
Investigação na Prática Pedagógica I
Código
8502
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Matemática
Créditos
3.0
Professor responsável
António Manuel Dias Domingos, Maria Helena Coutinho Gomes Almeida Santos
Horas semanais
1
Língua de ensino
Português
Objectivos
Esta disciplina insere-se na formação educacional de âmbito geral necessária aos futuros professores e tem por objectivos desenvolver competências de investigação em educação e na sua área de docência e proporcionar momentos de preparação, implementação e reflexão sobre a indução na prática pedagógica do trabalho de estágio. Neste sentido serão apresentadas e discutidas diferentes metodologias de investigação, dando especial destaque às que têm aplicação na prática pedagógica.
Será dado especial relevo à investigação-ação enquanto metodologia que permite que os futuros professores investiguem sobre a sua própria prática. Neste contexto pretende-se que seja estruturada uma primeira abordagem do trabalho de investigação que deverá ser apresentado no final do mestrado.
A par desta abordagem será feito um acompanhamento da Prática Pedagógica Supervisionada, em curso, englobando momentos de preparação, execução e avaliação dessa prática.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
Modos de intervenção: no meio, na escola, na direção de turma, na turma, na aula.
Investigação qualitativa aplicada à educação
- Utilização pedagógica da investigação qualitativa
- Investigação-ação
Desenvolvimento do plano de investigação
- Trabalho de campo
- Redação de trabalhos de investigação.
Bibliografia
Bogdan, R., & Biklen, S. (1994). Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora.
Matos, J. M., & Serrazina, M. L. (1996). Didáctica da Matemática. Lisboa: Universidade Aberta.
Ponte, J. P., Costa, F., Lopes, H., Moreirinha, O., & Salgado, D. (1997). Histórias da aula de matemática. Lisboa: APM.
Silva, A. S., & Pinto, J. M. (1986). Metodologia das Ciências Sociais. Porto: Edições Afrontamento.
Programas para o Ensino Básico e Secundário, Manuais Escolares em vigor, Brochuras e outros materiais pedagógicos.
Método de ensino
Aulas teórico-práticas funcionando em seminário. Serão apresentados, discutidos e comentados os trabalhos desenvolvidos pelos alunos em estágio, bem como as suas intervenções na escola e na prática pedagógica. Será solicitada a colaboração dos respectivos orientadores. Prevê-se a participação nas atividades do centro de investigação Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento.
A avaliação será contínua tendo por base:
- a participação dos alunos no trabalho da aula
- a apresentação e discussão dos temas propostos
- o desempenho na preparação e implementação das tarefas pedagógicas constantes do estágio
- a progressão do relatório de estágio.
Método de avaliação
A avaliação será contínua tendo por base:
- a participação dos alunos no trabalho da aula
- a apresentação e discussão dos temas propostos
- o desempenho na preparação e implementação das tarefas pedagógicas constantes do estágio
- a progressão do relatório de estágio.