Faculdade de Ciências e Tecnologia

Investigação na Prática Pedagógica I

Código

8502

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Matemática

Créditos

3.0

Professor responsável

António Manuel Dias Domingos, Maria Helena Coutinho Gomes Almeida Santos

Horas semanais

1

Língua de ensino

Português

Objectivos

Esta disciplina insere-se na formação educacional de âmbito geral necessária aos futuros professores e tem por objectivos desenvolver competências de investigação em educação e na sua área de docência e proporcionar momentos de preparação, implementação e reflexão sobre a indução na prática pedagógica do trabalho de estágio. Neste sentido serão apresentadas e discutidas diferentes metodologias de investigação, dando especial destaque às que têm aplicação na prática pedagógica.

Será dado especial relevo à investigação-ação enquanto metodologia que permite que os futuros professores investiguem sobre a sua própria prática. Neste contexto pretende-se que seja estruturada uma primeira abordagem do trabalho de investigação que deverá ser apresentado no final do mestrado.

A par desta abordagem será feito um acompanhamento da Prática Pedagógica Supervisionada, em curso, englobando momentos de preparação, execução e avaliação dessa prática.

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

Modos de intervenção: no meio, na escola, na direção de turma, na turma, na aula.

Investigação qualitativa aplicada à educação

- Utilização pedagógica da investigação qualitativa

- Investigação-ação

Desenvolvimento do plano de investigação

- Trabalho de campo

- Redação de trabalhos de investigação.

Bibliografia

Bogdan, R., & Biklen, S. (1994). Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora.

Matos, J. M., & Serrazina, M. L. (1996). Didáctica da Matemática. Lisboa: Universidade Aberta.

Ponte, J. P., Costa, F., Lopes, H., Moreirinha, O., & Salgado, D. (1997). Histórias da aula de matemática. Lisboa: APM.

Silva, A. S., & Pinto, J. M. (1986). Metodologia das Ciências Sociais. Porto: Edições Afrontamento.

Programas para o Ensino Básico e Secundário, Manuais Escolares em vigor, Brochuras e outros materiais pedagógicos.

Método de ensino

Aulas teórico-práticas funcionando em seminário. Serão apresentados, discutidos e comentados os trabalhos desenvolvidos pelos alunos em estágio, bem como as suas intervenções na escola e na prática pedagógica. Será solicitada a colaboração dos respectivos orientadores. Prevê-se a participação nas atividades do centro de investigação Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento.

A avaliação será contínua tendo por base:

- a participação dos alunos no trabalho da aula

- a apresentação e discussão dos temas propostos

- o desempenho na preparação e implementação das tarefas pedagógicas constantes do estágio

- a progressão do relatório de estágio.

Método de avaliação

A avaliação será contínua tendo por base:

- a participação dos alunos no trabalho da aula

- a apresentação e discussão dos temas propostos

- o desempenho na preparação e implementação das tarefas pedagógicas constantes do estágio

- a progressão do relatório de estágio.

Cursos