Faculdade de Ciências e Tecnologia

Métodos de Análise Prospectiva

Código

9787

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Créditos

6.0

Professor responsável

António Paulo Brandão Moniz de Jesus

Horas semanais

3

Total de horas

92

Língua de ensino

Inglês

Conteúdo

  1. O que é a análise prospectiva?
  2. Gestão de processos de inovação e a decisão tecnológica
  3. Revisão dos principais métodos utilizados
    1. participativos
      1. brainstroming
      2. futures workshops
    2. com especialistas
      1. Delphi
      2. SWOT
      3. cenários
      4. roadmapping
    3. outros métodos
      1. extrapolação
      2. benchmarking
      3. scanning
      4. análise morfológica
  4. Laboratórios de simulação
    1. futures workshops
    2. SWOT
    3. método Delphi
    4. outros métodos

Bibliografia

  • The Futures Group (1994): ‘Scenarios’, Futures Research Methodology, AC/UNU Millennium Project.
  • Georghiou, L et al, eds (2008), The Handbook of Technology Foresight. Concepts and practice, Cheltenham, E. Elgar.
  • Glenn, Jerome C.; Gordon, Theodore J. (2002), 2002 The State of the Future, Washington, UNU.
  • M Keenan, I Miles, Jari Koi-Ova 2003, Handbook of Knowledge Society Foresight European Foundation, Dublin, available at http://www.eurofound.eu.int/transversal/foresight.htm and http://mbs.ac.uk/PREST/euforia/documents/ EFL_Handbook_April_2003.pdf
  • Moniz, António B. (2006), Foresight methodologies to understand changes in the labour process. Experience from Portugal, Enterprise and Work Innovation Studies, 2, IET, pp.105-116.
  • NISTEP (2005): The Science and Technology Foresight Survey – Delphi Analysis, Tokyo, NISTEP Report Nº 97
  • Popper R, Keenan M, Miles I, Butter M, Sainz de la Fuenta G (2007) Global Foresight Outlook 2007 EFMN Network at http://www.efmn.info/
  • Shell International: Scenarios: An Explorer’s Guide, Global Business Environment, Shell International, 2003, 55 pp.
  • Schwartz, Peter (1991) The Art of the Long View: Planning for the Future in an Uncertain World. New York: Doubleday.
  • Von Reibnitz, Ute (1988), Scenario Techniques. Germany: McGraw-Hill.

Método de ensino

Nas aulas explicar-se-ão e discutir-se-ão os sucessivos tópicos do programa da cadeira. No último terço de cada aula proceder-se-á, sempre que possível, à resolução de um problema prático cuja solução requeira a aplicação dos conhecimentos aprendidos no início da aula.

Os métodos de ensino são diversificados e envolvem: a) exposição, b) discussão e análise crítica de textos e material audiovisual, c) pesquisa e sistematização de informação científica.

Método de avaliação

A avaliação é realizada de modo contínuo ou por exame. Para a avaliação contínua deverão ser cumpridos os seguintes objectivos:

a) participação nas aulas

b) elaboração de uma recensão crítica

c) elaboração de relatório

A ponderação de cada um desse elementos é a seguinte:

- participação 30%

- recensão 20%

- relatório 50%

Cursos