Faculdade de Ciências e Tecnologia

Conservação e Restauro de Bens Culturais I

Código

3883

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Conservação e Restauro

Créditos

6.0

Professor responsável

Leslie Anne Carlyle

Horas semanais

6

Total de horas

84

Língua de ensino

Português

Objectivos

Desenvolver no aluno a capacidade de avaliar:

1) o estado de preservação de um objecto cultural;

2) a(s) causa(s) dos  danos apresentados pelo objecto;

3) as consequências de tratamentos efectuados no passado;

4) os riscos associados ao tratamento que propõe.

Desenvolver no aluno a capacidade de seleccionar e justificar os materiais e procedimentos a utilizar na intervenção.

Pré-requisitos

Não se aplica.

Conteúdo

O principal foco da disciplina é desenvolver no aluno uma abordagem crítica relativamento às opções de tratamento, incluindo a escolha de materiais de conservação e de procedimentos a utilizar numa intervenção.

O aluno levará a cabo a documentação completa e detalhada de uma intervenção. Da documentação deve constar o diagnóstico do estado de conservação do objecto (incluindo os materiais e as técnicas de produção utilizadas no objecto), a proposta de intervenção e o relatório da intervenção, acompanhados de um registo fotográfico detalhado do objecto antes, durante e após a intervenção. Métodos de exame e análise serão realizados para a caracterização e o estudo do objecto.

O desenvolvimento das capacidades práticas no aluno far-se-á através da realização de uma intervenção num objecto e/ou de actividades relacionadas com procedimentos de conservação e restauro (e.g. limpeza, consolidação, integração cromática, etc.)

Será dada enfãse ao desenvolvimento no aluno da capacidade de argumentar as vantagens e desvantagens relacionadas com os materiais e procedimentos de tratamento aplicados no objecto atribuído, através da discussão das várias opções em contexto de aula e de casos de estudo.

Bibliografia

1.                  Cerâmica e Vidro

Buys, S. e Oakley, V. “The Conservation and Restoration of Ceramics” Oxford: Butterworth-Heinemann, 2002.
Davison, S. “Conservation and Restoration of Glass” 2ª Ed. Burlington, MA: Elsevier Butterworth-Heinemann, 2003.
Durbin, L. “Architectural Tiles: Conservation and Restoration” Burlington, MA: Elsevier Butterworth-Heinemann, 2005.
Horie, C. “Materials for Conservation” 13ª Ed. Burlington, MA: Elsevier Butterworth-Heinemann, 2005.
Newman, H. “An Illustrated Dictionary of Glass” London: Thames and Hudson, 1987.
Oakley, V. e Jain, K. “Essentials in the Care and Conservation of Historical Ceramic Objects” London: Archetype Publications, 2002.
Perkins, W. (Ed.) “Ceramic Glossary” Westerville, OH: The American Ceramic Society, 1984.
Savage, G. and Newton, H. “An Illustrated Dictionary of Ceramics” New York: Thames and Hudson, 2000.
Tait, H. (Ed.) “Five Thousand Years of Glass” Philadelphia, PA: University of Pennsylvania Press, 2004.
Tennent, N. (Ed.) “The Conservation of Glass and Ceramics, Research, Practice and Training” London: Earthscan Publications, 1999.

2.                  Metais

Cronyn, J., Elements of archaeological conservation, Routledge, London, 1990.

Berducou, M., La conservation en archéologie, Masson, Paris, 1990.

Drayman-Weisser, T., Gilded metals: history, technology and conservation / edited by London : Archetype : The American Institute for Conservation of Historic and Artistic Works, cop. 2000.

Hill, L., The care of metallic objects, Scottish Museums Council information. Factsheet 5, Scottish Museums Council, Edinburgh.

Janaway, R., Scott, B., Evidence preserved in corrosion products: new fields in artefact studies, ed. lit , London : The United Kingdom Institute for Conservation, 1989.

