Faculdade de Ciências e Tecnologia

Diagnóstico e Conservação de Cerâmicos e Vidro

Código

7418

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Conservação e Restauro

Créditos

6.0

Professor responsável

Augusta Raquel Ferreira Moniz Lima, Márcia Gomes Vilarigues

Horas semanais

5

Total de horas

84

Língua de ensino

Português

Objectivos

O objectivo central desta unidade curricular é proporcionar as bases fundamentais da ciência e da conservação do vidro e da cerâmica que permitam aos alunos:

  • conhecer quais os tipos de cerâmica e vidro que existem e as suas propriedades mecânicas, químicas e ópticas;
  • conhecer e identificar as técnicas de produção de peças de cerâmica e vidro/vitral;

  • conhecer os métodos de análise para a caracterização e o diagnóstico destes objectos;
  • compreender os processos e causas de deterioração de vidros e cerâmica;
  • compreender a importância da realização do diagnóstico do estado de conservação numa intervenção de conservação e restauro;
  • avaliar o estado de conservação de peças de cerâmica e vidro/vitral e elaborar o respectivo relatório de diagnóstico;
  • propor medidas de Conservação Preventiva para objectos de cerâmica e vidro/vitral.

Soft skills:

  • Capacidade de gestão de tempo e de cumprimento de prazos
  • Capacidade de trabalhar eficientemente e colaborar em grupo
  • Capacidade de comunicação oral e escrita

Pré-requisitos

Não se aplica.

Conteúdo

1. Introdução ao vidro

O que é o vidro?

Conceito de estado vítreo

Estrutura e principais componentes

Propriedades mecânicas, químicas e ópticas

Tipologias

Síntese de vidros

2. A cor no vidro

3. Técnicas de produção

Demonstração de vidro soprado no estúdio da VICARTE

4. Introdução à Cerâmica

O que é a cerâmica?

Estrutura das argilas

Pastas cerâmicas

Classificação da cerâmica

Defeitos de fabrico

5. Técnicas de conformação e decoração


6. Estudo de pastas cerâmicas

Contracção à secagem e cozedura e porosidade

7. Estudo e síntese de vidrados


8. Diagramas de fase ternários

9. Deterioração do Vidro e Vitral 

Mecanismos e formas de alteração: weathering e crizzling.

10. Deterioração da Cerâmica

Deterioração física e química.

11. Introdução aos métodos analíticos

12. Diagnóstico de objetos de Cerâmica e Vidro/Vitral

Qual a sua importância e normas para a elaboração de documentação fotográfica e escrita.

13. Conservação Preventiva

14. Elaboração e apresentação oral de um relatório de diagnóstico (trabalho de grupo) 

Bibliografia

Baptista, João L., Diagramas de fases, Departamento de Engenharia Cerâmica e do Vidro da Universidade de Aveiro, 1993.

Buys, Susan; Oakley, Victoria, Conservation and Restoration of Ceramics, Butterworth-Heinemann, 2002.

Doremus, Robert, Glass Science, 2nd Ed., John Wiley & Sons, 1994.

Shelby, James E., Introduction to Glass Science and Technology, The Royal Society of Chemistry, 1997.

Fernandes, Maria Helena Vaz, Introdução à Ciência e Tecnologia do Vidro, Ed. Universidade Aberta, 1999.

Navarro, José Maria Fernandez, El Vidrio, 2ªEd, CSIC, Fundación Centro Nacional del Vidrio, Real Fabrica de Cristais de La Granja, Madrid, 1991.

Koller, Ales (Ed.), Structure and Properties of Ceramics, Elsevier, 1994.

Newton, Roy; Davison, Sandra, Conservation of Glass, Butterworth-Heinemann, 1996.

Rhodes, Daniel, Clay and Glazes for the Potter, 8th Ed., Krause Publications, 1998.

Tait, Hugh (Ed.), Five Thousand Years of Glass, 4th Ed., British Museum Press, 2004.

Método de ensino

A unidade curricular desenvolve-se em aulas teóricas e práticas e uma visita de estudo ao Museu Nacional do Azulejo.

Na aulas teóricas explicar-se-ão e discutir-se-ão os vários tópicos do programa da cadeira, com recurso a exemplos e casos de estudo.

