
Infraestruturas Ferroviárias e Portuárias
Código
10457
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Engenharia Civil
Créditos
3.0
Professor responsável
Simona Fontul
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
Familiarizar os alunos para a problemática do projecto, construção e manutenção de infraestruturas ferroviárias e portuárias.
Conteúdo
A. Infraestruturas portuárias
Portos e infraestruturas portuárias
- Tráfegos e atratividade de cargas
- Condições naturais, construção e proteção de terminais
- Tipos de navios e exigências de carga-descarga e operacionalidade
Estruturas portuárias marítimas
- Ações hidrodinâmicas e outras ações
- Dimensionamento de quebra-mares de talude
Canais de navegação e Dragagens
Políticas portuárias e desenvolvimento do hinterland
B. Infraestruturas ferroviárias
Princípios de circulação ferroviária de carga e de passageiros.
- Noções gerais
- Particularidades do transporte ferroviário
Constituição da via: infraestrutura e superstrutura. Materiais usados.
- Terraplenagens
- Zonas de transição
- Plataformas ferroviárias, coroamento e sub-balastro.
- Balastro e laje de fundação.
Traçado de vias ferroviárias.
- Princípios básicos.
- Traçado em planta. Conceito de escala teórica e escala prática.
- Curvas de transição.
- Traçado em perfil longitudinal. Rampas máximas: critérios e valores de referência. Curvas de concordância vertical.
- Pontes ferroviárias.
- Estações ferroviárias.
Caracterização das ações.
- Ações estáticas e dinâmicas.
- Deformações e tensões no contacto roda-carril.
- Estabilidade de movimento e conforto de passageiros.
- Propagação de ondas nas ferrovias e nos meios vizinhos. Controlo e minimização de vibrações.
Monitorização das infraestruturas ferroviárias
- Patologias
- Inspeção da via. Equipamentos.
Tecnologias de construção e manutenção
Linhas de alta velocidade: problemas específicos.
C. Transporte intermodal - a eficiência das interfaces. Ligação de redes portuárias, ferroviária e rodoviárias.
Bibliografia
A bibliografia de apoio principal será os apontamentos da disciplina a apresentação em power point que será dada nas aulas.
Além desta, sugere-se:
- Coastal Engineering Manual. Coastal and Hydraulics Laboratory. U.S. Army Corps of Engineers (http://chl.erdc.usace.army.mil/CHL.aspx?p=s&a=PUBLICATIONS;8), manual, de distribuição gratuita através da Internet, que contém a base da disciplina.
- ESVELT, C. (2001) – “Modern Railway Track” MRT-Productions, Netherlands. (http://www.esveld.com/MRT_Selection.pdf)
- 2008/217/CE - DECISÃO DA COMISSÃO de 20 de Dezembro de 2007 relativa à especificação técnica de interoperabilidade para o subsistema «infra-estrutura» do sistema ferroviário transeuropeu de alta velocidade.(http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=OJ:L:2008:077:0001:0105:PT:PDF)
Método de ensino
A disciplina é constituída por um conjunto de aulas teórico-práticas, onde se pretende que os alunos tenham um contacto com os princípios básicos das infraestruturas ferroviárias e portuárias, desde aspetos relacionados com a sua gestão até aspetos de dimensionamento, monitorização e manutenção.
Método de avaliação
Método de Avaliação Contínua
De acordo com o ponto 2.2 do despacho nº 13/2012, a avaliação contínua prevista é constituída por três testes.
A matéria da disciplina será dividida em três partes (A a C). As partes correspondem, por norma, à matéria lecionada até à semana anterior a cada teste. Cada teste tem uma duração aproximada de 1 hora.
Cada teste será classificado de 0 a 20 valores.
A nota final da disciplina será calculada pela seguinte fórmula: NF = 0.4*NA+0.3 (NB+NC) sendo: NA, NB e NC as notas de cada parte, arredondado às décimas. O aluno, para ser aprovado, deverá ter NF não inferior a 9,5 valores.
Os alunos não aprovados por testes, terão direito a um exame de recurso (toda a matéria lecionada) que substituirá a classificação dos testes. Este exame pode ainda ser utilizado como exame de melhoria de classificação.
Os alunos que obtenham classificação final superior ou igual a 17 valores devem realizar prova oral para confirmação da nota. Neste caso, a classificação do aluno será a classificação da prova oral. Caso optem por não realizar a prova oral, ser-lhes-á atribuída a classificação de 16 valores.