Keene, S., Managing conservation in museums /, 2nd. Ed, Oxford [etc.] : Butterworth Heinemann, cop. 2002.

Marijnisse, R. H., Degradation, conservation et restauration de l''''''''''''''''''''''''''''''''oeuvre d''''''''''''''''''''''''''''''''art : tome I, Bruxelles :Arcade, 1967.

Odegaard, N., Carrol Scott, Z., Werner, S., Material characterization for objects of art and archaeology,. Archetype publications. London. 2000.

Pye, E., Caring for the past: issues in conservation for archaeology and museums, London: James & James, cop. 2001.

Price, P., Conservation on archaeological excavations with particular reference to the Mediterranean area / edited by N. 2nd ed, Rome : ICCROM, 1995.

Hayen, BE., Préserver les objects de son patrimoine : précis de conservation préventive, Mardaga, cop. 2001.

Scott, A., Copper and bronze in art: corrosion, colorants, conservation, Los Angeles: Getty Conservation Institute, cop. 2002.

Selwyn, L., Metals and Corrosion: A Handbook for the Conservation Professional

Storer, J. D., The conservation of industrial collections : a survey , London : The Science Museum and the Conservation Unit of the Museum & Galleries Commission, 1989.

Tétreault, J., Coatings for display and storage in museums, Canadian Conservation Institute , Ottawa.

Volfovsky, C.; Amarger, A., La conservation des métaux, Conservation du patrimoine; 5, CNRS Editions, Paris, 2001.

Graedel, T. E., and T. Drayman-Weisser. Glossary on Historic and Artistic Metals. Houston, Tex.: NACE, 1989.

Tétreault, J., Polluants dans les musées et les archives : évaluation des risques, stratégies de contrôole et gestion de la preservation.

Barclay, R., Dignard, C., L''''''''''''''''''''''''''''''''art d''''''''''''''''''''''''''''''''appliquer de la pression : enjeux, outils et techniques, CCI.

Barclay, R., The care of musical instruments in Canadian collections = Le soin des collections canadiennes d''''''''''''''''''''''''''''''''instruments de musique / Canadian Conservation Institute, Ottawa, Canada, 1982.

Radiation in Art and Archeometry. D.C. Creagh and D.A. Bradley, eds., New York: Elsevier Science, 2000.

Monuments and the Millennium: Proceedings of a Joint Conference Organized by English Heritage and the United Kingdom Institute for Conservation: London: English Heritage, 2000.

3.                  Pintura

Berger, G. and William R., Conservation of Painting: Research and Innovations New York, 2000

Bresee, R. R.1986. General effects of ageing on textiles. Journal of the American Institute for Conservation 25:39–48.

Buck, R. D.1978. The behaviour of wood and the treatment of panel paintings. In Upper Midwest Conservation Association, collection of papers 1952–1972.

Caley, Tom (ed.), Alternatives to Lining: Preprints of UKIC Paintings Section Conference, Tate Britain, September 2003.

Carvalho, Albino de, "Madeiras Portuguesas - Estrutura Anatómica, Propriedades, Utilizações", Vol. I e Vol. II,  Direcção Geral de Florestas, 1996

Cook, G. J., Handbook of Textile Fibres, natural Fibres - Edition 5 - 1984

Dardes, K.and Andrea R. (ed.) The Structural Conservation of Panel Paintings - Proceedings of a Symposium at the J. Paul Getty Museum, April 1995          

Dorge, V. and F. Carey Howlett (ed.) Painted Wood - History and Conservation - Proceedings of a Symposium at Williamsburg, Virginia, November 1994

Horie, C. “Materials for Conservation” 13ª Ed. Burlington, MA: Elsevier Butterworth-Heinemann, 2005.

Nunes, F., Arte da Pintura. Symmetria, e Perspectiva, ed. de Leontina Ventura, Porto, Editorial Paisagem, 1982.

