
Métodos de Análise Prospectiva
Código
9787
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências Sociais Aplicadas
Créditos
6.0
Professor responsável
António Paulo Brandão Moniz de Jesus
Horas semanais
3
Total de horas
92
Língua de ensino
Inglês
Conteúdo
- O que é a análise prospectiva?
- Gestão de processos de inovação e a decisão tecnológica
- Revisão dos principais métodos utilizados
- participativos
- brainstroming
- futures workshops
- com especialistas
- Delphi
- SWOT
- cenários
- roadmapping
- outros métodos
- extrapolação
- benchmarking
- scanning
- análise morfológica
- participativos
- Laboratórios de simulação
- futures workshops
- SWOT
- método Delphi
- outros métodos
Bibliografia
- The Futures Group (1994): ‘Scenarios’, Futures Research Methodology, AC/UNU Millennium Project.
- Georghiou, L et al, eds (2008), The Handbook of Technology Foresight. Concepts and practice, Cheltenham, E. Elgar.
- Glenn, Jerome C.; Gordon, Theodore J. (2002), 2002 The State of the Future, Washington, UNU.
- M Keenan, I Miles, Jari Koi-Ova 2003, Handbook of Knowledge Society Foresight European Foundation, Dublin, available at http://www.eurofound.eu.int/transversal/foresight.htm and http://mbs.ac.uk/PREST/euforia/documents/ EFL_Handbook_April_2003.pdf
- Moniz, António B. (2006), Foresight methodologies to understand changes in the labour process. Experience from Portugal, Enterprise and Work Innovation Studies, 2, IET, pp.105-116.
- NISTEP (2005): The Science and Technology Foresight Survey – Delphi Analysis, Tokyo, NISTEP Report Nº 97
- Popper R, Keenan M, Miles I, Butter M, Sainz de la Fuenta G (2007) Global Foresight Outlook 2007 EFMN Network at http://www.efmn.info/
- Shell International: Scenarios: An Explorer’s Guide, Global Business Environment, Shell International, 2003, 55 pp.
- Schwartz, Peter (1991) The Art of the Long View: Planning for the Future in an Uncertain World. New York: Doubleday.
- Von Reibnitz, Ute (1988), Scenario Techniques. Germany: McGraw-Hill.
Método de ensino
Nas aulas explicar-se-ão e discutir-se-ão os sucessivos tópicos do programa da cadeira. No último terço de cada aula proceder-se-á, sempre que possível, à resolução de um problema prático cuja solução requeira a aplicação dos conhecimentos aprendidos no início da aula.
Os métodos de ensino são diversificados e envolvem: a) exposição, b) discussão e análise crítica de textos e material audiovisual, c) pesquisa e sistematização de informação científica.
Método de avaliação
A avaliação é realizada de modo contínuo ou por exame. Para a avaliação contínua deverão ser cumpridos os seguintes objectivos:
a) participação nas aulas
b) elaboração de uma recensão crítica
c) elaboração de relatório
A ponderação de cada um desse elementos é a seguinte:
- participação 30%
- recensão 20%
- relatório 50%