
Matemática para Biologia
Código
10648
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Matemática
Créditos
6.0
Professor responsável
Paulo José Fernandes Louro Ribeiro Doutor
Horas semanais
6
Total de horas
88
Língua de ensino
Português
Objectivos
Fornecer uma primeira noção, a par de alguma capacidade de utilização, de técnicas matemáticas das áreas de Álgebra e Análise com relevância na modelização de problemas de Biologia
Pré-requisitos
Conhecimentos de Matemática correspondentes ao ensino pré-universitário português (área de ciências).
Conteúdo
1. Tópicos sobre matrizes
- Sistemas de Equações Lineares
- Cálculo matricial
- Espaços vetoriais
- Norma, produto interno, ângulo e ortogonalidade
- Determinantes
- Valores e vetores próprios
2. Primitivas e integrais
- Primitivação
- Cálculo Integral
3. Equações diferenciais
- Equações de variáveis separáveis
- Equações lineares de 1ª ordem
- Equações lineares de 2ª ordem de coeficientes constantes
Bibliografia
Apontamentos elaborados pelos docentes da uc, a cobrir a totalidade da matéria, a disponibilizar aos alunos
Howard Anton and Chris Rorres, Elementary Linear Algebra with Applications (9th Edition), John Wiley & Sons, 2005. ISBN: 978-0-471-66959-3
William F. Trench, Introduction to Real Analysis, Pearson Education, 2003 (Free Download from http://ramanujan.math.trinity.edu/wtrench/misc/index.shtml).
Cabral, I., Perdigão, C., Saiago, C., Álgebra Linear, Escolar Editora, (4ª edição) 2014.
Método de ensino
Nesta disciplina há aulas teóricas e aulas práticas.
Nas aulas teóricas expõem-se os conceitos teóricos e efectuam-se algumas demonstrações utilizando-se o quadro e o projetor.
Nas aulas práticas serão resolvidos alguns exercícios e problemas em regime de trabalho individual com algumas exemplificações pelo docente.
Os alunos dispõem de textos de apoio sobre toda a matéria incluindo exercícios e problemas de aplicação.
Parte substancial do estudo é feito em autonomia do aluno, com auxílio dos apontamentos e de outros suportes bibliográficos, e com o apoio dos docentes para esclarecimento de dúvidas em horários pré-estabelecidos.
Método de avaliação
Regras de avaliação.
Frequência: Obtida com pelo menos 2/3 de presenças nas aulas práticas. A frequência obtida no presente ano letivo mantém-se válida no ano letivo 2015/16.
Avaliação:
Por testes:
Três testes a realizar durante o período letivo com as cotações de 6, 7 e 7 valores.
Considera-se aprovado o aluno com frequência e soma das classificações obtidas nos testes >=10. A classificação final será o valor dessa soma.
Por exame final:
Só os alunos com frequência podem realizar exame final (ver data no calendário de exames).
Considera-se aprovado o aluno que obtenha frequência e nota de exame final >=10 valores.