Faculdade de Ciências e Tecnologia

História da Ciência e da Tecnologia em Portugal

Código

9930

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Créditos

6.0

Professor responsável

Isabel Maria da Silva Pereira Amaral

Horas semanais

3

Total de horas

72

Língua de ensino

Português

Objectivos


 

Os objectivos da disciplina podem ser sumariados nos seguintes pontos:

(1) Plano das aprendizagens/aquisição de conhecimentos:

  • Compreender a estrutura interna do universo científico e tecnológico português nos contextos económico, político, social e cultural;
  • Dominar conceitos fundamentais para a compreensão da produção e difusão do saber científico e tecnológico em Portugal ao longo do tempo;
  • Estudar um conjunto seleccionado de modificações no sistema científico e tecnológico português fundamentais no desenvolvimento da matriz civilizacional do País.

(2) Plano da aquisição de competências:

  • Perspectivar historicamente a evolução da história da ciência e da tecnologia no caso português;
  • Apreciar criticamente o que se ensinou, se pensou e se concretizou em Portugal no domínio geral da ciência e da tecnologia, tendo em consideração o contexto europeu e internacional;
    • Promover uma dimensão cultural intimamente relacionada com o papel que a ciência e a tecnologia tem e deve desempenhar no quadro do desenvolvimento económico e social em Portugal;
    • Compreender a natureza dos debates actuais no seio da história da ciência e da tecnologia em Portugal.

 

Pré-requisitos


Não tem

Conteúdo

 

1. A História da Ciência e a História da Tecnologia como disciplinas históricas  

A actividade científica e tecnológica considerada historicamente; relação entre a ciência, a tecnologia e a sua história, no contexto português

2. O passado da História da Ciência e da Tecnologia em Portugal  

  • A ciência náutica dos Descobrimentos
  • A internacionalização da ciência e da técnica no séc. XVII: a companhia de Jesus
  • Os estrangeirados e a mundividência científica e técnica
  • Em torno e para além da reforma pombalina
  • Rotas de especialização: A Escola do Exército e as Politécnicas
  • A política de “fomento material”
  • Ciência, tecnologia e territórios coloniais
  • O século XX e a  especialização científica e técnica

3.  O reconhecimento da História da Ciência e da Tecnologia em Portugal

A transição de um registo descritivo para um registo analítico

A criação de grupos de investigação

As principais áreas de investigação em História da Ciência e da Tecnologia em Portugal

4.  O estado actual da História da Ciência e da Tecnologia em Portugal

Debates actuais: A história da ciência e o discurso político; A história da ciência e a educação em ciências; a história da ciência e a promoção de uma cultura científica.

Bibliografia

Bibliografia de consulta obrigatória

      
  • Diogo, M.P.; Carneiro A;        Simões, A, “Sources for the History of Science in Portugal: one possible        option” Cronos, 3:1 (2000),        115-141.
  •   
  • Albuquerque, Luís de, A        Náutica e a Ciência em Portugal. Notas sobre as Navegações, Lisboa,        Gradiva, 1989.
  •   
  • Leitão, H., A Ciência na Aula da        Esfera do Colégio de Santo Antão, 1590-1759 (Lisboa: Comissariado Geral        das Comemorações do V Centenário do Nascimento de S. Francisco Xavier,        2007)
  •   
  • Carvalho, R., História do Ensino em Portugal. Desde        a Fundação da Nacionalidade até ao fim do Regime de Salazar-Caetano,        Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1986.
  •   
  • Lafuente, A., Cardoso de Matos,        A.,  Saraiva, T. (eds.), Maquinismo Ibérico – Tecnologia y        cultura en la península ibérica, siglos XVIII-XX, Aranjuez, Doce Calles, 2006
  •   
  • Amaral,        I., A Emergência da Bioquímica em Portugal: as escolas de investigação        de Marck Athias e de Kurt Jacobsohn, Textos Universitários de Ciências        Sociais e Humanas, FCG/FCT, Lisboa 2006.
  •   
  • Isabel        Amaral; Ruy E. Pinto; Ana Carneiro, "La Recherche Biomédicale au        Portugal —l´Héritage du IRC (1922-1953)," in Belot, R.; Cotte, M.;        Lamard, P., La Technologie au Risque de l’Histoire, (BERG International        Éditeurs-Université de Technologie de Belfort-Montbéliard, Paris, 2000),        329-336.
  •   
  • PITA, J.R.        (Org.), Ciência e experiência.        Formação de médicos, boticários, naturalistas e matemáticos, (Coimbra,        Imprensa da Universidade, 2006).
  •   
  • Brito, J.;        Heitor, M.; Rollo, M. F., Momentos de Inovação e  Engenharia em Portugal no século XX, Vol.I,  (Lisboa,        D. Quixote, 2004)
      
  • Tavares, C.; Leitão, H., Bibliografia de História da Ciência        em Portugal 2000-2004, Centro de História das Ciências -        Universidade de Lisboa, 2006.
  •   
  • Simões, A.; Carneiro, A.; Diogo,M.P.  “Perspectives on Contemporary History        of Science in Portugal”, (http://chcul.fc.ul.pt/textos/CHCUL_Preprint_001.pdf)
  •   
  • Kostas Gavroglu, Manolis Patiniotis,        Faidra Papanelopoulou, Ana Simões, Ana Carneiro, Maria Paula Diogo, Jose        Ramon Bertomeu-Sánchez, Antonio Garcia Belmar, Agusti Nieto-Galan,        “Science and technology in the European periphery. Some        historiographical reflections”, History        of Science 46 (2008), 153-175.

 

Nota:

Para cada   ponto do programa será indicada bibliografia suplementar, que poderá ser   consultada no Moodle (www.dcsa.fct.unl.pt) mediante a palavra passe indicada   aos alunos da disciplina.

Método de ensino

 

 O ensino incluirá aulas teóricas, seminários e sessões de apresentação e reflexão de trabalhos apresentados pelos alunos.

 

Método de avaliação

 

1. Participação nas aulas e apresentação oral de um resumo crítico dos artigos  seleccionados sobre um dos tópicos do programa (40%)

2.  Trabalho escrito individual (10   páginas).(60%)

 

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