Faculdade de Ciências e Tecnologia

Propagação e Radiação

Código

2184

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Engenharia Electrotécnica

Créditos

6.0

Professor responsável

Isabel Maria da Silva Pinto Gaspar Ventim Neves, Paulo da Costa Luís da Fonseca Pinto

Horas semanais

8

Língua de ensino

Português

Objectivos

A disciplina oferece os princípios fundamentais da área científica conhecida por “Electromagnetics”.

 

Objetivos:

 Fornecer

  • Conceitos matemáticos relevantes
  • Conceitos físicos
  • Resolução de problemas de aplicação

Gestão do tempo e qualidade de estudo

Pré-requisitos

O aluno necessita de conhecimentos em:

- Cálculo vectorial

- Variável complexa

- Cálculo ntegral

Conteúdo

Noção de onda, conceito de fase e velocidade de fase. Equações de Maxwell nas formas diferencial e integral, seu significado e condições fronteira. Onda plana monocromática em meios indefinidos e semi-indefinidos: leis da reflexão e transmissão, reflexão total e transferência de potência. Condição geral de propagação guiada, noção de modo de propagação e de frequência de corte. Guias de onda de secção rectangular, linhas de transmissão e fibras ópticas (regime multimodal). Potenciais vector e escalar e cálculo de campos na zona distante. Dualidade. Campo radiado por estruturas elementares: elemento de corrente e abertura elementar. Antenas à emissão e à recepção: conceitos fundamentais. Antenas lineares de onda estacionária: diagramas de radiação, impedâncias própria e mútua. Agregados de antenas e agregado antena-imagem: factor direccional, diagramas de radiação e cálculo do ganho. Antenas de abertura: cornetas electromagnéticas.

Bibliografia

Isabel Ventim Neves, “Propagação e Radiação”, FCT, Secção de Folhas.

M. de Abreu Faro, "Propagação Guiada, Técnica AEIST, 1984

M. de Abreu Faro, "Radiação, Técnica AEIST, 1980

R.E. Collin, "Antennas and Radiowave Propagation", MacGraw-Hill, 1999

Método de ensino

Nas aulas teóricas são apresentados com rigor quer o desenvolvimento matemático quer os conceitos físicos relevantes. Nas aulas práticas são resolvidos problemas de aplicação que cobrem toda a matéria. Nas aulas de laboratório os alunos realizam trabalhos simples de aplicação de conceitos fundamentais, e devem apresentar a interpretação dos resultados e responder a perguntas teóricas relacionadas.

Método de avaliação

A aprovação é obtida pela nota de uma componente prática (20%) e de uma componente teórica (80%).

Na componente prática o aluno deve frequentar as sessões de Labratório e apresentar os respectivos Relatórios.

A nota da componente teórica pode ser obtida por 2 testes realizados durante o período de aulas, e/ou exame final.

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