Faculdade de Ciências e Tecnologia

Materiais e Tecnologias de Mostradores Planos

Código

7454

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências dos Materiais

Créditos

6.0

Professor responsável

Pedro Miguel Cândido Barquinha

Horas semanais

5

Língua de ensino

Português

Objectivos

No final da unidade curricular pretende-se que o aluno tenha noções consolidadas sobre os materiais, estrutura, fabrico e funcionamento de diferentes tipos de mostradores planos, destacando-se os LCDs e OLEDs no mercado high-end e os electroforéticos e electrocrómicos no low-end, tecnologias dominantes no panorama actual e futuro do mercado, assim como das diferentes formas e tecnologias de endereçamento destes mostradores.

Pré-requisitos

Embora não seja requisito obrigatório, é fortemente recomendável que os alunos tenham frequência de Materiais Semicondutores, Microelectrónica  II  e Electrónica I.

Conteúdo

Aulas Teóricas:

  • Introdução aos mostradores: conceitos elementares, evolução histórica, importância, aplicações e mercado, classificação e principais parâmetros de caracterização de mostradores
  • Fundamentos de luz, óptica e percepção visual
  • Substratos para mostradores: propriedades, vantagens e limitações de substratos rígidos e flexíveis. A problemática do índio em mostradores.
  • Mostradores de cristal líquido: introdução aos cristais líquidos (definições, tipos, fases, propriedades), polarização e birrefringência, a célula TN, tipos de endereçamento (directa, matriz passiva e activa).
  • LCDs de matriz activa: requisitos, comparação entre diferentes tecnologias de TFTs, outros dispositivos para comutação on/off em AMLCDs. Optimização de AMLCDs: brilho, contraste, ângulo de visão, tempo de resposta, cintilação, artefactos de imagem, consumo energético.
  • Mostradores electroluminescentes: OLEDs, TFELs e LEDs
  • Mostradores CRT e FED; e-paper e electrocrómicos; plasma.
  • Matrizes activas para sensores de raios-X
  • Principais tecnologias de touch-screens
  • 3D em mostradores planos

 

Aulas Práticas:

Problemas sobre endereçamento de mostradores

Fabrico de backplane de um mostrador com matriz activa, baseada em TFTs de óxidos semicondutores e respectiva caracterização (eléctrica e análise de falhas)

Análise laboratorial de mostradores OLED e LCDs comerciais

 

Bibliografia

J.-H. Lee, D. N. Liu, and S.-T. Wu, Introduction to Flat Panel Displays, West Sussex, UK: John Wiley & Sons Ltd., 2008

G.P. Crawford, Flexible Flat Panel Displays, West Sussex, UK: John Wiley & Sons Ltd., 2005

A.K. Bhowmik, Z. Li, and P.J. Bos, Mobile Displays: Technology and Applications, West Sussex, UK: John Wiley & Sons Ltd., 2008

R.R. Hainich and O. Bimber, Displays: Fundamentals & Applications, Boca Raton, USA: CRC Press, 2011

Método de ensino

 O programa está articulado entre aulas teóricas e práticas, 2 e 3 horas semanais, respectivamente.
Nas teóricas expõe-se oralmente a matéria, suportada por ppts com informação detalhada e actualizada, fomentando-se a discussão relativamente à viabilidade de implementação dos materiais e processos a nível industrial.
As aulas de laboratório visam a utilização de técnicas de câmara limpa para fabrico de um backplane de matriz activa de baixa resolução (128x128 pixeis), procurando sensibilizar os alunos para os problemas que surgem durante o fabrico e de que forma podem limitar o funcionamento do mostrador.
Os alunos são avaliados por dois testes teóricos efectuados ao longo do semestre, ou alternativamente um exame (50 % nota final), por uma apresentação oral em grupo (20 min) sobre um dos tópicos das aulas teóricas (15 %) e por um relatório sobre o trabalho prático (35 %).
A frequência implica presença nas aulas práticas e aprovação no relatório.

Método de avaliação

Os alunos são avaliados por dois testes teóricos efectuados ao longo do semestre, ou alternativamente um exame (50 % nota final), por uma apresentação oral em grupo (20 min) sobre um dos tópicos das aulas teóricas (15 %) e por um relatório em grupo sobre o trabalho prático (35 %).
A frequência implica presença nas aulas práticas e aprovação no relatório.

Cursos