
Computação Multimédia
Código
1205
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Informática
Créditos
6.0
Professor responsável
Nuno Manuel Robalo Correia
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
Saber
- As características principais dos diferentes tipos de informação.
- Os mecanismos de estruturação mais relevantes.
- Os paradigmas de autoria existentes.
- As características das bibliotecas de suporte para construção de aplicações multimédia.
- Algoritmos de processamento de sinal.
Fazer
- Escolher o formato mais apropriado para um determinado tipo de informação.
- Definir a estrutura subjacente a uma aplicação multimédia.
- Programar bibliotecas para análise, processamento e visualização.
- Programar algoritmos de processamento.
- Programar aplicações multimédia.
Soft-Skills
- Saber pesquisar e identificar a informação relevante numa área emergente.
- Entender o carácter multidisciplinar da disciplina e a relação com outras áreas.
- Capacidade para gerir e desenvolver parcialmente um projecto multimédia
- Capacidade para comparar os trabalhos práticos com aproximações existentes
Conteúdo
Informação estática e informação dinâmica
Texto, imagens, áudio, vídeo
Formatos e normas de representação, compressão e transmissão
Modelos de estruturação: Hipertexto, hipermédia, hipervídeo
Conceitos: Estrutura e navegação
Modelos e arquitecturas de sistemas hipermédia
Tempo e Hipermédia
Ferramentas de autoria
Arquitecturas de software e modelos de objectos para multimédia
Análise, processamento e visualização de informação
Pesquisa, recuperação e reutilização
Perspectivas futuras em computação multimédia
Bibliografia
Acetatos das aulas teóricas disponíveis no Clip.
openFrameworks e OpenCV.
Multimédia e Tecnologias Interactivas, Nuno Ribeiro, FCA, 2004 (2ª Edição, 2006).
Tecnologias de Compressão Multimédia, Nuno Ribeiro e José Torres, FCA, 2009.
Fundamentals of Multimedia, Ze-Niam Li, Mark S. Drew, Pearson, Prentice Hall, 2004.
Programming Interactivity, Joshua Noble, O''''Reilly Media, 2009.
Método de avaliação
Dois testes sem consulta (50%) + Componente prática com dois momentos [1. Especificação + Estado da Arte 2. Código + Relatório Final] (50%). Nota mínima: 9.5 a cada uma das componentes.