Faculdade de Ciências e Tecnologia

Simulação de Sistemas

Código

2310

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Engenharia Electrotécnica

Créditos

6.0

Professor responsável

Fernando José Almeida Vieira do Coito

Horas semanais

4

Total de horas

45

Língua de ensino

Português

Objectivos

Ao concluir a disciplina com aproveitamento os alunos serão capazes de:

-elaborar modelos de simulação para sistemas dinâmicos recorrendo a uma combinação de métodos de modelação paramétrica e não paramétrica.
-validar modelos de sistemas dinâmicos
-projectar e executar experiências para recolha de informação sobre o comportamento de sistemas

A disciplina pretende incutir:

autonomia e capacidade de pesquisa
espírito crítico e de auto-crítica
flexibilidade de raciocínio
capacidade de concretização

Pré-requisitos

Conhecimentos de teoria de sistemas:
• comportamento, no tempo, de sistemas dinâmicos
• comportamento, na frequência, de sistemas dinâmicos
Domínio de computadores:
• sistemas de aquisição de dados
• técnicas básicas de programação
• ambiente de trabalho Matlab ou similar
É vantajoso possuir conceitos básicos em métodos numéricos.

Conteúdo

Objectivo do modelo.
Escolha do modelo: Modelação física. Modelos não paramétricos. Modelos paramétricos.
Métodos não paramétricos: Recolha de dados. Modelação. Validação.
Identificação: Métodos de estimação de parâmetros. Modelos polinomiais. Recolha de dados. Validação.
 Modelação física: Sistemas mecânicos. Sistemas termodinâmicos. Identificação e parametrização. Recolha de dados. Validação.
Simulação: Métodos numéricos de integração. Simulação de sistemas de parâmetros distribuídos. Ferramentas de simulação: Matlab-Simulink, LabView,Scilab-Xcos.

Bibliografia

N. Gershenfeld. "Mathematical Modelling". Cambridge University Press
T. Soderstrom; P. Stoica. "System Identification". Prentice Hall
J. Machowski; J. Bialek; J.Bumby. "Power System Dynamics and Stabylity". Wiley
Chee-Mun Ong. Dynamic Simulation of Electric Machinery". Prentice Hall

Método de ensino

O ensino é suportado na resolução de um conjunto de problemas. Após apresentação de cada um dos problemas propostos este é discutido, sendo analisadas as abordagens à sua resolução, conhecimentos necessários,

Os problemas/trabalhos são realizados em grupo (4 alunos). É proporcionada orientação tutorial ao seu desenvolvimento.

São realizados seminários sobre os temas tratados na disciplina.

Método de avaliação

1- A avaliação é feita através de um conjunto de trabalhos práticos realizados pelos alunos, em grupo.

2- Ao longo do semestre serão realizados dois trabalhos práticos. A classificação de cada trabalho tem o peso de 50% para a classificação final.

3- A avaliação de cada trabalho tem as componentes:

(S) sumativa: em cada aula é analizada a contribuição de cada aluno para a concretização do trabalho.

(R) relatório: Para cada trabalho será elaborado um relatório.

(TP) teorico-prática: em cada trabalho é realizada uma avaliação indivudual.

A classificação de cada trabalho é a média aritmética dos elementos (S), (R) e (TP) que lhe estão associados.

4- Para obter aprovação à disciplina o aluno deve obter uma classificação final igual ou superior a 10 valores.

Alunos que não tenham obtido aprovação à disciplina podem realizar, em época de recurso, a componente (TP) de cada trabalho (avaliação escrita). A época de recurso também pode ser usada para melhoria de nota da componente (TP).

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