I.T. Imaging & Microscopy, Matsko N, Grogger W, Stadlober B. (1/2008), pp. 33-35.

Diffraction Analysis of the Micostructure of Materials. Editors: E.J. Mittemeijer, P. Scardi. Springer Verlag, Berlim, 2004.

Broadband Dielectric Spectroscopy, Friedrich Kremer, Andreas Schönhals, Springer.

X-ray characterization of materials / Eric Lifshin (ed.). WILEY-VCH Verlag GmbH, 1999.

Método de ensino

 

Aulas práticas compreendendo a realização de trabalhos laboratoriais (FRX, DRX, AFM, Impedância espectroscópica) orientados para os temas de dissertação dos alunos.

Pesquisa bibliográfica orientada pelo supervisor de cada dissertação.

Iniciação ao trabalho de investigação relative ao tema de dissertação (sob orientação do supervisor de cada dissertação).

Os alunos apresentam no final

-um relatório sobre cada uma das técnicas laboratoriais abordadas,

-um documento onde sintetizam a revisão bibliográfica efectuada, a iniciação ao trabalho de investigação escolhido para tema de dissertação e terminam apresentando um plano de trabalho de dissertação de mestrado (a realizar durante o 2º semestre); a apresentação deste documento escrito é complementada por uma apresentação oral pública, seguida de discussão.

Método de avaliação


O cálculo da clasificação da Unidade Curricular será:


a) Cada relatório das técnicas de caracterização contará com 15% da nota final (os dois relatórios equivalem conjuntamente a 30%).

b) O resultado da discussão sobre as técnicas com os docentes contará com 10 % da nota final.

c) a apresentação oral contará com 30% da nota final.

d) o documento escrito de suporte contará com 30% da nota final.

 

Critérios de Avaliação


Critérios de avaliação para as apresentações de Projecto de Dissertação:

- as apresentações irão ter lugar em dia a anunciar;

- cada apresentação será acompanhada de uma monografia
- a cada apresentação estará destinado um tempo total máximo de 20 minutos (apresentação pelo aluno com a duração de 10 minutos, seguida de discussão com um máximo de 10 minutos);
- a apresentação estará limitada ao trabalho de projecto / estágio desenvolvido (revisão bibliográfica, preparação do plano de tese, eventual realização de ensaios preliminares);

- para esta apresentação oral, deverá cada orientador interno procurar assegurar a disponibilidade do orientador externo (caso exista) para estar presente; na impossibilidade de este estar presente, deverá o orientador interno providenciar no sentido de obter junto do orientador externo toda a informação relevante a ser discutida durante a apresentação oral do aluno;

Relatórios dos módulos de técnicas laboratoriais:

Os alunos não podem faltar a nenhum módulo das técnicas de caracterização, caso contrário não obtêm frequência. Os alunos vão escolher 2 desses módulos que mais se adequem ao seu trabalho em desenvolvimento para fazer um relatório para cada.

A avaliação dos relatórios dos módulos das técnicas de caracterização será baseada na análise do documento escrito produzido e numa breve reunião com os docentes para avaliar a compreensão dos conhecimentos adquiridos;


 

Cursos