
Pavimentos Rodoviários
Código
10469
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Engenharia Civil
Créditos
6.0
Professor responsável
Rui Alexandre Lopes Baltazar Micaelo
Horas semanais
4
Total de horas
63
Língua de ensino
Português
Objectivos
Assegurar a aprendizagem dos conceitos relativos à concepção de pavimentos rodoviários, nomeadamente:
- Conhecimento dos tipos de pavimentos existentes e dos requisitos funcionais e estruturais,
- Conhecimento do comportamento estrutural dos materiais de pavimentação;
- Caracterização das acções do tráfego e ambientais;
- Dimensionamento de estruturas do tipo flexível e rígida.
Pré-requisitos
Conhecimentos base de vias de comunicação, de materiais de construção, de resistência de materiais e de mecânica dos solos.
Conteúdo
Constituição e comportamento dos pavimentos;
Fundação dos pavimentos;
Materiais de pavimentação;
Acção da temperatura e do tráfego;
Dimensionamento de pavimentos flexíveis;
Dimensionamento de pavimentos rígidos.
Bibliografia
Branco, F.; Pereira, P.; Picado-Santos, L. (2005) Pavimentos Rodoviários. Almedina, ISBN: 972-40-2648-5
CPCA (1984) Thickness Design for Concrete Highway and Street Pavements, Canadian Portland Cement Association.
EP, Caderno de Encargos Tipo Obra, in 15.03 - Pavimentação, Estradas de Portugal, S.A., Portugal, 2009.
EP, Caderno de Encargos Tipo Obra, in 14.03 - Pavimentação, Estradas de Portugal, S.A., Portugal, 2012.
JAE (1995) Manual de Concepção de Pavimentos para a Rede Rodoviária Nacional. JAE (actual Estradas de Portugal S.A), Almada.
Molenaar (2007) Structural pavement design, lecture notes, Delft University.
SHELL (2003) The SHELL Bitumen handbook. Thomas Telford Ltd, ISBN 0-7277-3220-X;
Método de avaliação
A avaliação na disciplina inclui duas componentes: Teórico-Prática (75%); Projecto (25%).
Na componente Teórico-Prática são realizados 2 testes ao longo do semestre.
Na componente de Projecto, o mesmo é realizado em grupo com até 2 elementos.
Consideram-se aprovados os alunos que cumpram em simultâneo as 3 condições seguintes: frequência à disciplina; classificação na componente teórico-prática não inferior a 9.0/20; classificação final não inferior a 9,5 valores. O exame de recurso avalia somente a componente teórico-prática.
Para a obtenção de frequência à disciplina é necessário frequentar, com pontualidade, pelo menos 2/3 das aulas teóricas e 2/3 das aulas práticas, e realizar o Projecto com classificação mínima de 9.5 valores.