Faculdade de Ciências e Tecnologia

Modelos de Apoio à Decisão

Código

8416

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Matemática

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria Isabel Azevedo Rodrigues Gomes

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

- Introduzir conceitos elementares de Teoria da  Decisão;

- Apresentar aos alunos uma grande variedade de Modelos utilizados no apoio à tomada de decisão;

- Confrontar os alunos com as problemáticas associadas à subjectividade inerente às tomadas de decisão e apresentar como diferentes metodologias tratam essa subjectividade;

- Permitir aos alunos o contacto com situações de tomada de decisão quase-reais através da resolução de pequenos casos de estudo inspirados em situações reais;

- Expandir o conceito de Programação Linear à abordagem Multi-Objetivo;

- Apresentar diversos métodos de obtenção de Solução Eficientes em problemas de PLMO.


Pré-requisitos

É aconselhável, mas não fundamental, que os alunos tenham conhecimentos elementares de Programação Linear.

Conteúdo

1 – Decisão Uni-Critério:

            Decisão em Situação de Incerteza;

            Decisão em Situação de Risco;

            Decisões sequênciais e Árvores de Decisão;

            Teoria da Utilidade;

            Modelos Markivianos de Decisão;

 

2 – Decisão Muiti-Critério:

            Modelos Compensatórios – Técnicas SMART and TOPSIS

            Modelos Não-Compensatórios – Métodos ELECTRE;

            Modelos Hierárquicos – Filosofia AHP.

 

3 – Optimização Multi-Objectivo:

            Soluções e Objectivos. Dominância e Eficiência;

            Modelos com somas agregadas;

            Modelos com vectores de pesos;

            Modelos com mudança de escala;

            Modelos de redução da região admissível;

            Programação por Metas;

            Modelos Interactivos: STEM.

Bibliografia

Hillier, Lieberman, Introduction to Operations Research, Mc Graw - Hill, 10th ed (2015) - or any other edition

Ruy A. Costa, "Elementos de apoio às aulas de Investigação Operacional (B)", "Enunciados de Exercícios de Investigação Operacional (B)"

Goodwin, P. e Wright, G. – Decision Analysis for Management Judgement (2014 -  5th ed.) – John Wiley & Sons

Anderson et al – Quantitative Methods for Business (2001) – SW College Publicating

Saaty, T. L.– The Analytic Hierarchy Process: Planning, Priority Setting, Resource Allocation (1990) – RSW Publications

Steuer, R. E.– Multiple Criteria Optimizations: Theory, Computation, and Application (1986) – John Wiley & Sons

Método de ensino

Em cada aula de 4 horas é introduzido um tema que será desenvolvido pelo docente numa fase de exposição e, seguidamente, explorado pelos alunos, em grupos de 2 ou 3 alunos, com a resolução de um Problema Formativo.

De seguida, o trabalho dos alunos é discutido pelos grupos e corrigido pelo docente.

As aulas decorrem em laboratório computacional.

No caso de existirem alunos estrangeiros, a língua de ensino poderá ser o Inglês. 


Método de avaliação

Frequência: Assistência a um mínimo de 2/3 das aulas lecionadas OU classificação igual ou superior a 3 em 80% dos TPC semanais realizados durante o semestre

Av. Contínua: Três testes de 60 minutos cuja classificação varia entre 6 (um teste) e 7 valores (dois testes).

Acesso à Avaliação Contínua: O aluno só será admitido ao segundo teste se tiver sido avaliado no primeiro. O aluno só será admitido ao terceiro teste se tiver sido avaliado no segundo teste e tiver obtido frequência.

Considere CT1, CT2 e CT3 as classificação do 1º, 2º e 3º testes, respect.,

Aprovação se CT= CT1 + CT2 + CT3 >= 9,5. Classificação Final será o arredondamento simétrico de CT.

Av. Exame.

Considere CE a classificação em exame. Aprovação se CE >= 9,5. Classificação Final será o arredondamento simétrico de CE.

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