
Seminário em Tecnologias, Redes e Multimédia na Educação e Formação
Código
10089
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências Sociais Aplicadas
Créditos
10.0
Professor responsável
João José de Carvalho Correia de Freitas
Língua de ensino
Português
Objectivos
No final desta unidade curricular o estudante terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam, enquanto competências gerais da unidade curricular:
a) Demonstrar capacidade de compreensão sistemática de questões e problemáticas da investigação em ciências da educação;
b) Evidenciar capacidades de análise crítica, de avaliação e de síntese de ideias novas e complexas;
c) Comunicar com os pares sobre questões e problemáticas da educação e da formação, com clareza de ideias e argumentos.
E enquanto competências específicas:
a) Conhecer e utilizar ferramentas computacionais de desenvolvimento de produtos educacionais;
b) Analisar e conceber metodologias de avaliação de conteúdos e produtos educacionais com suporte tecnológico;
c) Analisar a literatura recente sobre ambientes educacionais baseados na utilização de computadores e redes;
d) Escrever sínteses sobre temas de tecnologia educacional e orientar discussões sobre esses temas;
e) Conhecer usos diversificados das tecnologias em diferentes situações de educação e formação, com particular ênfase para os exemplos portugueses;
f) Explorar sistemas informáticos de forma individual de forma a conhecer no concreto alguns sistemas de apoio ao ensino e à aprendizagem;
E enquanto competências específicas:
a) Conhecer e utilizar ferramentas computacionais de desenvolvimento de produtos educacionais;
b) Analisar e conceber metodologias de avaliação de conteúdos e produtos educacionais com suporte tecnológico;
c) Analisar a literatura recente sobre ambientes educacionais baseados na utilização de computadores e redes;
d) Escrever sínteses sobre temas de tecnologia educacional e orientar discussões sobre esses temas;
e) Conhecer usos diversificados das tecnologias em diferentes situações de educação e formação, com particular ênfase para os exemplos portugueses;
f) Explorar sistemas informáticos de forma individual de forma a conhecer no concreto alguns sistemas de apoio ao ensino e à aprendizagem;
Pré-requisitos
Ter conhecimentos de utilização do computador na óptica do utilizador
Possuir um computador pessoal portátil não sendo obrigatório é recomendado.
Estar à vontade no uso da língua inglesa
Conteúdo
A. e-Learning: Computadores, Redes e Internet no Ensino e na Aprendizagem
1. Breve história do uso educativo de computadores e da Internet
2. Para uma definição de e-Learning
3. Ponto de situação do uso de TIC na educação e formação
B. Computadores em Rede e suas aplicações educativas
1. Redes Locais e alargadas. A internet
2. Instrumentos da Comunicação Educativa em Rede
C. Plataformas de Gestão de Ensino e Aprendizagem On-line (PGEAO)
1. Critérios de Selecção e os principais concorrentes
2. Moodle como PGEAO
D. Redes e Multimédia
1. Definição de redes conceptuais
2. Do hipertexto ao hipermédia
3. E-learning e redes conceptuais
E. Comunidades Virtuais de Educação Real
1. O que são comunidades e comunidades virtuais?
2. A necessidade de comunidades: nascimento, crescimento, manutenção e
morte de uma comunidade virtual.
3. Comunidades abertas e fechadas.
4. Formação de comunidades e negociação de regras.
5. Discussões síncronas e assíncronas.
6. Aspectos sociais e cognitivos das interacções virtuais: da dinamização à
gestão de conflitos
7. Criação de ambientes motivadores para e-learning
F. Conteúdos Educativos Digitais
1. Da Software Educativo em Disquete aos Conteúdos na Internet
2. Repositórios on-line
2. Direitos de Autor e Licenciamento
3. Acesso Aberto aos conteúdos Educativos
Bibliografia
Ananiadou, K., & Claro, M. (2009). 21st century skills and competences for new millennium learners in OECD countries. OECD Publishing.
D’Antoni, S. (2009). Open Educational Resources: reviewing initiatives and issues. Open Learning: The Journal of Open, Distance and e-Learning, 24(1), 3–10.
Balanskat, A. et al (2006). The ICT Impact Report–A Review of Studies of ICT Impact on Schools in Europe. European Schoolnet.
Dougiamas, M., & Taylor, P. (20030000). Moodle: Using Learning Communities to Create an Open Source Course Management System. World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia and Telecommunications 2003, 2003(1), 171–178.
Naismith, L. et al. (2004). Literature review in mobile technologies and learning.
Paisana, M., & Lima, T. (n.d.). Sociedade em Rede. A Internet em Portugal 2012. Lisboa: OberCom.
Stahl, G. et al (2006). Computer-supported collaborative learning: An historical perspective. Cambridge handbook of the learning sciences
Cursos
- Especialidade em Educação, Sociedade e Desenvolvimento
- Especialidade em Teoria e Desenvolvimento Curricular
- Especialidade em Necessidades Educativas Especiais
- Especialidade em Educação e Formação de Adultos
- Especialidade em Tecnologias, Redes e Multimédia na Educação e Formação
- Especialidade em Psicologia e Educação
- Especialidade em Formação e Supervisão de Professores
- Especialidade em Administração e Liderança em Educação
- Especialidade em Literacias e Educação