Faculdade de Ciências e Tecnologia

Mecânica Aplicada II

Código

3651

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial

Créditos

6.0

Professor responsável

António Paulo Vale Urgueira, Pedro Samuel Gonçalves Coelho

Horas semanais

5

Língua de ensino

Português

Objectivos

O objectivo deste curso é dar conhecimentos aos alunos sobre dinâmica (cinemática +  cinética) de partículas e corpos rígidos. Com base em conhecimentos teóricos dados sobre esta temática os alunos deverão ser capazes de resolver analiticamente um conjunto de problemas modelo de engenharia baseados em exercícios retirados da literatura e outros propostos pelos professores. Com base nos métodos fundamentais ensinados para resolver problemas em dinâmica, o aluno deverá ser capaz de conseguir derivar as equações do movimento. Além disso, deve conseguir perceber as vantagens e desvantagens de cada um desses métodos. O aluno deverá desenvolver a sua capacidade em discernir qual o método mais indicado de aplicar à resolução de um problema físico de dinâmica em virtude da especificidade, aplicabilidade e facilidade de aplicação de cada um desses métodos.  

Conteúdo

O programa da disciplina cobre a parte do estudo da cinemática e cinética da partícula e do corpo rígido. No principio é dada uma revisão de conceitos básicos de matemática e física. Segue-se o estudo da cinemática e depois o estudo da cinética com aplicações primeiro à partícula e depois ao corpo rígido. No estudo da cinética são introduzidos os três métodos fundamentais utilizados para resolver problems em dinâmica: 2ªLei de Newton, Principio do Trabalho e da Energia, Principio do Impulso e da Quantidade de Movimento. Finalmente, considera-se o problema da equilibragem dinâmica de rotores ou veios.

Bibliografia

Engineering Mechanics - Dynamics (12th edition in SI units). R.C. Hibbeler. Prentice Hall.

Dinâmica - Mecânica para Engenharia (12ª Edição). R.C. Hibbeler. Prentice Hall.

Mecânica Vectorial para Engenheiros - Dinâmica (7ªEd). Beer FP, Johnston E.R., Clausen W.E. McGraw-Hill.

Método de ensino

Aulas teóricas e práticas estão planeadas. Nas teóricas são dadas notas no quadro e podem ser complementadas com apresentação de slides em powerpoint (videos podem ser incluidos). Nas práticas a resolução de problemas tipo é demonstrada no quadro à medida que os estudantes acompanham tirando notas pessoais e depois é lhes pedido para resolver por eles próprios um conjunto de problemas adicionais.

Método de avaliação

A avaliação pode ser realizada de forma contínua ao longo do decurso do semestre através de três testes teórico/práticos. No caso do aluno falhar neste modelo de avaliação ou decidir melhorar a sua nota obtida pode sempre recorrer a um exame final. Todos os estudantes estão admitidos a este exame final.

A avaliação contínua compreende dois testes (T1 e T2) e um Mini-Teste (MT) e a aprovação é baseada na seguinte fórmula:

0.40*T1 + 0.15*MT + 0.45*T2 >= 9.5 onde T1,T2 and MT variam entre 1 e 20. Nota mínima de 8 em 20 exigida para T2. 

T1 e T2 são marcados para uma data e hora específicas de modo a reunir todos os alunos ao mesmo tempo.

MT é realizado na sala de aula durante a aula prática de cada turno durante a mesma semana do calendário escolar (a ser selecionada).

No caso do aluno não tiver sucesso nesta componente contínua da avaliação a sua aprovação final dependerá apenas de um exame final valendo entre 0 e 20. 

Cursos