
Introdução à Investigação Operacional
Código
3107
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Matemática
Créditos
6.0
Professor responsável
Isabel Cristina Silva Correia
Horas semanais
5
Total de horas
70
Língua de ensino
Português
Objectivos
Introduzir os alunos da Licenciatura em Matemática à Investigação Operacional, que lida com a modelação e otimização de sistemas. Na área da Otimização, introduz-se os alunos à Programação Linear. Em seguida, os alunos são introduzidos à Gestão de Stocks, Gestão de Projetos, Teoria da Decisão. Finaliza-se a unidade curricular com a abordagem da Simulação .
Pré-requisitos
Os alunos devem ter conhecimentos básicos de Álgebra Linear e de Probabilidades.
Bibliografia
1. |
Investigação Operacional (1996), Valadares Tavares et al - Mc Graw Hill |
2. |
Operations Research - An Introduction(1992 - 5ª Ed.) Taha - Prentice Hall |
3. |
Introduction to Operations Research (1990 - 5ªEd.), Hillier, Lieberman - Mc Graw |
4. |
Programação Linear (Vol. 1) (1984), Ramalhete et al - Mc Graw Hill |
5. |
"Elementos de apoio às aulas de Introdução à Investigação Operacional", "Enunciados de Exercícios de Introdução à Investigação Operacional", Ruy A. Costa |
Método de ensino
As aulas teórico-práticas decorrem em laboratório computacional e permitem a apresentação dos conteúdos do Programa e a sua imediata aplicação, quando necessário utilizando meios informáticos.
Os alunos dispõem de elementos de apoio às aulas, bem como dos enunciados dos exercícios.
A classificação final na unidade curricular é o somatório das classificações nos 3 Testes. Há defesa de nota (trabalho complementar e/ou oral) para classificações superiores a 17.
Método de avaliação
Este é um resumo do Método de Avaliação. A informação detalhada encontra-se disponível no ficheiro IIO_14_15_avaliação.pdf disponível nesta página em documentação de apoio /outros.
Esta unidade curricular terá avaliação contínua constituída por 3 testes que decorrem fora das aulas durante o semestre e um exame de época de recurso.
É exigida a frequência a todos os alunos para poderem ser avaliados. A frequência é obtida assistindo a pelo menos 2/3 das aulas. Em caso de reprovação a frequência obtida num ano mantem-se válida apenas no ano letivo seguinte.