
História da Arte Medieval
Código
2690
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Conservação e Restauro
Créditos
6.0
Professor responsável
Catarina Paula Oliveira de Mattos Villamariz, Rita Andreia Silva Pinto de Macedo
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
O objectivo da disciplina é familiarizar os alunos com os períodos artísticos incluídos no programa de forma a serem capazes de compreender o enquadramento histórico-artístico e reconhecerem as principais características de cada uma das épocas.
Procura-se igualmente criar nos alunos uma sensibilidade particular à arte em geral, uma vez que todo o seu futuro trabalho irá ser de preservação dessa mesma arte.
Conteúdo
1. Alta Idade Média
1.1. Arte Bizantina
1.2 Europa Pré-Rom.:
1.2.1 Arte Anglo-Irlandesa
1.2.2 Arte Carolíngia
1.2.3 Pré-Rom. na P. I.
2. Românico:
2.1 Introdução
2.2 Rom. Francês
2.3 Santiago Comp./ Igrs. Peregrinação
2.4 Rom. Inglês
2.5 Rom. Italiano
2.6 Escultura
2.7 Pintura e Iluminura
3. Românico em Portugal:
3.1. Rom. Urbano
3.2. Rom. Rural
4. Gótico:
4.1 Introdução
4.2 Gótico inicial
4.3 Desenv. do Gótico
4.4 Gótico Inglês
4.5 Gótico Italiano
4.6 Escultura
5. Gótico em Portugal:
5.1 Gótico Cisterciense
5.2 Primeiro Gótico
5.3 Gótico final
5.4 Escultura
5.5 Manuelino
5.6 Pintura
Bibliografia
A Alta Idade Média
Byzantium 330-1453, London, edited by Robin Cormack and Maria Vassilaki,
Mathews, Thomas, The Clash of Gods, a Reinterpretation of Early Christian Art
Românico
Durliat, Marcel, Introducción al Arte Medieval en Occidente
Focillon, Henri, Arte do Ocidente, a Idade Média Românica e Gótica
Miranda, A.; Silva, José C. Vieira, História da Arte Portuguesa. Época Medieval
Gótico
Dias, Pedro, A Arquitectura Gótica em Portugal
Erlande-Brandenburg, La Cathédrale Gothique
Simson, Otto von, A Catedral Gótica, origens da arquitectura gótica e o conceito medieval de ordem
[devido a limitações de caracteres foram retiradas obras e são apenas apresentados os autores e títulos]
Método de ensino
Introdução a cada uma das temáticas que fazem parte do programa através de uma contextualização histórico-cultural dos períodos artísticos leccionados.
Desenvolvimento dos temas através de uma abordagem que inclui a análise das principais vertentes artísticas de cada período, como a arquitectura, a escultura, a pintura ou o mosaico.
Exemplificação com casos concretos através da visualização dos mesmos - utilização de imagens projectadas ao longo das aulas de forma a ilustrar o discurso. A visualização de imagens permite uma melhor percepção da matéria, servindo igualmente para familiarizar os alunos na compreensão da obra de arte. Sempre que possível promove-se o contacto directo com as obras.
Em todas as aulas se procura manter um diálogo com os alunos de forma a que eles que coloquem dúvidas e participem activamente na análise das obras.
Método de avaliação
Avaliação Teórico Prática feita ao longo do semestre:
- 2 Testes - obrigatórios