
Probabilidades e Estatística E
Código
9414
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Matemática
Créditos
6.0
Professor responsável
Frederico Almeida Gião Gonçalves Caeiro
Horas semanais
4
Total de horas
71
Língua de ensino
Português
Objectivos
Aquisição de conhecimentos elementares sobre a teoria das probabilidades, nomeadamente sobre probabilidade, probabilidade condicional, independência, variáveis aleatórias, sua distribuição, seus momentos e outras suas características, e o Teorema Limite Central e suas aplicações.
Aquisição de conhecimentos fundamentais de estatística, como a noção de população, amostra e amostra aleatória, estimador, sua distribuição por amostragem e outras suas propriedades, estimação pontual, estimação por intervalo de confiança, testes de hipóteses e regressão linear simples.
Pré-requisitos
Conhecimentos básicos de análise matemática, salientando-se algumas noções topológicas, limites de sucessões, primitivas, integrais e funções de mais de uma variável.
Conteúdo
Programa abreviado da disciplina
1. Introdução à Teoria das Probabilidades
2. Variáveis aleatórias e suas distribuições de probabilidade
3. Momentos de variáveis aleatórias
4. Algumas distribuições importantes
5. Vectores aleatórios
6. Teorema Limite Central
7. Geração de números pseudo-aleatórios
8. Estimação pontual
9. Estimação por intervalo de confiança
10. Testes de hipóteses
11. Regressão linear simples
Bibliografia
Guimarães e Cabral (1997). Estatística. McGraw-Hill.
Montgomery e Runger (2002). Applied Statistics and Probability for Engineers. Wiley.
Mood, Graybill e Boes (1974). Introduction to the Theory of Statistics. McGraw-Hill.
Murteira, B., Ribeiro, C., Silva, J. e Pimenta, C. (2007). Introdução à Estatística, 2ª edição. McGraw-Hill
Paulino e Branco (2005). Exercícios de Probabilidade e Estatística. Escolar Editora.
Pestana, D. e Velosa, S. (2002). Introdução à Probabilidade e à Estatística. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
Rohatgi (1976). An Introduction to Probability Theory and Mathematical Statistics. Wiley.
Sokal e Rohlf (1995). Biometry. Freeman.
Tiago de Oliveira (1990). Probabilidades e Estatística: Conceitos, Métodos e Aplicações, vol. I, II. McGraw-Hill.
Método de ensino
Aulas teóricas e práticas participadas, com exposição oral de matéria e resolução de problemas.
Método de avaliação
FREQUÊNCIA
Em todas as aulas serão assinaladas as presenças dos alunos. Será atribuída Frequência aos alunos que não faltem a mais do que oito aulas práticas correspondentes ao turno em que estão inscritos. Esta regra é válida para todos os alunos, com exceção de:
-alunos com o estatuto de trabalhador/estudante, ou qualquer outro reconhecido pelas regras de avaliação da faculdade
-alunos que obtiveram frequência nas aulas do ano anterior.
Nota: Caso os alunos não compareçam às duas primeiras aulas, serão retirados do respetivo turno.
AVALIAÇÃO CONTÍNUA
A avaliação contínua será feita por três testes:A Avaliação Contínua é efetuada através da realização de dois testes (Avaliação Teórico-Prática) durante o semestre e de uma terceira componente de Avaliação Sumativa, que consiste em chamadas do aluno ao quadro durante as aulas para resolução de problemas. Ao primeiro (T1) e segundo (T2) teste e à componente de Avaliação Sumativa (S) terão uma classificação entre 0 e 20 valores. A classificação final da Avaliação Contínua é calculada através de
Nota final = max{ (0,5T1 + 0,5T2) , (0,475T1 + 0,475T2 + 0,05S) }
O aluno obtém aprovação na disciplina em época normal (avaliação contínua) se a nota final for superior ou igual a 9,5 valores. O aluno que obtiver uma nota final superior ou igual a 17,5 valores, deverá realizar uma prova oral de defesa de nota.
RECURSO
A avaliação da época de recurso é feita por exame, na única data prevista para tal na época de recurso. O exame (E) é classificado numa escala de 0 a 20 valores. A classificação final é calculada através de
Nota final = max{ E , (0,95E + 0,05S) }
O aluno obtém aprovação à cadeira se conseguir nota final superior ou igual a 9,5 valores. O aluno que obtiver uma nota final superior ou igual a 17,5 deverá realizar uma prova oral de defesa de nota.
MELHORIA DE NOTA
Os alunos que pretenderem realizar o exame de recurso, com vista à melhoria de nota, devem, antecipadamente, requerer essa melhoria junto dos serviços académicos.
OUTRAS INFORMAÇÕES
Os alunos devem confirmar se o e-mail registado no CLIP está correto. Caso contrário podem não receber avisos importantes.