Faculdade de Ciências e Tecnologia

Bioquímica Geral B

Código

7321

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Química

Créditos

6.0

Professor responsável

José Luís Capelo Martinez

Horas semanais

4

Total de horas

57

Língua de ensino

Português

Objectivos

No fim do semestre o aluno deverá conseguir, com facilidade:

  Descrever  a constituição e a estrutura de proteínas. Conhecer as interacções envolvidas nos diferentes níveis estruturais (estrutura primária, secundária, terciária e quaternária). Distinguir proteínas globulares e fibrosas. Conhecer os métodos experimentais correntes de isolamento, purificação, sequenciação e caracterização estrutural de proteínas.  Saber dar exemplos de correlação estrutura – função em proteínas, nomeadamente no que diz respeito ao mecanismo de algumas enzimas. Descrever  os conceitos básicos de catálise enzimática, o papel de cofactores e a regulação enzimática. Interpretar dados de cinética enzimática e calcular parâmetros cinéticos com e sem inibição de acordo com o modelo Michaelis-Menten. Proceder à execução de ensaios enzimáticos.

 Descrever a constituição, a estrutura e os tipos mais comuns de carbohidratos.

Descrever a constituição e as estruturas do DNA e do RNA. Descrever os processos e a regulação dos passos de replicação, de transcrição e de tradução do DNA. Ter conhecimentos sobre os procedimentos da tecnologia do DNA recombinante.

 Descrever a  constituição, a  estrutura  e  as principais propriedades físicas das membranas celulares. Descrever as principais características do modelo do mosaico fluido para as membranas biológicas. Conhecer os sistemas de transporte biológico.

 Compreender as principais características do metabolismo, do catabolismo e do anabolismo. Conhecer as estruturas dos nucleótidos envolvidos no metabolismo.  Compreender  o papel central do ATP  no metabolismo. Perceber os conceitos básicos de bioenergética incluindo  o acoplamento de reacções. Proceder a cálculos de bioenergética.  Descrever as principais vias metabólicas na célula, as suas interacções e a sua regulação, com enfoque no caminho metabólico central e na fotossíntese.Compreender e descrever correctamente a diferença entre a fosforilação a nível de substracto e a fosforilação associada à transferência electrónica.

Obter competências na utilização de materiais e equipamentos correntemente disponíveis num laboratório de bioquímica, bem como na aquisição, tratamento, apresentação e discussão de resultados experimentais

Pré-requisitos

Não está prevista a necessidade de aproveitamento  prévio obrigatório em qualquer disciplina. Há vantagem na frequência anterior de disciplinas introdutórias nas áreas da Química Geral e da Química Orgânica.

Conteúdo

Conteúdos das aulas teóricas e teórico-práticas:

Macromoléculas: proteínas fibrosas e globulares. Métodos de separação e caracterização de proteínas. Exemplos de correlação estrutura – função em proteínas. Tópicos de enzimologia. Ácidos nucleicos. Transmissão da informação genética. Tópicos  de engenharia genética. Carbohidratos. Tópicos de glicobiologia. Lípidos. Membranas biológicas. Tópicos de transporte biológico.

Metabolismo: Características gerais do metabolismo. Bioenergética.  Glicólise. Fermentações.      Ciclo dos ácidos tricarboxílicos. Transferêcia electrónica mitocondrial e fosforilação oxidativa. Fotossíntese e fotofosforilação.

 Práticas de laboratório:

Quantificação de proteína por espectroscopia no visível. Separação de proteínas por cromatografia em coluna. Estudo da actividade da enzima lactase. Determinação do potencial formal de oxidação-redução do citocroma c.

Bibliografia

Livro a seguir:

Entender a Bioquímcia. Luis S. Campos. 5ª Edição. Escolar Editora.

Bibliografia adicional:

Principles of Biochemistry. Moran, Hortonm, Scrimgeour, Perry. Pearson Editora.

LEHNINGER PRINCIPLES OF BIOCHEMISTRY
Nelson, D.L., & Cox, M.M.
W.H. Freeman and Company, San Francisco, 5th ed. 2008

PRINCIPLES OF BIOCHEMISTRY
Voet, D., Voet, J.G. & Pratt, C.W.
John Wiley & Sons, Inc., New York, 3rd ed. 2008

BIOCHEMISTRY
Lubert Stryer
W. H. Freeman and Company, San Francisco. 6th Ed. 2007.

