Faculdade de Ciências e Tecnologia

Vibrações Mecânicas e Ruído

Código

3668

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial

Créditos

6.0

Professor responsável

António Paulo Vale Urgueira

Horas semanais

5

Total de horas

70

Língua de ensino

Português

Objectivos

O aluno deve apreender os fundamentos da teoria das vibrações de sistemas mecânicos e ser capaz de criar modelos físicos e matemáticos que lhe permitam projectar ou modificar sistemas mecânicos ou estruturas simples. Na área do ruído o aluno deve ficar a conhecer as suas noções básicas

Conteúdo

Introdução. Tipos de solicitações dinâmicas. Discretização de sistemas mecânicos. Escolha dos graus de liberdade. Elementos de um sistema vibratório. Molas e amortecedores. Equações do movimento. Princípio de D''''Alembert, dos Trabalhos Virtuais e de Hamilton. Sistemas com um grau de liberdade. Resposta em vibração livre não amortecida e com amortecimento. Amortecimento viscoso, histerético e devido ao atrito seco. Resposta a uma solicitação harmónica de amplitude constante e devido à existência de massas rotativas. Transmissibilidade. Isolamento de vibrações. Solicitação periódica e impulsiva. Sistema com dois graus de liberdade. Frequências e modos naturais de vibração. Sistema com N graus de liberdade. Métodos de determinação de frequências naturais. Sistemas contínuos. Vibrações longitudinais, transversais e torsionais. Conceitos fundamentais sobre ruído. Pressão, intensidade e potência sonoras. Efeito do ruído no ser humano. Medição e controlo de ruído.

Bibliografia

Singiresu S Rao - Mechanical Vibrations;  3ª edição Addison-Wesley  

António P. Vale Urgueira - Manual de Apoio à Disciplina edição de 2004

S. Graham  Kelly - Fundamentals of Mechanical Vibrations;  McGraw-Hill

Engineering Vibrations  - Daniel J. Inman

 

Método de ensino

A leccionação da disciplina reparte-se em aulas teóricas de caracter expositivo nas quais se apela sistematicamente à participação dos alunos e aulas práticas onde se resolvem problemas aplicados a situações que se encontram no domínio da engenharia mecânica, frequentemente recorrendo a simuladores didácticos.

Método de avaliação

A aprovação na disciplina depende da obtenção da média de 9,5 valores na avaliação distribuída realizada ao longo do semestre, ou da obtenção da nota de 9,5 valores no exame de recurso.

A avaliação distribuída compreende a realização de 3 componentes de avaliação escrita (teórica-prática) designadas por T1, T2 e T3. A média final é calculada do seguinte modo:

Média final = 0,1 T1 + 0,45 T2 + 0,45 T3

Cursos