Faculdade de Ciências e Tecnologia

Geologia para Engenharia Civil

Código

10427

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências da Terra

Créditos

3.0

Professor responsável

Ligia Nunes de Sousa Pereira de Castro, Paulo do Carmo de Sá Caetano

Horas semanais

4

Total de horas

58

Língua de ensino

Português

Objectivos

Nesta disciplina propedêutica pretende-se que os alunos adquiram um conhecimento de base amplo e minimamente aprofundado sobre as Geociências, em particular sobre a origem e evolução do nosso Planeta, a interacção entre os diferentes sistemas terrestres, assim como sobre o papel e importância da Geologia como ciência aplicada e de apoio à decisão na Engenharia Civil.

Pré-requisitos

Não se exigem requisitos prévios.

Conteúdo

Teóricas 

Importância das Geociências e sua ligação com a Engenharia Civil.

Origem e evolução da Terra. Sismologia: ondas, escalas e cartas sísmicas, sismogramas; prevenção sísmica. Estrutura do globo terrestre: unidades do interior e superfícies de descontinuidade. Morfologia continental e oceânica. Deriva continental. Tectónica de placas - a teoria da expansão oceânica e a hipótese de Vine e Matthews. A escala paleomagnética. Noções de falha transformante e de placa litosférica. A formação de cadeias de montanhas; subducção e obducção. 

Geologia estrutural: deformações na crosta (fracturação e dobramento), noção de andar estrutural, regimes tectónicos e estruturas associadas, classificação de dobras e de falhas.

Estratigrafia: dualidade da classificação estratigráfica, correlações, estudo de uma bacia sedimentar (eustatismo e subsidência), princípios fundamentais. Descontinuidades.

A Geologia como ciência aplicada e de apoio à decisão em engenharia Civil. Caracterização de terrenos. Propriedades físicas das rochas. Conceito de maciço rochoso. Características geométricas e físicas das descontinuidades. Alteração e alterabilidade das rochas. Alteração física e química. Produtos da alteração das rochas. Minerais das argilas. Formação do solo. Definição de solo do ponto de vista da geotecnia. Solos residuais e solos antrópicos. Caracterização do solo.

Classificação de terrenos. Conceito de solo e rocha. Classificação de terrenos com fins múltiplos e específicos. Classificação de solos e de maciços rochosos.

Hidrogeologia. O Ciclo da Água. Água subterrânea. Lei de Darcy. Definição de aquífero, aquífugo, aquicludo e aquitardo. Classificação de aquíferos. A água subterrânea como factor negativo para a engenharia civil: exemplos de obras onde podem ocorrer problemas geotécnicos criados pela presença de água subterrânea.

Geologia e georrecursos de Portugal. Depósitos e massas minerais; minas e pedreiras. Legislação aplicável à exploração de georrecursos. Rochas industriais e ornamentais em Portugal.

Perigos e riscos naturais (geológicos) e induzidos. Noção de “perigo” e definição de “risco”. Perigos naturais potencialmente catastróficos, não previsíveis e razoavelmente previsíveis. Gestão de risco e etapas fundamentais para um abordagem integrada: avaliação do risco e mitigação do risco. Alguns exemplos.

Práticas

Minerais essenciais. O ciclo das rochas. Análise macroscópica dos principais tipos de rochas e respectivos processos geológicos. Localização em Portugal e principais aplicações das rochas. Cartas topográficas. Mapas geológicos: perfís e interpretação.

Bibliografia

K. C. CONDIE & R. E. SLOAN (1998) Origin and Evolution of Earth. Prentice Hall, New Jersey, 485 p.

F. PRESS, R. SIEVER, J. GROTZINGER & T. H. JORDAN (2003)  Understanding Earth. W. H. Freeman & Co., New York, 4ª ed.

B. SKINNER & S. PORTER (1992) The Dynamic Earth. John Wiley & Sons, Inc., New York, 2ª ed.

MATTHEWS, M., SIMONS, N. & MENZIES, B. (2005) A short course in Geology for Civil Engineers. Thomas Telford, London, 302 p.

VALLEJO, L. I. Gónzalez de (Coord.) (2002)  Ingeniería Geológica. Prentice Hall, Madrid, 744 p.

Método de ensino

Na disciplina são utilizados diferentes métodos de ensino, a saber:

- Ensino tutorial, para a componente lectiva presencial prevista no calendário escolar, para as componentes teórica e teórico-prática.

- Ensino assistido, não presencial, utilizando o Moodle, onde o aluno contacta o docente para colocar dúvidas, para além das horas convencionais semanais destinadas a dúvidas, previstas na Lei.

Método de avaliação

Realização de 4 testes correspondentes a 4 partes distintas das matérias teóricas e práticas: T1 – 1ª parte teórica; T2 – 2ª parte teórica; P1  - 1ª parte prática; P2 – 2ª parte prática.

A classificação final (F) é obtida da seguinte forma: 

F= (T + P)/2      

em que T = (T1+T2)/2 e P = (P1+P2)/2

Para aprovação na disciplina: F >=9,5 e  P2 >= 6,0 

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