Faculdade de Ciências e Tecnologia

Programa de Introdução à Prática Profissional em Engenharia do Ambiente

Código

10373

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente

Créditos

3.0

Professor responsável

Leonor Miranda Monteiro do Amaral, Pedro Manuel da Hora Santos Coelho

Horas semanais

4

Total de horas

10

Língua de ensino

Português

Objectivos

O Programa de Introdução à Prática Profissional (PIPP) visa promover a participação de estudantes, desde cedo na sua formação académica, em actividades em ambiente empresarial. Através do programa, o estudante que dele participe terá contacto com trabalhos de engenharia, no dia a dia, de uma organização. Tomará conhecimento do modo de funcionamento de projectos de engenharia em ambiente empresarial. Desenvolverá competências transversais de trabalho em grupo, de comunicação escrita e oral, e aprendizagem em autonomia.

Deverá ainda adquirir conhecimentos e, eventualmente, aptidões técnicas específicas na área concreta do trabalho que desenvolve na empresa.

Conteúdo

Os conteúdos programáticos específicos dependem do projecto concreto escolhido pelo estudante no programa.

Bibliografia

Depende do projecto específico escolhido por cada estudante.

Método de ensino

A comissão científica do curso mantém uma lista de ofertas de participação em projectos em ambiente empresarial, no âmbito do PIPP. Cada entrada na lista apresenta o nome da organização, o projecto em que é enquadrado, um plano de trabalhos sumário, o período em que as actividades são desenvolvidas, e os orientadores na empresa e na FCT.

O estudante escolhe um dos projetos da lista. Havendo vários interessados numa mesma participação, cabe ao orientador na organização escolher o estudante a participar.

O estudante cumpre o plano de trabalho com orientação tutorial, no período designado, devendo esse período, em princípio, coincidir com o período entre o final dos exames e o início do semestre seguinte. As actividades de PIPP podem também ser consideradas como parte de estágios mais alargados (e.g. estágios de Verão).

Método de avaliação

A avaliação é feita por relatório e sua apresentação onde o estudante descreve as actividades desenvolvidas, podendo ser complementada com informação dos orientadores colhida no decurso do trabalho.

A unidade curricular tem uma condição de frequência que é obtida através da apresentação oral dos trabalhos desenvolvidos durante o periodo de "estágio"

Cursos