Faculdade de Ciências e Tecnologia

História da Ciência

Código

9923

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Créditos

6.0

Professor responsável

Ana Maria Oliveira Carneiro

Horas semanais

3

Total de horas

42

Língua de ensino

Português

Objectivos

 

O objectivo geral da disciplina é munir os alunos de um núcleo de conhecimentos que lhes permita compreender e reflectir criticamente sobre o papel estruturante da ciência na sociedade europeia ao longo da história. As interacções mútuas entre os saberes e as práticas da ciência com a sociedade e a cultura são objecto de atenção particular.

Pré-requisitos


Não tem

Conteúdo

 Serão abordados os seguintes tópicos:

  • O entendimento da natureza no mundo grego;
  • O mundo cognitivo da Europa Medieval
  • O Renascimento e a nova concepção do homem e da natureza;
  • A Revolução científica;
  • O Iluminismo e a nova autoridade da natureza;
  • A teoria da evolução;
  •  A teoria da relatividade e a mecânica quântica;
  •  A revolução molecular da biologia.

 

Bibliografia

 

 P. J. Bowler and John V. Pickstone, The Cambridge History of Science: Volume 6, Modern Life and Earth Sciences (Cambridge, 2009)

 P. J.  Bowler & I. R. Morus, Making Modern Science. A Historical Survey (Chicago, 2005)

R. Porter, ed.,  The Cambridge History of Science: Volume 4, Eighteenth-Century Science: Eighteenth-century Science Vol 4  (Cambridge, 2003)

M. J. Nye, ed., The Cambridge History of Science: Volume 5, The Modern Physical and Mathematical Sciences: Modern Physical and Mathematical Sciences Vol 5 (Cambridge, 2002)

 R. C. Olby et al., eds., Companion to the History of Modern Science, (London/Nova Iorque, 1990)

Método de ensino

Os métodos de ensino são diversificados e envolvem:

-Introdução a temas específicos pelo professor

- Discussão e análise crítica de textos e material audiovisual pelos estudantes

- Pesquisa e sistematização de informação científica e de IGNOREes secudárias a realizar pelos estudantes.

Método de avaliação

Avaliação

- cinco comentários críticos de artigos selecionados

-recensão crítica de uma obra selecionada pelo docente, de acordo com o perfil académico do aluno e interesses;

-participação nas aulas.

Cursos