Faculdade de Ciências e Tecnologia

Aprendizagem Automática

Código

11157

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Informática

Créditos

6.0

Professor responsável

Pedro Manuel Corrêa Calvente Barahona, Susana Maria dos Santos Nascimento Martins de Almeida

Horas semanais

4

Total de horas

58

Língua de ensino

Português

Objectivos

Saber

  • Compreender os paradigmas e desafios da área de Aprendizagem Automática. Aprendizagem Supervisionada, Aprendizagem Não-Supervisionda e Aprendizagem por Reforço.
  • Aprender métodos fundamentais e suas aplicações na descoberta de conhecimento orientada aos dados. Dados, selecção de modelos, complexidade de modelos, etc.
  • Compreender vantagens e limitações dos métodos de Aprendizagem Automática estudados.

Fazer

  • Implementar e adaptar algoritmos de Aprendizagem Automática.
  • Modelar experimentalmente dados reais
  • Interpretar e avaliar resultados experimentais.
  • Validar e comparar algoritmos de Aprendizagem Automática.

Competências Complementares

  • Capacidade de avaliar a adequação dos métodos a dados e aplicações práticas.
  • Capacidade de avaliar criticamente os resultados obtidos.
  • Autonomia para aplicar e aprofundar os conhecimentos na área de Aprendizagem Automática.

Conteúdo

1. Introdução

1.1 Aprendizagem Supervisionada, Aprendizagem Não-Supervisionada e Aprendizagem por Reforço.

1.2 Classificação, regressão e agrupamento.

1.3. Aprendizagem Automática no contexto de Data Mining: aplicações.

2. Dados

2.1 Tipos de dados.

2.2 Medidas de proximidade e medidas de dispersão de dados.

2.3 Tópicos de pré-processamento e visualização de dados

2.4 Redução de dimensionalidade

 3. Aprendizagem Supervisionada

3.1 Regressão

3.2 Árvores de Decisão

3.3 Redes Neuronais

3.4 Máquinas de Suporte Vectorial

3.5 Modelos gráficos

3.6 Classificador dos K-Vizinhos mais Próximos

3.7 Avaliação e comparação de métodos de classificação

3.8 Ensembles

 4. Aprendizagem Não-Supervisionada

4.1 Métodos de Agrupamento por Partição

4.2 Métodos de Agrupamento Hierárquico

4.3 Mapas Auto-Organizados

4.4 Métodos de Agrupamento Probabilístico

4.5 Métodos de Agrupamento Difuso

4.6 Avaliação de métodos e de resultados de agrupamento

Bibliografia

  • T. Mitchell. Machine Learning, McGraw-Hill, 1997.

  • C. M. Bishop. Pattern Recognition and Machine Learning, Springer, 2006.

  • E. Alpaydin. Introduction to Machine Learning, Second Edition, MIT Press, 2010.

  • T. Hastie, R. Tibshirani, J. Friedman. Elements of Statistical Learning, Second Edition, Springer, 2009.

Método de avaliação

A unidade curricular (UC) segue a forma de avaliação contínua a qual consiste numa componente teórica-prática (T) e uma componente laboratorial ou de projecto (P), tendo cada componente um peso de 50% na nota final.

Ambas as componentes são avaliadas numa escala de 0 a 20 arredondadas às décimas

Para obter aprovação à disciplina um estudante necessita de:

(i)  nota mínima de 9.5 valores na componente de avaliação teórica-prática; e

(ii)  nota mínima de 9.5 valores na componente de avaliação de projecto.

A nota final da UC é definida pela média ponderada das duas componentes de avaliação, ou seja, (0.5×T + 0.5×P) numa escala de 0 a 20 valores arredondada às unidades.

Componente teórica-prática

Esta componente consiste na realização de dois testes. Os dois testes contarão em partes iguais para a nota da componente teórica-prática.

Em alternativa, esta componente pode ser realizada por exame de recurso.

Componente Laboratorial ou de Projecto

Esta componente consiste na realização de 2 mini-projectos realizados em grupo. Aos mini-projectos de cada grupo será atribuída uma nota única. Os dois mini-projectos contarão em partes iguais para a nota de projecto. A nota da componente de projecto é indivídual.

Cada mini-projecto terá um conjunto de aulas práticas dedicadas à sua realização, tendo uma data até à qual pode ser entregue conjuntamente com o respectivo relatório.

As notas dos vários elementos de avaliação são arredondadas às décimas, excepto a nota final que é arredondada às unidades.

Será atribuída frequência aos alunos da disciplina de AA do ano lectivo de 2013/2014, com a mesma nota da componente de projecto obtida no correspondente ano lectivo.

 

 

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