Faculdade de Ciências e Tecnologia

Economia do Ambiente

Código

10369

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente

Créditos

6.0

Professor responsável

Rui Jorge Fernandes Ferreira Santos

Horas semanais

5

Total de horas

70

Língua de ensino

Português

Objectivos

A unidade curricular de Economia do Ambiente introduz os alunos na abordagem económica das interacções entre o sistema ambiental e o sistema económico. São abordados aspectos básicos de configuração e de funcionamento dos mercados, incluindo o comportamento dos consumidores e dos produtores, bem como as consequências das “falhas de mercado” na geração de problemas ambientais. Apresentam-se os conceitos (e.g. eficiência económica, mercado, externalidades) e metodologias de análise económica (e.g. avaliação custo-benefício, análise custo-eficácia) essenciais para a abordagem dos aspectos ambientais. Dá-se particular ênfase ao papel da abordagem económica na concepção, aplicação e avaliação de instrumentos de política de ambiente, na determinação do valor económico dos recursos naturais e na análise de projectos no sector do ambiente. Pretende-se que os alunos adquiram conhecimento e debatam os fundamentos, as potencialidades e as limitações da ciência económica, na aplicação ao estudo dos problemas ambientais, e que desenvolvam competências e capacidades de, nomeadamente: a) integrar a abordagem económica na identificação, formulação, análise e resolução de problemas ambientais; b) conceber, aplicar e avaliar instrumentos e medidas de política de ambiente; c) realizar a avaliação económico-financeira de projectos de investimento; d) aplicar outras metodologias de análise económica e analisar resultados; e) desenvolver trabalho em equipas pluridisciplinares; f) serem autónomos na pesquisa e análise de informação.

Pré-requisitos

Recomendável a frequência prévia das disciplinas anteriores do curso, com destaque para a Análise Matemática I a III.

 

Conteúdo

A Economia e o Ambiente; abordagem económica na identificação e resolução de problemas ambientais. Introdução à microeconomia; comportamento do consumidor, comportamento do produtor, mercados; concorrência perfeita; noções básicas de equilíbrio geral: eficiência e bem-estar social. Falhas de mercado para o Ambiente (e.g. externalidades, bem público, recursos comuns) - causas e consequências no Ambiente. Abordagem económica no controlo de poluição: nível eficiente de controlo; análise custo-eficácia; Coase vs Pigou. Instrumentos de política de ambiente: critérios de seleção/avaliação do desempenho; tipo de instrumentos - comando e controlo, económicos/mercado, informação, voluntários, ação descentralizada; casos de estudo. Análise de projectos: definição e classificação de investimentos; critérios de avaliação/selecção - VAL, TIR, PRC; exemplos.

Bibliografia

Field, B., Field, M., (2012). Environmental Economics: an introduction, 6th ed, The McGraw-Hill Companies, Inc., New York. ISBN-10: 007351148X

Santos, R., Antunes, P., (1999). Instrumentos Económicos de Política de Ambiente, in Ambiente, Economia e Sociedade, Série "Estudos e Documentos", Conselho Económico e Social, Lx

Stavins, R. (ed.), (2012). Economics of the Environment: Selected Readings, 6th ed. New York, New York: W. W. Norton & Company, USA. ISBN 978-0-393-91340-8

Tietenberg, T. and Lewis, L. (2011). Environmental & Natural Resource Economics, 9th ed. Boston: Pearson Education, Inc., USA. ISBN-10: 0132843005

Método de ensino

A metodologia de ensino desta unidade curricular assenta na exposição e discussão de conceitos e metodologias nas aulas teóricas, com recurso à análise gráfica e numérica, complementado com a apresentação e análise de casos práticos para  facilitar a aprendizagem. Incentiva-se a autonomia dos alunos na pesquisa de informação e no estudo dos conceitos apresentados. 
As aulas práticas assentam na realização de exercícios e na discussão de casos de estudo ilustrando as várias matérias do programa curricular, bem como na apresentação e discussão de trabalhos elaborados pelos alunos ou de casos que voluntariamente apresentem. 

Método de avaliação

Avaliação

  • Não são exigidas quaisquer condições para obtenção de frequência à UC, e consequente acesso a exame, assumindo-se que cabe ao estudante gerir de uma forma responsável o acompanhamento das aulas e o estudo.
  • A avaliação contínua será realizada através de 3 elementos de avaliação em datas adequadamente espaçadas ao longo do período de aulas: 2 testes (com peso de 42,5% para cada teste) + 1 trabalho de grupo (3 elementos) a desenvolver no 1º mês de aulas (15%).
  • Para aprovação na UC, na fase de avaliação continua, não é exigida classificação mínima em nenhum dos elementos de avaliação.
  • Será realizado um exame de recurso, em data fixada pelo calendário escolar, sobre toda a matéria teórico-prática da UC (85% da nota final) para os estudantes que não tenham obtido aprovação ou que pretendam melhorar a classificação obtida por avaliação continua.
  • De acordo com o Regulamento de Avaliação da FCT/UNL, quando for comprovada a existência de fraude ou plágio, em qualquer dos elementos de avaliação da UC, os estudantes diretamente envolvidos são liminarmente reprovados.

 

Cursos