Nas aulas práticas serão realizados, em grupo, trabalhos de síntese e ensaios de materiais e o diagnóstico de peças de cerâmica e vidro. Os resultados serão discutidos com o docente.

Componentes de avaliação

  • Teórico-prática: dois testes intercalares
  • Laboratorial: diagnóstico de peças de cerâmica e vidro, e elaboração do respectivo relatório; apresentação oral desse trabalho (trabalhos de grupo)
  • Sumativa: avaliação do aluno em contexto de sala de aula (capacidade de resolução de problemas e de execução dos trabalhos práticos, interesse e participação nas aulas, pontualidade e assiduidade).

Fórmula de cálculo da nota final:

NF= 0.25*(Teste 1) + 0.25*(Teste 2) + 0.25*(relatório diagnóstico) + 0.15* (apresentação) + 0.1*(avaliação sumativa)

Método de avaliação

(documento em formato Word na secção "Outros")

Diagnóstico e Conservação de Cerâmica e Vidro 2014/2015

Método de Avaliação

1. Componentes de avaliação 

Avaliação contínua com três componentes de avaliação:

  • avaliação teórico-prática;
  • avaliação laboratorial;
  • avaliação sumativa.

2. Elementos de avaliação

2.1  Componente teórico-prática: dois testes escritos (Teste 1 e Teste 2) realizados individualmente e sem consulta.

2.2  Componente laboratorial: 1) diagnóstico de peças de cerâmica e vidro e realização do respectivo relatório de diagnóstico 2) apresentação oral do diagnóstico realizado e discussão. Estes trabalhos são realizados em grupo.

2.3  Componente sumativa: avaliação do aluno em contexto de sala de aula (capacidade de resolução de problemas e de execução dos trabalhos práticos, interesse e participação nas aulas, pontualidade e assiduidade).


3. Fórmula de cálculo da classificação final (CFinal)

CFinal = 0.5*(classificação componente teórico-prática) + 0.4*(classificação componente laboratorial) + 0.1*(classificação componente sumativa)

A classificação de cada componente é dada na escala 0-20, com arredondamento às décimas, e cada parcela é arredondada às décimas. A CFinal é arredondada às unidades.

4. Classificação das componentes de avaliação e notas mínimas

4.1  Classificação da componente teórico-prática (CTP)

CTP = 0.5* (Teste 1) + 0.5* (Teste 2)

A classificação dos testes é feita de 0-20, com arredondamento às décimas. A CTP é arredondada às décimas. É exigida classificação mínima de 10 (9,5) nesta componente.

A avaliação em Exame é feita de 0-20 com arredondamento às décimas.

4.2  Classificação da componente laboratorial (CL)

CL = 62.5* (diagnóstico e respectivo relatório) + 37.5* (apresentação oral do diagnóstico e discussão)

A classificação do relatório e apresentação é feita de 0-20, com arredondamento às décimas. A CL é arredondada às décimas.

É exigida classificação mínima de 10 (9,5) nesta componente e exigida classificação mínima de 10 (9,5) na apresentação oral.

Não são aceites trabalhos entregues fora do prazo. Os trabalhos escritos deverão ser entregues em formato digital (PDF e Word) e versão impressa; a apresentação em formato PowerPoint.

4.3  Componente sumativa

A classificação é arredondada às décimas. É exigida classificação mínima de 10 (9,5) nesta componente.

De acordo com as fórmulas expostas acima a CFinal, no que respeita aos elementos de avaliação, é a seguinte:

CFinal = 0.25*(Teste 1) + 0.25*(Teste 2) + 0.25*(relatório diagnóstico) + 0.15* (apresentação oral) + 0.1*(avaliação sumativa)

 

5.  Condições para a obtenção de frequência

- Realizar as componentes laboratorial e sumativa de acordo com os requisitos expostos nos pontos 4.2 e 4.3.

- O número de faltas não justificadas não pode exceder dois.


6. Validade da Frequência e das classificações obtidas nos anos anteriores

A Frequência é válida indefinidamente.

As classificações obtidas nos anos anteriores em cada uma das componentes exigidas para a obtenção de frequência são válidas indefinidamente.

 

7. Pré-inscrição

Não é necessária pré-inscrição nos elementos de avaliação.

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