Método de ensino

A leccionação está organizada em aulas teóricas, aulas teórico-práticas e aulas práticas de laboratório. As matérias desenvolvidas nas aulas teóricas são aplicadas à resolução de problemas concretos nas aulas teórico-práticas, sendo dado especial ênfase a aplicações numéricas. Nas aulas de laboratório os alunos realizam trabalhos experimentais ilustrativos de técnicas importantes em Bioquímica.
A preparação das sessões de trabalho laboratorial e o tratamento dos resultados experimentais constitui uma parte importante do trabalho desenvolvido em autonomia pelo aluno, mas está sujeita à avaliação e correcção pelo docente para que a formação do aluno seja completa tanto do ponto de vista teórico como experimental.

Método de avaliação

É recomendado ler o regulamento de avaliaçao da Faculdade.

http://www.fct.unl.pt/sites/default/files/Reg_Aval.pdf

Avaliação

A avaliação terá componentes prática e teórica. A nota final será calculada de acordo com a seguinte fórmula:

    Nota Final = 0,70 x Nota teórica + 0,20 Nota Prática + 0,10 Avaliaçao  Sumativa

Os alunos obterão aprovação à disciplina com nota maior ou igual a 9,5 valores. Nehum dos testes terá nota mínima. ainda que a média dos 3 testes tenha de ser 9.5 para pasar a cadeira.

 

O aluno que tenha mais chamadas positivas na avaliação sumativa fixará o máximo da pontuação para este valor. O demais alunos terão a sua nota recalculada sob esse máximo na pontuação final da avaliação sumativa.

 

Avaliação sumativa e um conjunto de peças de avaliação realizadas em contexto de sala de aula (e.g. resolução de um problema em quadro, respostas a perguntas, apresentação por um aluno no quadro de informação pedida pelo docente). 


IMPORTANTE

Durante o exame o aluno esta proibido de falar com ninguém que não seja o docente ou docentes presentes na sala. O intercâmbio de qualquer tipo de comentário entre alunos durante o exame levara automaticamente a expulsão dos alunos da sala de exame. O exame será avaliado com 0 (cero).

Durante as aulas os dispositivos electronicos de qualquer tipo debem estas desligados. Telemoveis, tablets e PCs nao podem ter conexao activa. O incumpirmento desta norma leva a expulsao do aluno da sala.

Os pdfs dos temas são indicativos da matéria a estudar. Não são nem pretendem ser um compêndio de bioquímica. O aluno e vivamente aliciado a utilizar os pdfs como guiões informativos para ampliar a matéria pela bibliografia recomendada.


Frequência à disciplina

1.  Frequência obrigatória das 5 sessões práticas de laboratório 

  •  A pontualidade do aluno, a preparação das aulas práticas, a execução do trabalho experimental, contribuirão para a obtenção da frequência

2.  Frequência de 70% das aulas teóricas e 70% das aulas teórico-práticas (apenas para alunos de 1ª inscrição)

Nota teórica

Avaliação contínua pela realização de 3 testes (1 h cada teste)

  • Para  aprovação à disciplina a nota teórica (media dos 3 testes) tem que ser maior ou igual a 9,5 valores.

Nota prática

Realização de 1 teste após realização de todos os trabalhos práticos.

  • Não existe nota mínima para a componente prática.
  • A nota prática obtida no ano lectivo passado (2011-2012) é válida no corrente ano.

Notas importantes:

  1. As notas de todos os testes serão arredondadas à décima; as notas teórica e prática entrarão na fórmula de classificação final também arredondadas à décima.
  2. Os alunos que tenham obtido frequência em anos anteriores são dispensados das aulas práticas. Para os repetidores a formula de cálculo da nota será:

Nota Final = 0,90 x Nota teórica + 0,10 Avaliaçao  Sumativa

  1. Melhoria da classificação final é obtida pela realização de um exame final que integra as duas componentes em avaliação (teórica e prática).

 


Cursos