Faculdade de Ciências e Tecnologia

Simulação

Código

2309

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial

Créditos

6.0

Professor responsável

Ana Paula Ferreira Barroso, Virgílio António Cruz Machado

Horas semanais

4

Total de horas

56

Língua de ensino

Português

Objectivos

A unidade curricular tem como objetivo dotar os estudantes de conhecimentos relativos a metodologias, modelos e técnicas de simulação discreta. É usado o software de simulação Arena como veículo para ajudar os estudantes no âmbito da modelação de sistemas. Esta unidade curricular tem, consequentemente, uma forte componente prática de formulação, modelação e resolução de problemas em laboratório. A adequada modelação de um sistema permite, em ambiente virtual, fazer a simulação do seu funcionamento e avaliar o respetivo desempenho considerando diferentes cenários e políticas de gestão.

Pretende-se que no final da lecionação da unidade curricular os estudantes tenham adquirido competências que lhes permitam compreender como é que a modelação de sistemas e sua simulação contribui para a criação de valor e de que modo é que afeta a eficácia e a eficiência das organizações. Adicionalmente pretende-se que desenvolvam aptidões que lhes permitam selecionar as metodologias e técnicas mais adequadas à especificidade do sistema tanto no que concerne à modelação como à análise dos resultados obtidos da simulação. Pretende-se, igualmente, que os estudantes sejam capazes de desenvolver sentido crítico relativamente ao desempenho do sistema a partir da análise dos resultados da simulação do modelo desenvolvido.

 

Conteúdo

Introdução à simulação e conceitos fundamentais
Componentes de um modelo de simulação
Filosofia de desenvolvimento de modelos de simulação
Fases de desenvolvimento de um estudo de simulação
Aleatoriedade do output de simulação de um sistema
Replicação do output de simulação de um sistema
Introdução ao Arena
Modelação de sistemas simples recorrendo ao Arena
Modelação de operações básicas
Modelação de dados estocásticos de input de um modelo de simulação
Ajustamento dos dados a distribuições de probabilidade recorrendo ao Input Analyzer
Processos de chegada não estacionários
Modelação de outras operações
Utilização do Process Analyzer na avaliação de alternativas
Análise do output para simulações do tipo Terminating e do tipo Steady-State
Aspetos estatísticos da simulação
Geração de variáveis aleatórias e redução de variância

Bibliografia

Law A.M. e Kelton W.D. (2007) Simulation Modeling and Analysis, McGraw-Hill International Editions.

Kelton W.D., Sadowski R.P. e Swets N.B. (2009) Simulation with ARENA (5ª ed.), McGraw-Hill International Editions.

Banks J. (1998) Handbook of Simulation, John Wiley & Sons, Atlanta.

Banks J. (2001) Discrete-Event System Simulation (3ª ed.), Prentice-Hall, New Jersey.

Chung C.A. (2004) Simulation Modeling Handbook. A Practical Approach, CRC Press, Boca Raton.

Pidd M. (1994) Computer Simulation in Management Science, John Wiley & Sons, Singapore.

Método de ensino

Os conceitos são apresentados nas aulas teóricas, adotando fundamentalmente o método expositivo. Frequentemente são colocadas questões, para estimular a participação dos estudantes e avaliar e controlar a aquisição de conhecimentos.

Nas aulas práticas são realizados exercícios, adotando o método experimental. São utilizadas aplicações informáticas e o método ativo. A análise dos trabalhos é efetuada em aula.

Método de avaliação

A avaliação da unidade curricular inclui duas componentes de avaliação, avaliação teórico-prática (mini testes, T1, T2 e T3) e avaliação laboratorial (1 trabalho individual e 1 em grupo, Trbs), com a ponderação na nota final de 60 e 40%, respetivamente.

Nota final = 0,6 [(T1 + T2 + T3)/3] + 0,4 (Trbs)

A nota de cada componente de avaliação é arredondada às décimas.

Para dispensar de exame final, a nota da componente de avaliação teórico-prática deverá ser no mínimo de 9,5 valores.

A frequência, válida por 1 ano, é obtida pela presença em pelo menos 65% das aulas teóricas e 65% das aulas práticas.

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