Faculdade de Ciências e Tecnologia

Infraestruturas Ferroviárias e Portuárias

Código

10457

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Engenharia Civil

Créditos

3.0

Professor responsável

Simona Fontul

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

Familiarizar os alunos para a problemática do projecto, construção e manutenção de infraestruturas ferroviárias e portuárias.

Conteúdo

A. Infraestruturas portuárias

       Portos e infraestruturas portuárias

  • Tráfegos e atratividade de cargas
  • Condições naturais, construção e proteção de terminais
  • Tipos de navios e exigências de carga-descarga e operacionalidade

       Estruturas portuárias marítimas

  • Ações hidrodinâmicas e outras ações
  • Dimensionamento de quebra-mares de talude

       Canais de navegação e Dragagens

       Políticas portuárias e desenvolvimento do hinterland

B. Infraestruturas ferroviárias

       Princípios de circulação ferroviária de carga e de passageiros.

  • Noções gerais
  • Particularidades do transporte ferroviário

       Constituição da via: infraestrutura e superstrutura. Materiais usados.

  • Terraplenagens
  • Zonas de transição
  • Plataformas ferroviárias, coroamento e sub-balastro.
  • Balastro e laje de fundação.

       Traçado de vias ferroviárias.

  • Princípios básicos.
  • Traçado em planta. Conceito de escala teórica e escala prática.
  • Curvas de transição.
  • Traçado em perfil longitudinal. Rampas máximas: critérios e valores de referência. Curvas de concordância vertical.
  • Pontes ferroviárias.
  • Estações ferroviárias.

       Caracterização das ações.

  • Ações estáticas e dinâmicas.
  • Deformações e tensões no contacto roda-carril.
  • Estabilidade de movimento e conforto de passageiros.
  • Propagação de ondas nas ferrovias e nos meios vizinhos. Controlo e minimização de vibrações.

       Monitorização das infraestruturas ferroviárias

  • Patologias
  • Inspeção da via. Equipamentos.

       Tecnologias de construção e manutenção

       Linhas de alta velocidade: problemas específicos.

C. Transporte intermodal - a eficiência das interfaces. Ligação de redes portuárias, ferroviária e rodoviárias.

Bibliografia

 

A bibliografia de apoio principal será os apontamentos da disciplina a apresentação em power point que será dada nas aulas.

Além desta, sugere-se:

  •             Coastal Engineering Manual. Coastal and Hydraulics Laboratory. U.S. Army Corps of Engineers (http://chl.erdc.usace.army.mil/CHL.aspx?p=s&a=PUBLICATIONS;8), manual, de distribuição gratuita através da Internet, que contém a base da disciplina.
  •             ESVELT, C. (2001) – “Modern Railway Track” MRT-Productions, Netherlands. (http://www.esveld.com/MRT_Selection.pdf)
  •             2008/217/CE - DECISÃO DA COMISSÃO de 20 de Dezembro de 2007 relativa à especificação técnica de interoperabilidade para o subsistema «infra-estrutura» do sistema ferroviário transeuropeu de alta velocidade.(http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=OJ:L:2008:077:0001:0105:PT:PDF)

Método de ensino

A disciplina é constituída por um conjunto de aulas teórico-práticas, onde se pretende que os alunos tenham um contacto com os princípios básicos das infraestruturas ferroviárias e portuárias, desde aspetos relacionados com a sua gestão até aspetos de dimensionamento, monitorização e manutenção.

Método de avaliação

Método de Avaliação Contínua

De acordo com o ponto 2.2 do despacho nº 13/2012, a avaliação contínua prevista é constituída por três testes.

A matéria da disciplina será dividida em três partes (A a C). As partes correspondem, por norma, à matéria lecionada até à semana anterior a cada teste. Cada teste tem uma duração aproximada de 1 hora.

Cada teste será classificado de 0 a 20 valores.

A nota final da disciplina será calculada pela seguinte fórmula: NF = 0.4*NA+0.3 (NB+NC) sendo: NA, NB e NC as notas de cada parte, arredondado às décimas. O aluno, para ser aprovado, deverá ter NF não inferior a 9,5 valores.

Os alunos não aprovados por testes, terão direito a um exame de recurso (toda a matéria lecionada) que substituirá a classificação dos testes. Este exame pode ainda ser utilizado como exame de melhoria de classificação.

Os alunos que obtenham classificação final superior ou igual a 17 valores devem realizar prova oral para confirmação da nota. Neste caso, a classificação do aluno será a classificação da prova oral. Caso optem por não realizar a prova oral, ser-lhes-á atribuída a classificação de 16 valores.

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