Faculdade de Ciências e Tecnologia

Introdução à Investigação Operacional

Código

3107

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Matemática

Créditos

6.0

Professor responsável

Isabel Cristina Silva Correia

Horas semanais

5

Total de horas

70

Língua de ensino

Português

Objectivos

Introduzir os alunos da Licenciatura em Matemática à Investigação Operacional, que lida com a modelação e otimização de sistemas. Na área da Otimização, introduz-se os alunos à Programação Linear. Em seguida, os alunos são introduzidos à Gestão de Stocks, Gestão de Projetos, Teoria da Decisão. Finaliza-se a unidade curricular com a abordagem da Simulação .

Pré-requisitos

Os alunos devem ter conhecimentos básicos de Álgebra Linear e de Probabilidades.

Bibliografia

 

1.
Investigação Operacional (1996), Valadares Tavares et al - Mc Graw Hill
2.
Operations Research - An Introduction(1992 - 5ª Ed.) Taha - Prentice Hall
3.
Introduction to Operations Research (1990 - 5ªEd.), Hillier, Lieberman - Mc Graw
4.
Programação Linear (Vol. 1) (1984), Ramalhete et al - Mc Graw Hill
5.
"Elementos de apoio às aulas de Introdução à Investigação Operacional", "Enunciados de Exercícios de Introdução à Investigação Operacional", Ruy A. Costa

Método de ensino

As aulas teórico-práticas decorrem em laboratório computacional e permitem a apresentação dos conteúdos do Programa e a sua imediata aplicação, quando necessário utilizando meios informáticos.

Os alunos dispõem de elementos de apoio às aulas, bem como dos enunciados dos exercícios.

A classificação final na unidade curricular é o somatório das classificações nos 3 Testes. Há defesa de nota (trabalho complementar e/ou oral) para classificações superiores a 17.

Método de avaliação

Este é um resumo do Método de Avaliação. A informação detalhada encontra-se disponível no ficheiro IIO_14_15_avaliação.pdf  disponível nesta página em documentação de apoio /outros.

Esta unidade curricular terá avaliação contínua constituída por 3 testes que decorrem fora das aulas durante o semestre e um exame de época de recurso.

É exigida a frequência a todos os alunos para poderem ser avaliados. A frequência é obtida assistindo a pelo menos 2/3 das aulas. Em caso de reprovação a frequência obtida num ano mantem-se válida apenas no ano letivo seguinte.

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