
Conservação Preventiva
Código
7414
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Conservação e Restauro
Créditos
6.0
Professor responsável
Maria Filomena Meireles Abrantes de Macedo Dinis
Horas semanais
6
Total de horas
84
Língua de ensino
Português
Objectivos
Os principais objectivos desta disciplina são dotar os alunos de conhecimentos teóricos e práticos que lhes permitam agir de modo a minimizar os processos de deterioração e danos, de modo a prolongar o tempo de vida do património cultural da humanidade.
Pré-requisitos
Não há requesitos
Conteúdo
Programa Resumido das Aulas Teóricas:
-
Conservação Preventiva: conceitos e definições.
-
Agentes (factores) de deterioração
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Controle dos agentes de deterioração
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Processo de decisão
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Gestão de risco aplicada a colecções
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Forças Físicas
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Fogo
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Água
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Acções criminosas
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Temperatura e humidade
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Luz e iluminação
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Principais poluentes atmosféricos
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Materiais de construção, armazenamento e exposição
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Controle integrado de pragas
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Exposição
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Reservas do museu
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Plano de emergência
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Inspecção
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Programa de monitorização
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Casos práticos
Programa Resumido das Aulas Práticas
-
Gestão de risco: calculo da magnitude dos riscos
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Temperatura e métodos de determinação
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Humidade relativa: aparelhos e determinação
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Iluminação
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Anóxia
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Manuseamento
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Visitas de estudo
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Trabalhos práticos
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Discussão dos trabalhos práticos
Bibliografia
Ashley-Smith, Jonathan (1999). Risk assessment for object conservation. Butterworth-Heinemann, Londres
Hatchfield P. B. (2002) Pollutants in the Museum Environment. Practical Strategies for problem solving in design, exhibition and storage. Archetype publications
Maekawa S. (1998). Oxygen-Free Museum Cases. Research in conservation. The Getty Conservation Institute.
Schaeffer T T. (2001) Effects of light on Materials in collections. Data on photoflash and related sources. Research in conservation. The Getty Conservation Institute.
Selwitz C. & Maekawa S. (1998). Inert gases in the Control of Museum Insect Pests. Research in conservation. The Getty Conservation Institute.
Tétreault J. (2004). Airborne Pollutants in museums, Galleries, and Archives: Risk Assessment, Control Strategies, and Preservation Management. Canadian Conservation Institute
Thomson, Garry (1986). The Museum Environment. 2nd Edition. Butterworth-Heinemann. Londres
Vários (1994). Care of Collections. Routledge, London, 1994. KNELL, S. (Ed.)
Vários (1994). Preventive Conservation practice theory and research. Preprints of the Contribution to the Ottawa Congress, 12-16 September 1994. The International Institute for Conservation of historic and artistic Works (IIC) Ashok Roy & Perry Smith (Eds)
Vários (2000). Rational decision making in the preservation of cultural property. Report of the 86th Dahlem Workshop on rational. DahlemUniversity Press Baer & Snickars (Eds)
Vários (2002). Conservation Science 2002. Papers from the Conference Held in Edinburg, Scotland 22-24 May 2002, Townsend JH, Eremin Adriaens A (Eds)
Vários (2002). The Manual of Museum Exhibition. Altamira Press 2002, Oxford, Lord & Lord (Eds)
Waller R. Robert (2003). Cultural Property Risk Analysis Model. Goteborg Studies in Conservation 13. Acta Universitatis Gothoburgensis
Método de ensino
Explicações orais, visitas de estudo e elaboração de pequenos projectos.
Método de avaliação
Frequência: conjunto de condições a satisfazer pelo estudante para ter acesso a exame; O aluno terá acesso ao Exame de Recurso desde que não falte a mais de 2/3 das aulas teóricas e práticas.
A avaliação teórica (ou teórico-prática) será efectuada através de 2 Testes ou por Exame de Recurso.
A avaliação prática dos conhecimentos será composta por duas partes: a realização de um relatório prático e a apresentação oral deste trabalho.
A nota final é calculada segundo a seguinte fórmula:
Nota Final = (T × 0.6) + (0.4 × P)
T = avaliação dos conhecimentos teóricos (testes ou exame teórico)
P = avaliação da aplicação prática dos conhecimentos adquiridos
Os alunos devem ter uma nota mínima de 9.5 em cada uma das componentes de avaliação. Só podem realizar o teste 2 os alunos que tiverem obtido uma nota minima de 9.5 no teste 1; caso contrário terão de fazer a parte teórica da disciplina por Exame de recurso.