Faculdade de Ciências e Tecnologia

Educação, Sociedade e Desenvolvimento

Código

11385

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Créditos

9.0

Professor responsável

Mariana Teresa Gaio Alves

Horas semanais

2

Língua de ensino

Português

Objectivos

. Conhecer, numa perspectiva sócio-histórica, as principais mudanças escolares e  educativas;

. Compreender as interdependências entre educação, sociedade e desenvolvimento;

. Conhecer as entidades envolvidas na organização dos sistemas educativos;

. Compreender os níveis de decisão política  em educação (supra- nacional, nacional, institucional/organizacional, local).

. Ser capaz de contribuir para alguns debates escolares e educativos atuais, fundamentando opiniões e posicionamentos. 

Pré-requisitos

Não se aplica.

Conteúdo

1 – As transformações sociais e a educação:

1.1 A forma escolar de educação: perspectiva sócio-histórica

1.2 As formas não escolares de educação e a aprendizagem ao longo da vida

1.3 Sociedades pré-moderna, moderna e contemporânea: mudanças e desafios em educação e desenvolvimento

2 - Temas e debates da educação contemporânea:

2.1 Igualdade de oportunidades e equidade  em educação

2.2 Literacia e educação ao longo da vida 

2.3 Indisciplina e violência na escola

2.4 Educação e desenvolvimento económico, social e humano

3 – A regulação das políticas educativas e o desenvolvimento:

3.1 Os níveis de decisão supranacional, nacional, organizacional, local

3.2 Perspectiva comparativa de sistemas educativos na Europa

3.3 Tendências evolutivas na organização dos sistemas educativos

Bibliografia

Ana Nunes de ALMEIDA e Maria Manuel VIEIRA, A Escola em Portugal: Novos Olhares, Outros Cenários, Imprensa de Ciências Sociais, Lisboa, 2006.

Michael APPLE, Stephen BALL, Luis GANDIN (eds.) (2010). The Routledge International Handbook of the Sociology of Education, London and New York: Routledge.

João BARROSO (org.), 2006, A Regulação das Políticas Públicas de Educação: espaços, dinâmicas e actores, Lisboa, edições Educa.

Rui CANÁRIO, 2006, O que é a Escola? Um olhar sociológico, Porto, Porto editora.

Edgar FAURE. (1974). Aprender a Ser. Lisboa: Bertrand.

Maureen T. HALLINAN (ed.) (2000). Handbook of Sociology of Education. London: Springer.

 Licínio LIMA (2007). Educação ao Longo da Vida: entre a mão direita e a mão esquerda de Miró. São Paulo: edições Cortez.

Método de ensino

Recorre-se a metodologias de ensino diversificadas que deverão combinar a exposição oral de problemáticas relevantes no domínio em estudo, o diálogo e argumentação em torno de temáticas científicas e a pesquisa e análise de informação pertinente para o aprofundamento de questões e problemáticas educativas.

Para tal, os estudantes são desde cedo convidados a participar ativamente nas sessões presenciais através da preparação prévia das temáticas a abordar, de momentos de debate e reflexão coletivos e da exposição individual (oral e escrita) de problemáticas de investigação.

Método de avaliação

A avaliação da Unidade Curricular será contínua e terá em consideração os seguintes elementos: assiduidade e participação nas aulas; desempenho na realização das tarefas propostas durante o semestre; apresentação de trabalhos nas aulas; qualidade do trabalho final realizado em grupo.

Cursos