
Propagação e Radiação
Código
2184
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Engenharia Electrotécnica
Créditos
6.0
Professor responsável
Isabel Maria da Silva Pinto Gaspar Ventim Neves, Paulo da Costa Luís da Fonseca Pinto
Horas semanais
8
Língua de ensino
Português
Objectivos
A disciplina oferece os princípios fundamentais da área científica conhecida por “Electromagnetics”.
Objetivos:
Fornecer
- Conceitos matemáticos relevantes
- Conceitos físicos
- Resolução de problemas de aplicação
Gestão do tempo e qualidade de estudo
Pré-requisitos
O aluno necessita de conhecimentos em:
- Cálculo vectorial
- Variável complexa
- Cálculo ntegral
Conteúdo
Noção de onda, conceito de fase e velocidade de fase. Equações de Maxwell nas formas diferencial e integral, seu significado e condições fronteira. Onda plana monocromática em meios indefinidos e semi-indefinidos: leis da reflexão e transmissão, reflexão total e transferência de potência. Condição geral de propagação guiada, noção de modo de propagação e de frequência de corte. Guias de onda de secção rectangular, linhas de transmissão e fibras ópticas (regime multimodal). Potenciais vector e escalar e cálculo de campos na zona distante. Dualidade. Campo radiado por estruturas elementares: elemento de corrente e abertura elementar. Antenas à emissão e à recepção: conceitos fundamentais. Antenas lineares de onda estacionária: diagramas de radiação, impedâncias própria e mútua. Agregados de antenas e agregado antena-imagem: factor direccional, diagramas de radiação e cálculo do ganho. Antenas de abertura: cornetas electromagnéticas.
Bibliografia
Isabel Ventim Neves, “Propagação e Radiação”, FCT, Secção de Folhas.
M. de Abreu Faro, "Propagação Guiada, Técnica AEIST, 1984
M. de Abreu Faro, "Radiação, Técnica AEIST, 1980
R.E. Collin, "Antennas and Radiowave Propagation", MacGraw-Hill, 1999
Método de ensino
Nas aulas teóricas são apresentados com rigor quer o desenvolvimento matemático quer os conceitos físicos relevantes. Nas aulas práticas são resolvidos problemas de aplicação que cobrem toda a matéria. Nas aulas de laboratório os alunos realizam trabalhos simples de aplicação de conceitos fundamentais, e devem apresentar a interpretação dos resultados e responder a perguntas teóricas relacionadas.
Método de avaliação
A aprovação é obtida pela nota de uma componente prática (20%) e de uma componente teórica (80%).
Na componente prática o aluno deve frequentar as sessões de Labratório e apresentar os respectivos Relatórios.
A nota da componente teórica pode ser obtida por 2 testes realizados durante o período de aulas, e/ou exame final.