
Estatística
Código
8792
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Matemática
Créditos
6.0
Professor responsável
Ayana Maria Xavier Furtado Mateus
Horas semanais
4
Total de horas
70
Língua de ensino
Português
Objectivos
O objetivo da unidade curricular é proporcionar ao aluno uma base sólida de conhecimentos elementares de Probabilidades e Estatística que constituem uma ferramenta indispensável à tomada de decisão em situações de incerteza. Esta aquisição de conhecimentos deverá municiar os alunos de uma capacidade de aquisição futura de conceitos mais avançados que surjam no seu percurso de formação académica e/ou profissional.
No final da unidade o aluno terá adquirido competências que lhe permitam:
-Conhecer e compreender os elementos básicos da teoria e do cálculo das probabilidades
-Descrever as principais distribuições probabilisticas de variáveis discretas e contínuas e aplica-las na descrição de fénomenos aleatórios
-Inferir sobre parâmetros populacionais com base em distribuições amostrais
-Construir modelos estatísticos que permitam estabelecer uma relacão funcional entre variáveis
Pré-requisitos
Conhecimentos básicos de análise matemática, salientando-se algumas noções topológicas, primitivas, integrais e funções de mais de uma variável.
Conteúdo
Programa abreviado da disciplina
1. Introdução à Teoria das Probabilidades
2. Variáveis aleatórias e suas distribuições de probabilidade
3. Momentos de variáveis aleatórias
4. Algumas distribuições importantes
5. Vectores aleatórios
6. Teorema Limite Central
7. Noções elementares de estatística
8. Estimação pontual e intervalar
9. Testes de hipóteses
10. Testes não paramétricos
11. Regressão linear simples
12. Erros experimentais e sua propagação
Bibliografia
Guimarães, R.C. & Cabral, J.A.S. (2007), Estatística, McGraw-Hill.
Montgomery, D.C. & Runger, G.C. (2011), Applied Statistics and Probability for Engineers, John Wiley.
Pedrosa, A.C.& Gama, S.M.A. (2004), Introdução Computacional à Probabilidade e Estatística, Porto Editora.
Pestana, D.D. & Velosa, S.F. (2002) Introdução à Probabilidade e à Estatística, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
Robalo, A. (1994), Estatística - Exercícios, vol. I, II, Edições Sílabo, Portugal.
Método de ensino
Aulas teóricas-práticas participadas, com exposição oral de matéria e resolução de problemas.
Método de avaliação
PRESENÇA ÀS AULAS
Em todas as aulas serão assinaladas as presenças dos alunos.
Os alunos que têm frequência do ano letivo 2013/2014 poderão optar por não vir as aulas.
Só serão admitidos para avaliação os alunos que tenham um máximo de 9 faltas nas aulas teórico-práticas durante o semestre actual e os alunos que tenham obtido frequência no ano anterior.
Os alunos com estatuto Trabalhador-Estudante ficam abrangidos pela legislação em vigor.
Caso os alunos não compareçam consecutivamente às três primeiras aulas, serão automaticamente retirados do respectivo turno.
Os alunos que queiram justificar as suas faltas, deverão entregar o respectivo comprovativo de justificação no prazo de 5 dias úteis, a contar da data em que ocorreram essas mesmas faltas. Só serão admitidas automaticamente, justificações por motivo de doença. Outras justificações serão apreciadas pelos professores e, consequentemente, deferidas ou não.
AVALIAÇÃO CONTÍNUA
Aviso: Qualquer fraude no processo de avaliação implica a reprovação no corrente ano lectivo (incluindo a Época Especial) e será participada ao Conselho Directivo para procedimento disciplinar.
A avaliacão contínua será feita por três testes.
O 1º teste realizar-se-á fora do periodo de aulas, no dia 29 de outubro às 14h30, com uma ponderação de 40%. O teste terá a duração de 1 hora e 15 minutos.
O 2º teste realizar-se-á fora do periodo de aulas, no dia 26 de novembro às 14h30, com uma ponderação de 40%. O teste terá a duração de 1 hora e 15 minutos.
O 3º teste realizar-se-á fora do periodo de aulas, no dia 15 de dezembro às 10h00, com uma ponderação de 20%. O teste terá a duração de 45 minutos.
O aluno obtém aprovação na disciplina se a média ponderada dos três testes for superior ou igual a 9.5 valores. Caso um aluno não compareça a um dos testes, esse teste entrará com o factor de "0 x percentagem correspondente" para a classificação final.
Nota final= 40%T1 + 40%T2 + 20%T3
AVALIAÇÃO DA ÉPOCA DE RECURSO
A avaliação da época de recurso é feita por exame, sendo válida tanto para melhoria de nota como para aprovação à cadeira.
O exame é classificado numa escala de 0 a 20 valores. O aluno obtém aprovação à cadeira se conseguir nota superior ou igual a 9.5 valores no exame.
O aluno que obtiver uma nota final superior ou igual a 17.5 deverá realizar uma prova oral de defesa de nota (em data a acordar). Se o aluno não comparecer à prova oral ficará com uma nota final de 17 valores.
MELHORIA DE NOTA
Os alunos que pretenderem realizar o exame de recurso, com vista à melhoria de nota, devem, antecipadamente, requerer essa melhoria junto dos serviços académicos.
OUTRAS INFORMAÇÕES
Os alunos devem confirmar se o e-mail registado no CLIP está correcto. Caso contrário podem não receber avisos importantes.
Devido ao elevado número de alunos inscritos, os docentes poderão não responder a todos os e-mails que recebam. O envio de e-mail deve ser feito apenas para situações importantes e urgentes.
As inscrições para cada teste ou exame deverão ser feitas dentro do prazo assinalado no CLIP. O aluno que não fizer esta inscrição prévia poderá não ser admitido na prova por falta de condições.
É obrigatório que os alunos se façam acompanhar do seu bilhete de identidade e de um caderno de exame.
Os alunos deverão levar uma máquina de calcular para os testes e exame.
As tabelas estatísticas ou outro tipo de material de apoio serão fornecidos pelos professores durante a prova.