Faculdade de Ciências e Tecnologia

Geofísica

Código

10668

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Física

Créditos

6.0

Professor responsável

João Duarte Neves Cruz, José Paulo Moreira dos Santos

Horas semanais

5

Total de horas

80

Língua de ensino

Português

Objectivos

Apresentar uma visão geral abrangente dos princípios fundamentais dos grandes ramos da Geofísica: gravidade, sismologia, geocronologia, termodinâmica, geoelectricidade e geomagnetismo.

Pré-requisitos

Álgebra Linear e Geometria Analítica, (Análise) Matemática I, (Análise) Matemática II e Física I.

Conteúdo

1. A Terra no sistema Solar
  1.1 O Sistema Solar no Universo
  1.2 Os planetas do Sistema Solar
2. Gravidade
  2.1 Gravitação
  2.2 Efeito da rotação da Terra
  2.3 A figura da Terra e a gravidade
  2.4 Anomalias gravimétricas
  2.5 Isostasia
3. Sismologia
  3.1 Propriedades elásticas dos sólidos
  3.2 Ondas sísmicas
  3.3 Sismologia
  3.4 Propagação das ondas sísmicas
  3.5 Estrutura interna da Terra
4. Geoelectricidade
  4.1 Propriedades eléctricas da Terra
  4.2 Prospecção por medidas de resistividade
5. Geomagnetismo
  5.1 A física do magnetismo
  5.2 Magnetismo nas rochas
  5.3 Geomagnetismo
  5.4 Anomalias magnéticas
6. Geocronologia
  6.1 Radioactividade natural e decaimentos radioactivos
  6.2 Datação radiométrica
7. Calor da Terra
  7.1 Fundamentos de termodinâmica
  7.2 Transporte de calor na Terra
  7.3 Fontes de calor
  7.4 A equação de tranporte de calor por condução
  7.5 Fluxo de calor continental e oceânico

Bibliografia

1- Geofísica, FCT/UNL
2- W. Lowrie, Fundamentals of Geophysics, Cambridge University Press
3- J. Sanny e W. Moebs, University Physics, Wm. C. Brown
4- P.Mechler, Les Méthodes de la Géophysique, Bordas
5- M.D.Dobrin, Introduction to Geophysical Prospecting, McGraw Hill
6- J. A. Jacobs, R.D.Russel e J. T.Wilson, Physics and Geology, McGraw Hill
7- P.V.Sharma, Geophysical Methods in Geology, Elsevier

Método de ensino

Aulas teóricas de exposição por parte do docente.

Aulas práticas de resolução de problemas pelos alunos, em regime tutorial e apresentação dos seus trabalhos para avaliação.

Método de avaliação

Artigo 1º – Modo de avaliação de conhecimentos

De acordo com as Regulamento de Avaliação da FCT (Aprovado pelo Conselho Executivo em 15 de Fevereiro de 2013 e
revisto em 20 de Janeiro de 2015) a avaliação em “Geofísica” enquadra-se no tipo Avaliação Contínua.

Artigo 2º – Componente Teórica

1. A classificação da componente teórica (NT) é a média aritmética arredondada às décimas das classificações obtidas nos
2 testes (a classificação de cada teste é arredondada às décimas) ou a classificação do exame final arredondada às
décimas.
2. Os estudantes que obtenham uma classificação NT igual ou superior a 9,5 valores obtêm aprovação na componente teórica.
3. A aprovação à unidade curricular exige aprovação na componente teórica.

