
Complementos de Geologia para o Ensino II
Código
11404
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências da Terra
Créditos
9.0
Professor responsável
Paulo Alexandre Rodrigues Roque Legoinha
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
O aluno deve:
a) conhecer as principais etapas de desenvolvimento dos organismos, ao longo da história da Terra, através dos estudos paleontológicos;
b) conhecer as metodologias da Paleontologia;
c) assimilar o conceito de tempo geológico e conhecer as formas de o medir: datações relativas, isotópicas e radiométricas;
d) saber distinguir as diferentes unidades básicas da Estratigrafia, os princípios fundamentais e excepções;
e) conhecer os processos de geodinâmica externa conducente à formação das rochas sedimentares;
f) saber identificar e classificar rochas sedimentares em amostra de mão;
g) conhecer recursos geológicos não metálicos de Portugal (resultantes do ambiente sedimentar).
Conteúdo
Geistória e evolução da Vida no planeta Terra.
O papel da Paleontologia e suas metodologias; conceito de fóssil e de espécie em Paleontologia. Processos de fossilização. Macro e microfósseis, fósseis de fácies e fósseis de idade. carcterização dos grandes grupos de fósseis.
A linha do tempo geológico; idades isotópicas e relativas. Princípios fundamentais da Estratigrafia e suas excepções. Unidades estratigráficas formais e informais. Eustatismo. Reconstituições paleogeográficas e climáticas.
Ambientes de sedimentação e rochas resultantes. Análise, descrição e classificação de rochas sedimentares em amostra de mão e em lâmina delgada (uso do microscópio petrográfico). Fase da diagénese e seu papel na modificação das propiedades físicas e químicas das rochas sedimentares.
O papel dos agentes erosivos nas fases de formação das rochas sedimentares e na modelação das formas do terreno. Conceito de bacia sedimentar e exploração de recursos geológicos com potencial económico; exemplos em Portugal.