Faculdade de Ciências e Tecnologia

Elementos de Análise e Álgebra II

Código

8789

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Matemática

Créditos

6.0

Professor responsável

Manuel Messias Rocha de Jesus

Horas semanais

5

Total de horas

67

Língua de ensino

Português

Objectivos

Aquisição de conhecimentos elementares de acordo com o programa da disciplina.

Pré-requisitos

O aluno deve possuir conhecimentos elementares de análise, nomeadamente, sucessões de números reais, cálculo diferencial e integral em R.

Conteúdo

I. Séries:

   1-Séries numéricas;

   2-Séries de Taylor;

   3-Séries de potências;

   4-Técnicas para a obtenção de desenvolvimentos em séries de Taylor.

 

II. Funções de várias variáveis:

   1-Definição e representação gráfica;

   2-Limites e continuidade;

   3-Derivadas parciais e diferenciabilidade;

   4-Máximos e mínimo de funções de várias variáveis;

   5-Integração de funções de duas variáveis.

 

III. Equações diferenciais ordinárias:

   1-Modelação matemática através de equações diferenciais;

   2-Equações diferenciais de variáveis separáveis;

   3-Equações diferenciais lineares de primeira ordem;

   4-Equações diferenciais exactas;

   5-Equações diferenciais lineares de segunda ordem.

 

IV. Grupos:

   1-Definição e exemplos;

   2-Grupos cíclicos;

   3-Grupo simétrico;

   4-Grupos e simetria.

Bibliografia

[1] Sá, A. & Louro, B. – Sucessões e Séries, Escolar Editora, 2009.

[2] Sarrico, C. - Análise Matemática, Gradiva, 1997.

[3] Sarrico, C. - Cálculo Diferencial e Integral para funções de várias variáveis, Esfera do Caos, 2009.

[4]  Monteiro, A. & Matos, I. - Álgebra, Escolar Editora, 2001.

Método de ensino

Aulas teóricas e aulas práticas de resolução de problemas.

Método de avaliação

A avaliação na disciplina de Elementos de Análise e Álgebra II é distribuída, com possibilidade de dispensa de exame final de acordo com o Nº 4 do Art.º 1º do Regulamento de Avaliação, sendo composta por uma Avaliação Contínua constituída por 3 testes e uma Avaliação por Exame Final.

O aluno só pode ser aprovado na disciplina se tiver obtido frequência, isto é, desde que tenha comparecido a, pelo menos, dois terços das aulas práticas lecionadas. Estão dispensados de frequência os alunos inscritos com estatuto de trabalhador-estudante, os alunos que tenham obtido frequência na disciplina no ano letivo 2013-2014 e os alunos que estejam abrangidos por outro regime especial devidamente comprovado.

Avaliação Contínua

Este tipo de avaliação aplica-se aos alunos inscritos que pretendam fazer um acompanhamento e uma avaliação faseados à disciplina e é composta por 3 testes durante o semestre. Cada teste tem a duração de 1 hora e 30 minutos, sem intervalo, sendo composto por uma parte de escolha múltipla e outra de resposta ampla. O teste será cotado para 20 valores. Na média aritmética das classificações obtidas nesses 3 testes o aluno tem de alcançar, pelo menos, a classificação de 9.5 valores para ter aprovação à disciplina, caso contrário tem de sujeitar-se à avaliação por exame final. No terceiro e último teste o aluno não pode obter uma classificação inferior a 7 valores, caso contrário terá de passar à Avaliação por Exame Final. Para poder realizar qualquer dos testes o aluno tem de estar inscrito na disciplina e de ter comparecido a, pelo menos, dois terços das aulas práticas lecionadas até à data da sua realização. Os alunos inscritos com estatuto de trabalhador-estudante, ou que tenham obtido frequência no ano letivo 2013-2014, ou estejam abrangidos por outro regime especial devidamente comprovado, não se encontram sujeitos à restrição de frequência mínima das aulas práticas imposta para a apresentação aos testes.

Classificação por Avaliação Contínua

A classificação obtém-se fazendo a média aritmética das notas obtidas em cada um dos 3 testes.

1 – Se a classificação for inferior, ou igual, a 9.4 valores o aluno pode  passar à  Avaliação por Exame Final.

2 - Se a classificação for superior, ou igual, a 9.5 valores e inferior ou igual, a 16.4 valores, o aluno fica aprovado com essa classificação arredondada às unidades.

3 - Se a classificação for superior, ou igual, a 16.5 valores o aluno poderá optar entre ficar com a classificação final de 16 valores ou submeter-se a uma prova complementar para defesa de nota.

Avaliação por Exame Final

Esta avaliação destina-se aos alunos que não obtiveram sucesso na Avaliação Contínua e a todos os alunos inscritos que se queiram propor a exame. Este tipo de avaliação consiste na realização de um exame. Podem apresentar-se a esta avaliação todos os alunos inscritos na disciplina desde que tenham frequência, ou dela estejam dispensados. Se a classificação obtida na prova entregue for inferior, ou igual, a 9.4 valores o aluno reprova. Se a classificação obtida na prova entregue for superior, ou igual, a 9.5 valores a classificação final é obtida de acordo com o que está indicado nos pontos 2 e 3 da classificação por avaliação contínua.

Exames de Melhoria

Todo o aluno que pretenda apresentar-se a exame de melhoria de nota deve inscrever-se, para esse efeito, no CLIP ou na Divisão Académica. A classificação do exame de melhoria é obtida de acordo com o indicado nos pontos 2 e 3 da classificação por avaliação contínua. Se este resultado for superior ao já obtido anteriormente na disciplina, será tomado como nota final, caso contrário, não se verifica melhoria de nota.

 

Para a realização de qualquer uma das provas escritas (testes ou exame) os alunos terão que:

a) inscrever-se no CLIP para a prova, durante os períodos de inscrição, e levar um caderno de exame (em branco) na data da prova;  

b) serem portadores do Bilhete de Identidade ou do Cartão de Cidadão, dentro do prazo de validade, no  ato da prova.  

Cursos