
Projeto de Hidráulica Urbana
Código
10404
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente
Créditos
6.0
Professor responsável
David José Fonseca Pereira
Horas semanais
4
Total de horas
65
Língua de ensino
Português
Objectivos
Esta unidade curricular tem por objetivo proporcionar aos alunos conhecimentos e competências no domínio da engenharia do saneamento básico e a capacidade de conceber, dimensionar:
i) Sistemas de captação, adução, armazenamento e distribuição de água;
ii) Sistemas de drenagem de águas residuais;
iii) Sistemas de drenagem de águas pluviais em meio urbano.
Visa, também, desenvolver competências técnicas e analíticas com o objetivo de que cada aluno seja capaz de elaborar um projeto de abastecimento de água e drenagem de águas residuais, utilizando a metodologia adequada para o efeito.
Pré-requisitos
Os alunos devem apresentar conhecimentos nas áreas da hidráulica dos escoamentos, quer em superfície livre quer em pressão. Devem, ainda, possuir conhecimentos básicos na utilização de programas de desenho gráfico (AutoCad), processamento de texto (Word) e de folhas de cálculo (Excel).
Conteúdo
1 - Âmbito e objectivos da elaboração de projectos: conceitos fundamentais e importância na comunicação à obra, cumprimento de prazos e optimização económica. Planeamento e organização do projecto.
2 – Revisão sobre os conceitos de sistemas de abastecimento de água: Obras de captação e adução; Instalações elevatórias; Reservatórios; Redes gerais de distribuição de água; Materiais a aplicar.
3 - Revisão sobre os conceitos de sistemas de drenagem de águas residuais e pluviais: Origem, quantificação e natureza das águas residuais; Concepção e dimensionamento de redes gerais de drenagem de águas residuais; Órgãos das redes gerais de drenagem; Instalações elevatórias; Materiais a aplicar.
4 – Estratégias para definição de bases de dimensionamento e consulta de elementos de partida (censos populacionais, registos de perdas e consumos, etc.).
5 – Legislação (normalização e regulamentação) aplicada ao tipo de projectos em foco.
6 - Seminários com agentes do projecto, nomeadamente fornecedores de equipamento, materiais, tubagem, soluções pré-fabricadas.
7 – Desenvolvimento do projecto: Concepção de sistemas de abastecimento de água e drenagem de águas residuais (domésticas e pluviais).
8 – Visitas de estudo.
9 – Apresentação e defesa dos trabalhos.
Bibliografia
- Regulamento Geral de Sistemas Públicos e Prediais de Distribuição de Água e Drenagem de Águas Residuais. Ministério das Obras Públicas, Transporte e Comunicações, Decreto Regulamentar nº 23/95; - Manual de Saneamento Básico (MSB2) – Abastecimento de Água e Esgoto. Direcção Geral dos Recursos Naturais, Lisboa 1991; |
- Apontamentos da unidade curricular disponíveis nas plataformas CLIP e/ou MOODLE.
Método de ensino
O método de ensino inclui uma aula teórico-prática (TP) semanal, com a duração de 4 horas, onde os alunos revêm a matéria já parcialmente desenvolvida na disciplina de “Hidráulica Urbana”, e adicionam novos conceitos. É dada ênfase às rotinas próprias do meio profissional e à vertente da praticabilidade. A informação chega através de meios audiovisuais e exposição oral. São formados grupos de trabalho de 4 elementos e que interagem internamente e com o docente.
Existem convidados que vêm apresentar vivências profissionais alargadas e um forum da disciplina (Moodle). O email e telefone do docente é facultado para uso a qualquer hora. A avaliação contínua consiste na apresentação das duas partes do projecto global (a meio ou próximo do final do semestre) e na discussão/defesa pública do trabalho. Não existem testes nem exames.
É obrigatória frequência: presença em pelo menos 2/3 das TP (exceto trabalhador-estudante ou outros casos especiais) e apresentação do projecto.
Método de avaliação
Esta disciplina, do tipo "projecto", não possui avaliação contínua. Durante o semestre os alunos divididos em grupos de trabalho de 3 a 4 elementos desenvolvem um projecto base de sistemas de abastecimento de água e drenagem de águas residuais e pluviais, muito semlhante ao que se relaiza na prática profissional.
No final do semestre apresentam o projecto e o mesmo é sujeito a avaliação e a defesa pública.
O facto de não existir uma avaliação contínua formal não significa que só exista um momento de avaliação, dado que a classificação final também em conta toda a ineracção existente entre os docentes e alunos.