Erhardt, D. and J. Tsang, "The extractable components of oil paint films", in Cleaning, retouching and coatings: Technology and practice of easel paintings and polychrome sculpture, J. S. Mills and P. Smith Eds., IIC Preprints, London, 93-97 (1990).

Erlebacher, J. D., M. F. Mecklenburg, and C. S. Tumosa, "Mechanical Behavior of Artists''''''''''''''''''''''''''''''''Acrylic Paints with Changing Temperature and Relative Humidity", 204th National Meeting of the American Chemical Society, Washington DC, Polymer Preprints 33(2): 646-647 (1992).

Feller, R. L., N. Stolow and E.H. Jones. " On picture varnishes and the their solvents, 1985 (Washington, D.C.: National Gallery of Art)

FellerRobert L. (ed.), Artists''''''''''''''''''''''''''''''''Pigments. A handbook of their history and characteristics, vol. 1, Cambridge-Washington, Cambridge University Press-National Gallery of Art, 1986. 

GettensR.,  J., George L. Stout, Painting Materials. A short encyclopedia, 2nd ed., New York, Dover Publications, 1966

Guilly, R., M.Sotton, and M.Chevalier. 1981. Etude des proprietés de doublages experimentaux à la colle synthetique. ICOM Committee for Conservation 6th Triennial Meeting, Ottawa, 81/5/1–13.

HarleyR. D., Artist''''''''''''''''''''''''''''''''s Pigments c. 1600-1835. A study in english documentary sources, 2nd ed., London, Butterworth Scientific, 1982.

Hedley, G.  Measured Opinions UKIC 1993, ISBN 1 871656 21 4,

Hoadley, R.B., Understanding Wood, 1980, (The Taunton Press)

Mayer, R. Materiales y ténicas del arte. Madrid, 1988.

Mayer, Ralph," The Artist''''''''''''''''''''''''''''''''s Handbook of Materials and Techniques, (New York: Viking Press)

Karpowicz, A., In-plane deformations of films of size on paintings in the glass transition region, Studies in Conservation 34 (1989) 67-74

Karpowicz, A.1990. A study on development of cracks on paintings. Journal of the American Institute for Conservation 29:169–80.

Mecklenburg, M. F. (ed.) Art in Transit: Studies in the transport of paintings, Washington D.C.: National Gallery of Art                                                                  

Nicolaus, K. Manual de restauración de Cuadros. Ed. Könneman. Madrid, 1999

Padfielod, T., Physics in Conservation - An Introduction to the Physics of the Museum Environment, Internet Textbook, , The National Museum of Denmark,1996

Pinniger, D. 2001: Pest Management in Museums, Archives and Historic Houses. Archetype, London.

Pinniger, D. and Peter Winsor 1998: Integrated Pest Management. Museums and Galleries Commission, London.

Skeist, I.. 1965. Handbook of adhesives. New York: Reinhold Publishing Co.78.

4.                  Papel

Revistas

Restaurator

The Paper Conservator

Paper Conservation News

The Book and Paper Group Annual

Journal of Cultural Heritage

JAIC – Journal of the American Institute of Conservation

The Journal of the International Institute of Conservation (IIC)

Studies in Conservation

Textile Research Journal

Restauro

TAPPI (leading technical association for the worldwide pulp, paper, and converting industry)

Livros

Assunción, J. - «O Papel – Técnicas e Métodos tradicionais de Fabrico», Colecção Artes e Ofícios, Editorial Estampa, 2002.

Cambras, J. - «Encadernação», Colecção Artes e Ofícios, Editorial Estampa, 2004.

Diehl, E., -“Bookbinding: Its background and Technique”, Dover publications, New York, 1980.

Faria, M.; Pericão M. -  «Novo Dicionário do Livro - da escrita ao multimédia», Círculo de Leitores, Lisboa, 1999.

Freitas, M.- «Manual do Encadernador – A Arte do livro», Minerva, Vila Nova de Famalicão, 1937. Edição fac-similada, Publicações Edinova, 2000.

