
Research Rotation I
Código
11254
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Química
Créditos
6.0
Professor responsável
Maria Alice Santos Pereira, Paulo Manuel Assis Loureiro Limão Vieira
Horas semanais
3
Total de horas
120
Língua de ensino
Português
Objectivos
A unidade curricular tem como objectivo dotar os estudantes de doutoramento de um vasto conhecimento nas técnicas experimentais utilizadas em diferentes áreas ou temáticas de investigação, em contacto directo com investigadores e outros membros da equipa dos laboratórios afiliados ao programa doutoral.
Espera-se que este contacto com diferentes laboratórios, contribua para uma escolha assertiva da área de investigação ou do laboratório onde pretendem realizar a sua dissertação de doutoramento.
Conteúdo
Nesta unidade curricular, os estudantes de doutoramento farão três estadias curtas (45 h por rotação laboratorial), em três laboratórios de investigação afiliados ao programa doutoral. Estas rotações permitir-lhes-á contactar directamente com variadas problemáticas de investigação e com os estudantes e investigadores que as estudam. Durante as estadias, terão oportunidade de trocar impressões e discutir conceitos teóricos e práticos, assistir a reuniões grupo e seminários, ler artigos de investigação sobre a área específica, pensar em novas ideias ou novas abordagens experimentais, verificar o funcionamento de vários equipamentos, e executar trabalho experimental.
Bibliografia
Artigos científicos relacionados com as áreas de investigação dos laboratórios seleccionados.
"At the Bench: A Laboratory Navigator" by Kathy Barker. Cold Spring Harbor Laboratory Press, Cold Spring Harbor, New York, 2004.
Método de ensino
No início do semestre serão distribuídos pelos estudantes as listas dos laboratórios afiliados ao programa doutoral disponíveis para a sua estadia. Os alunos escolhem os laboratórios e após aprovação das suas opções irão efectuar a estadia nos diferentes laboratórios. Esta será acompanhada através de um regime tutorial pelo Investigador Principal e investigadores do laboratório de acolhimento.
Método de avaliação
A avaliação será contínua e através de um relatório submetido no final do semestre e uma apresentação oral do mesmo para aperfeiçoamento das capacidades de comunicação científica dos doutorandos.
Um formulário de avaliação de cada rotação será disponibilizado a cada supervisor que incluirá a avaliação em termos de: atitude do estudante no laboratório (em particular o seu entusiasmo), a ética no trabalho, a capacidade de trabalho em equipa, a autonomia e independência, a execução experimental e o progresso na aprendizagem do estudante, bem como as suas capacidades de comunicação.