
História da Ciência
Código
9923
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências Sociais Aplicadas
Créditos
6.0
Professor responsável
Ana Maria Oliveira Carneiro
Horas semanais
3
Total de horas
42
Língua de ensino
Português
Objectivos
O objectivo geral da disciplina é munir os alunos de um núcleo de conhecimentos que lhes permita compreender e reflectir criticamente sobre o papel estruturante da ciência na sociedade europeia ao longo da história. As interacções mútuas entre os saberes e as práticas da ciência com a sociedade e a cultura são objecto de atenção particular.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
Serão abordados os seguintes tópicos:
- O entendimento da natureza no mundo grego;
- O mundo cognitivo da Europa Medieval
- O Renascimento e a nova concepção do homem e da natureza;
- A Revolução científica;
- O Iluminismo e a nova autoridade da natureza;
- A teoria da evolução;
- A teoria da relatividade e a mecânica quântica;
- A revolução molecular da biologia.
Bibliografia
P. J. Bowler and John V. Pickstone, The Cambridge History of Science: Volume 6, Modern Life and Earth Sciences (Cambridge, 2009)
P. J. Bowler & I. R. Morus, Making Modern Science. A Historical Survey (Chicago, 2005)
R. Porter, ed., The Cambridge History of Science: Volume 4, Eighteenth-Century Science: Eighteenth-century Science Vol 4 (Cambridge, 2003)
M. J. Nye, ed., The Cambridge History of Science: Volume 5, The Modern Physical and Mathematical Sciences: Modern Physical and Mathematical Sciences Vol 5 (Cambridge, 2002)
R. C. Olby et al., eds., Companion to the History of Modern Science, (London/Nova Iorque, 1990)
Método de ensino
Os métodos de ensino são diversificados e envolvem:
-Introdução a temas específicos pelo professor
- Discussão e análise crítica de textos e material audiovisual pelos estudantes
- Pesquisa e sistematização de informação científica e de IGNOREes secudárias a realizar pelos estudantes.
Método de avaliação
Avaliação
- cinco comentários críticos de artigos selecionados
-recensão crítica de uma obra selecionada pelo docente, de acordo com o perfil académico do aluno e interesses;
-participação nas aulas.