Goddijn, P. [et al.] – «Guidelines for the Conservation of Leather and Parchment Bookbindings», The Hague Netherlands Institute for Cultural Heritage, Amsterdam, 1997.

Hunter, D., - “Papermaking: the history and technique of Ancient Craft”, Dover publications, New York, 1978.

Ivessalo – Pfaffli; Marja-Sisko – “Fibre Atlas: Identification of Papermaking Fibres”, Springer, 1995.

Liénardy A. , Philippe, V. -“Manuel de Conservation et de Restauration du Papier”, Institut Royal du Patrimoine Artistique, Bruxelles, 1989.

Reed, R. - «Ancient Skins, Parchments, and Leathers», Seminar Press, London, 1972.

Ritzenthaler, M.. - «Archives & Manuscripts Conservation – A Manual on Physical Care and Management», Society of American Archivists, Chicago, 1983.

Roberts J.C., -«The Chemistry of Paper», The Royal Society of Chemistry, Cambridge, 1996.

Strlic, M.; Kolar, J. – «Ageing and Stabilization of paper», National and University Library, Ljubljana, 2005.

Vailant Callol, Milagros; Rodrigo, Nieves – Principios Básicos de la conservation documental y causas de su deterioro, Madrid: Instituto del patrimonio Histórico Español, 1996.

 

5.                  Pedra e Biodeterioração da pedra

Catálogo de Rochas ornamentais Portuguesas (1983), Direcção-Geral de Geologia e Minas, Porto.
Dionísio, M.A.A.R. (1997) – A pedra de Anca: características minero-químicas e petrofísicas. Tese apresentada à Universidade Técnica de Lisboa – Instituto Superior Técnico para a obtenção do grau de Mestre em Georrecursos.
Delgado Rodrigues J. Decay and conservation of granitic stones. Mechanisms, environment factors and treatment.
Delgado Rodrigues J. (1998) - Stone degradation and conservation.
Domaslowski Wieslaw. (2003) - Preventive conservation of stone historical objects. Wydawnictwo Uniwersytetu Mikolaja Kopernika, Torún.
Berns Roy S. (2000) - Billmeyer and Saltzman principles of color technology.3th edition, John Wiley & Sons, Inc., USA.
Comité Européen de Normalisation CEN. (1995) – Norme Européenne – Méthodes d’essais pour éléments en pierre naturelle – Détermination du coefficient d’absorption d’eau due à l’aaction capillaire.
Comité Européen de Normalisation CEN. (1995) – Norme Européenne – Méthodes d’essais pour éléments en pierre naturelle – Détermination des masses volumiques réelle et apparente et des porosités ouverte et totale.
Durán-Suárez J., García-Beltrán A., Rodríguez-Gordillo J. (1995) - Colorimetric cataloguing of stone materials (biocalcarenite) and evolution of the chromatic effects of different restoring agents. The science of the Total environment 167, Elsevier Science.
Instituto Centrale per il restauro, CNR Centri di Studio di Milano e Roma sulle cause di deperimento e sui metodi di conservazione delle opera d’arte. (1985) -Normal-11/85, Absorbimento d’acqua per capillarita – Coefficienti di assorbimento capillare. Raccomandazioni Normal, alterazioni dei materiali lapidei e trattamenti conservativi – proposte, Rome.

Método de ensino

As aulas dividem-se em aulas teóricas e aulas práticas.

As aulas teóricas são tipicamente apresentadas com powerpoints, realtivos a casos de estudo e/ou metodologias de intervenção/preservação.

A aulas práticas serão levadas a cabo nos laboratórios de conservação e restauro do Departamento e os alunos terão a oportunidade de realizar uma intervenção num objecto cultural e/ou procedimentos de conservação e restauro, sob a supervisão do docente. Os trabalhos práticos propostos serão maioritariamente individuais mas será fomentada a discussão de questões éticas, materiais e procedimentos entre os colegas.

