
Biologia Molecular B
Código
1116
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências da Vida
Créditos
6.0
Professor responsável
Ana Madalena Peres de Drumond Ludovice Mendes Gomes, Rosario Mato Labajos
Horas semanais
4
Total de horas
69
Língua de ensino
Português
Objectivos
O objectivo da disciplina é a integração de conhecimentos básicos de Biologia Molecular como a síntese, estrutura e função dos ácidos nucleicos e regulação da expressão de genes. Estimular a percepção das diferentes aplicações da Biologia Molecular e da sua interdisciplinariedade com as outras ciências. Familiarizar os alunos em conceitos básicos e fundamentos de métodos de manipulação e análise de ácidos nucleicos bem como utilizar bases de dados públicas de sequências de ácidos nucleicos e proteínas.
Pré-requisitos
Frequência de aulas práticas é obrigatória com resolução de problemas (aprovação).
Conteúdo
Componente teórica: Tópico 1. DNA-Cromossomas-Genoma: Conceitos sobre estrutura e função do DNA; cromossomas e genomas. Tópico 2. Replicação do DNA, Reparação: Quimica da sintese do DNA. Enzimas da replicação (polimerases do DNA, transcritases, transcritases reversas). Mecanismos da replicação de genomas de DNA circulares e lineares. Tópico 3. do DNA à proteina: Fundamentos gerais dos mecanismos de transcrição e tradução.Tópico 4. Conceito de mutação espontânea vs induzida e breve introdução e exemplos de sistemas de reparação de mutações. Tópico 5: Regulação da expressão dos genes em procariontes (modelo E. coli) ao nivel da transcrição : operão da lactose e operão do triptofano. O papel de pequenos RNAs não codificantes na expressão genética de organismos eucariontes e em bactérias.
Aulas laboratoriais: Revisão de procedimentos para propagação de células bacterianas em meios de cultura liquidos. Preparação de diluições seriadas para contagem de colónias e determinação da concentração celular por unidade de volume (unidades formadoras de colónias/ml). Isolamento, purificação e quantificação de ácidos nucleicos: DNA plasmídico (método de lise alcalina) e DNA de células da mucosa oral (adaptado de ‘DNA Extraction Module Genes in a Bottle” lab kit. Bio-Rad Lab.). Espectrofotometria nos UV. Hidrólise enzimática do DNA plasmídico. Electroforese em gel de agarose para visualização de formas isoméricas e integridade do DNA. Elaboração de mapas físicos. PCR e aplicação na detecção de polimorfismos humanos: amplificação do gene Tas2R38 (associado ao fenótipo de sensibilidade ao sabor amargo) em amostras de DNA de células da mucosa oral; restrição do DNA amplificado (PCR-RFLP) e análise de polimorfismos T/NT (taster/non-taster) do gene Tas2R38.
Bibliografia
- Alberts B., Johnson A., Lewis J., Raff M., Roberts K., Walter P. (2008). Molecular Biology of the Cell (5th ed.). Garland Science.
-Artigos de investigação.
Método de ensino
Ensino teórico e laboratorial com sessões teórico-práticas para resolução de problemas, resolução de questionários.
Método de avaliação
A componente teórica e prática é avaliada mediante 2 testes escritos (70% da classificação final) realizados individualmente, 2 apresentações orais (20% da classificação final), 2 fichas teóricas (5% da classificação final) realizados por grupos de alunos de forma independente e online (moodle).avaliação contínua no laboratório (5% da classificação final).