Faculdade de Ciências e Tecnologia

Probabilidades e Estatística E

Código

9414

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Matemática

Créditos

6.0

Professor responsável

Frederico Almeida Gião Gonçalves Caeiro

Horas semanais

4

Total de horas

71

Língua de ensino

Português

Objectivos

Aquisição de conhecimentos elementares sobre a teoria das probabilidades, nomeadamente sobre probabilidade, probabilidade condicional, independência, variáveis aleatórias, sua distribuição, seus momentos e outras suas características, e o Teorema Limite Central e suas aplicações.

Aquisição de conhecimentos fundamentais de estatística, como a noção de população, amostra e amostra aleatória, estimador, sua distribuição por amostragem e outras suas propriedades, estimação pontual, estimação por intervalo de confiança, testes de hipóteses e regressão linear simples.

Pré-requisitos

Conhecimentos básicos de análise matemática, salientando-se algumas noções topológicas, limites de sucessões, primitivas, integrais e funções de mais de uma variável.

Conteúdo

Programa abreviado da disciplina

 

1. Introdução à Teoria das Probabilidades

2. Variáveis aleatórias e suas distribuições de probabilidade

3. Momentos de variáveis aleatórias

4. Algumas distribuições importantes

5. Vectores aleatórios

6. Teorema Limite Central

7. Geração de números pseudo-aleatórios

8. Estimação pontual

9. Estimação por intervalo de confiança

10. Testes de hipóteses

11. Regressão linear simples

Bibliografia

Guimarães e Cabral (1997). Estatística. McGraw-Hill.

Montgomery e Runger (2002). Applied Statistics and Probability for Engineers. Wiley.

Mood, Graybill e Boes (1974). Introduction to the Theory of Statistics. McGraw-Hill.

Murteira, B., Ribeiro, C., Silva, J. e Pimenta, C. (2007). Introdução à Estatística, 2ª edição. McGraw-Hill

Paulino e Branco (2005). Exercícios de Probabilidade e Estatística. Escolar Editora.

Pestana, D. e Velosa, S. (2002). Introdução à Probabilidade e à Estatística. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.

Rohatgi (1976). An Introduction to Probability Theory and Mathematical Statistics. Wiley.

Sokal e Rohlf (1995). Biometry. Freeman.

Tiago de Oliveira (1990). Probabilidades e Estatística: Conceitos, Métodos e Aplicações, vol. I, II. McGraw-Hill.

Método de ensino

Aulas teóricas e práticas participadas, com exposição oral de matéria e resolução de problemas.

Método de avaliação

FREQUÊNCIA

Em todas as aulas serão assinaladas as presenças dos alunos. Será atribuída Frequência aos alunos que não faltem a mais do que oito aulas práticas correspondentes ao turno em que estão inscritos. Esta regra é válida para todos os alunos, com exceção de:

-alunos com o estatuto de trabalhador/estudante, ou qualquer outro reconhecido pelas regras de avaliação da faculdade

-alunos que obtiveram frequência nas aulas do ano anterior.

Nota: Caso os alunos não compareçam às duas primeiras aulas, serão retirados do respetivo turno.

 

AVALIAÇÃO CONTÍNUA

A avaliação contínua será feita por três testes:A Avaliação Contínua é efetuada através da realização de dois testes (Avaliação Teórico-Prática) durante o semestre e de uma terceira componente de Avaliação Sumativa, que consiste em chamadas do aluno ao quadro durante as aulas para resolução de problemas. Ao primeiro (T1) e segundo (T2) teste e à componente de Avaliação Sumativa (S) terão uma classificação entre 0 e 20 valores. A classificação final da Avaliação Contínua é calculada através de

Nota final = max{ (0,5T1 + 0,5T2) , (0,475T1 + 0,475T2 + 0,05S) }

O aluno obtém aprovação na disciplina em época normal (avaliação contínua) se a nota final  for superior ou igual a 9,5 valores. O aluno que obtiver uma nota final superior ou igual a 17,5 valores, deverá realizar uma prova oral de defesa de nota.


RECURSO

A avaliação da época de recurso é feita por exame, na única data prevista para tal na época de recurso. O exame (E) é classificado numa escala de 0 a 20 valores. A classificação final é calculada através de

Nota final = max{ E , (0,95E + 0,05S) }

O aluno obtém aprovação à cadeira se conseguir nota final superior ou igual a 9,5 valores. O aluno que obtiver uma nota final superior ou igual a 17,5 deverá realizar uma prova oral de defesa de nota. 


MELHORIA DE NOTA

Os alunos que pretenderem realizar o exame de recurso, com vista à melhoria de nota, devem, antecipadamente, requerer essa melhoria junto dos serviços académicos.


OUTRAS INFORMAÇÕES

Os alunos devem confirmar se o e-mail registado no CLIP está correto. Caso contrário podem não receber avisos importantes.

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