Faculdade de Ciências e Tecnologia

História e Filosofia da Ciência e da Tecnologia I

Código

11397

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Créditos

9.0

Professor responsável

Ana Maria Oliveira Carneiro

Horas semanais

8

Língua de ensino

Português

Objectivos

Conhecimentos decorrentes de uma leitura histórica e filosófica da ciência e da tecnologia, os alunos adquirirão conhecimentos, relativos a:

  • Indivíduos
  • Conceitos e Teorias
  • Instrumentos e Técnicas
  • Instituições (formais e informais)
  • Publicações

Compreensão, ficarão habilitados a:

  • compreender a existência e o modo de agir e pensar em diferentes contextos do passado e do presente.
  • avaliar a complexidade e diversidade de situações, acontecimentos e mentalidades.
  • compreender os problemas inerentes ao próprio registo histórico
  • Desenvolver uma atitude crítica e anti-reducionista, promotora de maturidade intelectual.

Competências, os estudantes desenvolverão as capacidades de:

  • ler, interpretar, utilizar e criticar textos e outras IGNOREes
  • Definir tarefas e resolver problemas, o que implica capacidades de seleccionar e sintetizar informação.
  • Fundamentar e construir argumentos de forma estruturada, coerente e concisa

Conteúdo

  1. Noções de historiografia da ciência e da tecnologia

  2. Noções fundamentais de filosofia da ciência e da tecnologia

  3. Ciência e tecnologia como métrica do progresso

  4.  Do Iluminismo à contemporaneidade

  5. Novos paradigmas da investigação no pós-II guerra Mundial

Bibliografia

H. Collins, T. Pinch, T. (eds.), The Golem at Large: what you should know about technology, Cambridge, Cambridge University Press, 1998

 P. J.  Bowler, I. R. Morus, Making Modern Science. A Historical Survey, Chicago: Chicago University Press, 2005

S. Psillos,  M. Curd (eds.) The Routledge Companion to Philosophy of Science, Londres/Nova Iorque: Routledge, 2008

T. G. Cook., History of Education in Europe, Nova Iorque: Beekman Pub,1974

http://www.inventingeurope.eu/tours/

Método de ensino

Apresentação e exposição dos temas pelo docente, leitura e discussão de textos seleccionados e de material audiovisual relativos aos tópicos do programa.

Método de avaliação

Elementos de avaliação

1- assiduidade e participação nas sessões

2- um ensaio escrito sobre um filme a projectar

3- dois mini-testes eliminatorios de matéria, incidindo cada um deles sobre dois tópicos diferentes escolhidos pelos estudantes

4- uma apresentação oral de um tema,  pelos estudantes

Cursos