Faculdade de Ciências e Tecnologia

Energia e Alterações Climáticas

Código

10387

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente

Créditos

6.0

Professor responsável

João Miguel Dias Joanaz de Melo, Maria Júlia Fonseca de Seixas

Horas semanais

4

Total de horas

54

Língua de ensino

Português

Objectivos

Os estudantes devem adquirir conhecimentos sobre o funcionamento das instituições e instrumentos globais, sobre as relações entre a energia e as alterações climáticas à escala global, bem como sobre aspectos mais específicos de políticas e instrumentos de controlo das emissões de gases com efeito de estufa, nomeadamente à escala empresarial. Devem adquirir conhecimentos práticos no domínio do uso eficiente da energia e métodos de auditoria energética. Devem ainda adquirir um conhecimento geral sobre os sistemas energéticos, com destaque para as energias renováveis descentralizadas, e a sua importância para uma economia de baixo carbono. No final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de:

-Avaliar e elaborar as bases para uma estratégia de alterações climática a nível empresarial;

-Avaliar e criticar opções energéticas, com ênfase para as tecnologias de produção renovável;

-Elaborar um plano de  eficiência energética de uma habitação.

Pré-requisitos

Os estudantes devem ter conhecimentos anteriores de ciências de engenharia, avaliação de impactes ambientais, economia e direito do ambiente.

Conteúdo

1. Introdução: objectivos e importância no contexto da formação e na profissão Engº Ambiente; fundamentos sobre energia. 2. Instituições internacionais e política global de ambiente.  3. Visão global sobre recursos energéticos globais, padrões de consumo e preços de matérias primas. 4. Alterações climáticas (AC): ciclo do carbono, e gases com efeito estufa, evidências de impactos de AC. Cenários de AC e impactos expectáveis. 5. Economia do carbono: conceitos básicos e funcionamento do mercado europeu de licenças de emissão. 6. Seminário: estratégias empresariais para as AC. 7. Tecnologias energéticas: produção e uso da energia. 8. Seminário: energias renováveis e novas tecnologias. 9. Uso eficiente da energia: edifícios, indústria, transportes. 10. Certificação energética de edifícios de habitação. 11. Gestão e auditoria energética. 12. Seminário: plano energético doméstico. 13. Introdução à modelação e planeamento energético de longo prazo, com ênfoque para futuros de baixo carbono.

Bibliografia

Houghton, J. (2009). Global Warming: The Complete Briefing. Cambridge University Press, 4th edition. ISBN: 0521709164.

Tester, J.W., Drake, E.M., Golay, M.W., Driscoll, M.J. and Peters, W.A. (2005). Sustainable Energy - Choosing Among Options. MIT Press, Cambridge, MA, US. ISBN: 0262201534.

Birnie, P.W., Boyle, A.E., Redgwell, C. (2009). International Law and the Environment. Oxford University Press, 3rd edition. ISBN: 0198764227.

IPCC Fourth Assessment Report (AR4), Contribution of Working Group II 2007. and Contribution of Working Group III , 2007. Cambridge University Press, Cambridge, United Kingdom and New York, NY, USA.

Método de ensino

Os métodos de ensino compreendem três formatos:

a) Aulas teóricas, com interpelação frequente dos alunos no sentido da sua participação nomeadamente através de apresentação de situações concretas sobre as quais devem manifestar uma opinião e/ou decisão.

b) Dois seminários dinamizados pelos alunos em que têm de apresentar um tema para discussão.

c) Execução de trabalhos com pesquisa teórica e prática.

Método de avaliação

A avaliação compreende: 1) Exercício "eficiência de um equipamento energético (e.g. esquentador)" (5%, individual); 2) Seminário "Estratégias empresariais para as alterações climáticas" (20%, grupos de dois); 3) Seminário "Energias e tecnologias renováveis" (20%, grupos de dois); 4) Plano energético doméstico (40%, individual); 5) Teste teórico (15%, individual). Atrasos na entrega de trabalhos e ausência em aulas obrigatórias implicam penalizações na nota.

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