Faculdade de Ciências e Tecnologia

Comunicação Sem Fios

Código

7303

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Engenharia Electrotécnica

Créditos

6.0

Professor responsável

Paulo da Costa Luís da Fonseca Pinto, Paulo Miguel de Araújo Borges Montezuma de Carvalho

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

Pretende-se que mediante a frequência com aproveitamento da disciplina, os alunos fiquem aptos para compreender e interligar os seguintes aspectos dos vários temas a abordar: 

Planeamento celular

Conceitos de planificação de frequências a nível da rede celular. Politica de distribuição de frequências para maximização de capacidade de sistema. Estratégias de reutilização de frequências e técnicas de maximização da capacidade com recurso a sectorização, micro e pico células. O problema da interferência RF em sistemas celulares. 

Aspectos de propagação

Fenómenos que condicionam o planeamento de cobertura relacionados com a propagação em espaço livre, nomeadamente a reflexão especular e difracção em obstáculos. Conhecimento dos diferentes modelos de propagação normalmente adoptados no âmbito do dimensionamento dos sistemas de comunicações móveis e o capacidade para realizar o seu enquadramento nos diferentes ambientes de propagação inerentes à situação de projecto. Identificação do tipo de canal e adopção dos modelos matemáticos adequados para a caracterização do tipo de canal existente. Enquadramento e aplicação de técnicas de diversidade para compensação de efeitos associados ao desvanecimento, devido à propagação multi-percurso.  

Transmissão em comunicações móveis

Compreensão das técnicas de modulação analógica, utilizadas em comunicações de rádio frequência e limitações inerentes a cada uma. Enumeração das vantagens e características que das várias modulações, que permitem justificar a escolha da adopção de uma modulação num sistema de comunicação móvel. Limitações espectrais e problemas de amplificação de potência, associados às modulações digitais normalmente adoptadas. Necessidade de códigos de detecção e correcção de erros e em que contexto é viável a aplicabilidade de cada um.  

Sistemas
Características do GSM, UMTS e Wireless lans, nomeadamente topologia e constituição. Técnicas de acesso e encriptação. Protocolos utilizados nos sistema. Estruturas de dados e codificação empregues. Os serviços

Conteúdo

1. Introducão
1.1. Evolução das comunicações móveis 
1.2. Arquitecturas tipicas
 

2. Conceitos de planeamento celular
3. Aspectos de propagação e canais 
4. Técnicas de transmissão 

5. Sistemas
5.1  GSM (Global System will be Mobile Communications)

5.2. UMTS (Universal Mobile Telecommunications System)

5.3. LTE
Introdução ao LTE  
Nível fisico: técnicas e capacidades

Arquitectura do sistema

 

 
Benefits and Capabilities

Bibliografia

“Wireless Communications, Principles & Practice”, Theodore S. Rappaport, Prentice Hall Communications Engineering and emerging Technologies Series, 1999.

“UMTS Networks Architecture, Mobility and services”, Heikki kaaranen, Ari Ahtiainen and Laurie Laitinen, John wiley and Sons.

“GSM Switching, Services and Protocols”, Jörg Eberspächer, Hans- Jörg Vögel e Christian Bettstetter, John Wiley & Sons, 2001

Folhas da disciplina

Cursos