Faculdade de Ciências e Tecnologia

Sistemas Multi-Agente

Código

8292

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Informática

Créditos

6.0

Professor responsável

João Alexandre Carvalho Pinheiro Leite, José Júlio Alves Alferes

Horas semanais

4

Total de horas

56

Língua de ensino

Português

Objectivos

Conhecimento:

  • Arquitecturas de Agentes
  • A linguagem de Programação para Agentes Jason
  • Mecanismos e estratégias de decisão individual em sistemas multi-agente.
  • Mecanismos e estratégias de negociação, decisão distribuída e colaboração.

Aptidões:

  • Analisar e modelar um problema usando um sistema Multi-Agente
  • Implementar um Sistema Multi-Agente em Jason.

Conteúdo

  1. Introdução aos sistemas multi-agente
  2. Arquitecturas de Agentes
    1. Agentes Inteligentes
    2. Agentes de raciocínio dedutivo
    3. Raciocínio prático
    4. Arquiteturas reativas e híbridas
  3. Linguagens de programação orientadas a agentes
  4. Teoria de jogos não-cooperativos
  5. Teoria da escolha social
  6. Jogos Bayseianos
  7. Desenho de Mecanismos

Bibliografia

M. Wooldridge. An Introduction to Multiagent Systems. 2nd Edition, John Wiley, 2009.

Y. Shoham and K. Leyton-Brown, Multiagent Systems: Algorithmic, Game-theoretic, and Logical Foundations. Cambridge University Press, 2009.

Método de ensino

O programa é leccionado em aulas teóricas e práticas. Nas primeiras são leccionados os conceitos e técnicas relevantes.

Nas aulas práticas são resolvidos problemas, feitas experiências em laboratório de computadores, e (parcialmente) desenvolvido o trabalho prático usando Jason.

Método de avaliação

A avaliação de conhecimentos inclui:

  • componente teórica: 2 testes individuais teóricos (ou um exame de recurso), onde é avaliado o conhecimento que os alunos adquiriram dos conceitos e características das técnicas leccionadas. As datas marcadas no CLIP ainda estão sujeitas a ajustes.
  • componente prátics: 1 trabalho prático, elaborado em grupo de 2 estudantes, que consiste no desenho, análise, e implementação de uma equipa de agentes para participar no concurso de programação de agentes (http://multiagentcontest.org/) .

A entrega e avaliação do trabalho prático é feita em duas fases: numa primeira fase é entregue o desenho do sistema multi-agente; numa segunda fase é entrege o projecto completo. A avaliação do projecto final inclui uma competição entre os vários sistemas apresentados.

Para obter aprovação à disciplina um aluno necessita ter uma classificação igual ou superior a 10 valores na componente teórica. A nota final da disciplina é a média das duas componentes (contribuindo cada uma das componentes com igual peso - 50%).

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