Método de avaliação

(este texto em formato pdf encontra-se na secção "Outros")

Método de Avaliação


1. Componentes de avaliação

A avaliação é contínua e inclui as seguintes componentes de avaliação:

  • avaliação teórico-prática;
  • avaliação laboratorial;
  • avaliação sumativa.

2.  Elementos de avaliação

2.1  Componente teórico-prática: uma monografia e um teste escrito realizados individualmente.

2.2  Componente laboratorial: 1) Relatório, e apresentação oral, do diagnóstico e da proposta de tratamentoo de peças de cerâmica e vidro 2) Relatório da intervenção(ões) efectuada(s) 3) apresentação oral da intervenção realizada e discussão dos relatórios.

Todos os trabalhos são realizados individualmente

2.3  Componente sumativa: avaliação do aluno em contexto de sala de aula (capacidade de resolução de problemas e de execução dos trabalhos práticos, interesse e participação nas aulas, pontualidade e assiduidade).

3.   Fórmula de cálculo da classificação final (CFinal)

CFinal = 0.4*(classificação componente teórico-prática) + 0.4*(classificação componente laboratorial) + 0.2*(classificação componente sumativa)

A classificação de cada componente é dada na escala 0-20, com arredondamento às décimas, e cada parcela é arredondada às décimas. A CFinal é arredondada às unidades.

4.   Classificação das componentes de avaliação e notas mínimas

4.1  Classificação da componente teórico-prática (CTP)

CTP = 0.5* Monografia + 0.5* Teste

A classificação do teste é feita de 0-20, com arredondamento às décimas. A CTP é arredondada às décimas. É exigida classificação mínima de 10 (9,5) nesta componente.

A avaliação em Exame é feita de 0-20 com arredondamento às décimas.

4.2  Classificação da componente laboratorial (CL)

CL = 0.375* (relatório de diagnóstico e proposta de tratamento) + 0.375* (relatório da intervenção) + 0.25* (apresentação e discussão da intervenção)

A classificação dos relatórios e da apresentação é feita de 0-20, com arredondamento às décimas. A CL é arredondada às décimas.

É exigida classificação mínima de 10 (9,5) nesta componente e exigida classificação mínima de 10 (9,5) na apresentação oral.

Não são aceites trabalhos entregues fora do prazo. Os trabalhos escritos deverão ser entregues em formato digital (PDF e Word) e versão impressa; a apresentação em formato PowerPoint.

4.3  Componente sumativa

A classificação é arredondada às décimas. É exigida classificação mínima de 10 (9,5) nesta componente.

De acordo com as fórmulas expostas acima a CFinal, no que respeita aos elementos de avaliação, é a seguinte:

CFinal = 0.20*(Monografia) + 0.20*(Teste) + 0.15*(relatório diagnóstico e proposta de tratamento) + 0.15* (relatório da intervenção) + 0.10* (apresentação oral) + 0.20*(avaliação sumativa)

5.  Condições para a obtenção de frequência

- Realizar as componentes laboratorial e sumativa de acordo com os requisitos expostos nos pontos 4.2 e 4.3.

-       O número de faltas não justificadas não pode exceder duas.

6.   Validade da Frequência e das classificações obtidas nos anos anteriores

A Frequência não perde a validade.

As classificações obtidas nos anos anteriores em cada uma das componentes exigidas para a obtenção de frequência não perdem a validade.

7.   Pré-inscrição

Não há necessidade de pré-inscrição nos elementos de avaliação.

8.   Datas

 

Componente de avaliação

Elemento de avaliação

Data

% na nota final

Teórico-prática

Monografia c/ apresentação

14 de Novembro

20

 

Teste (duração 2 horas)

14 de Dezembro

20

Laboratorial

Relatório e apresentação do diagnóstico e da proposta de intervenção

3 de Outubro

15

 

Relatório da intervenção

9 de Dezembro

15

 

Apresentação oral da intervenção e discussão dos Relatórios

12 de Dezembro

10

Sumativa

Desempenho prático nas aulas práticas

 

20

 

Cursos