Artigo 3º – Testes e Exame

1. Cada teste incidirá sobre toda a matéria leccionada nas aulas teóricas, teórico-práticas e práticas até à aula anterior
ao teste.
2. Os testes são realizados sem consulta, mas terão um formulário incluído no enunciado do teste.
3. Apesar de a avaliação nos testes não ser cumulativa, e devido à natureza dos assuntos abordados nesta Unidade Curricular,
não é excluído que um elemento de avaliação se socorra de conhecimentos respeitantes à matéria avaliada em elemento(s)
anterior(es).
4. Os testes realizam-se no horário das aulas teóricas, na sala onde normalmente decorrem as lições ou em sala previamente
anunciada no CLIP.
5. Exame de recurso/época especial. A classificação do exame substitui NT no cálculo da nota final.
6. Os estudantes só poderão ter consigo durante a prova de avaliação:
a. Esferográfica/caneta;
b. máquina de calcular não programável;
c. Documento de identificação com fotografia.
7. Durante a realização das provas não é permitida a utilização de telemóveis
(os quais devem estar desligados e não podem estar sobre as mesas onde é realizada a prova).
8. Não é permitido desagrafar as folhas dos cadernos com os enunciados e com as resoluções feitas pelos estudantes
na prova.
9. A prova será anulada se não forem satisfeitos os nºs 6, 7 ou 8.
10. Os estudantes que cometam fraude numa prova de avaliação (Teste ou Exame) terão a referida prova anulada, estão
automaticamente reprovados na unidade curricular no presente ano lectivo, e perdem a frequência caso já a tenham
obtido em anos lectivo anteriores, o que implica que terão que obter frequência no ano lectivo seguinte.

Artigo 4º – Componente Teórico-Prática

1. A classificação da componente teórico-prática (NTP) consiste na avaliação da análise de um artigo a fornecer pelo
docente e respectiva apresentação (em grupos de trabalho de 2-3 estudantes previamente constítuidos).
2. Os estudantes que obtenham uma classificação NTP igual ou superior a 9,5 valores obtêm aprovação na componente
teórico-prática.
3. A aprovação à unidade curricular exige aprovação na componente teórico-prática.

Artigo 5º – Componente Prática

1. Os estudantes que participem ativamente em, pelo menos, 3/4
das aulas práticas obtêm frequência à unidade curricular.
2. A frequência obtida em anos lectivos anteriores é válida no corrente ano lectivo.
3. A aprovação à unidade curricular exige a obtenção de frequência.


Artigo 6º – Classificação Final

1. Os estudantes com frequência que satisfaçam, simultaneamente, o nº 2 do Art. 2º, e o nº 2 do Art. 4º, obtêm aprovação na
disciplina.
2. A classificação final (CF) dos estudantes é o resultado das seguintes ponderações aproximado às unidades:
CF=NT*0,75+NTP*0,25.

Artigo 7º – Melhoria de Nota

1. Os estudantes que pretendam efectuar melhoria de nota devem cumprir, para esse efeito, as formalidades legais de
inscrição.
2. Os estudantes que tenham obtido aprovação na Unidade Curricular no
corrente ano lectivo de 2014/2015, ou no ano lectivo 2013/14, podem melhorar apenas a classificação da componente teórica.
3. Em qualquer dos dois casos referidos no número anterior, as classificações da componente NTP obtida quer no próprio
ano, quer no ano anterior, contribuem da forma prevista para a nova classificação final em caso de melhoria efectiva.
4. A nova classificação final é obtida seguindo o nº 5 do Artigo 3º, considerando a classificação do exame como a nova
classificação NT e a nota NTP obtida no ano lectivo em que o aluno obteve aprovação na Unidade Curricular.

Artigo 8º – Trabalhadores Estudantes

1. Os estudantes são considerados como detentores do estatuto de Trabalhador Estudante (TE) se constarem como tal nas
pautas no CLIP.
2. Os estudantes devem, assim que possível, comunicar o seu estatuto ao docente responsável da unidade curricular.
3. Os estudantes detentores do estatuto de Trabalhador Estudante, tal como os restantes estudantes, têm que realizar as
provas de avaliação segundo o calendário previamente tornado público.

Artigo 9º – Conduta na Sala de Aula

1. Para que todos beneficiem da experiência de aprendizagem é exigido aos estudantes que respeitem as seguintes
regras de conduta na sala de aula:
a. Pontualidade: Os estudantes deverão estar presentes na sala à hora de começo da aula. Os docentes impedirão a
entrada dos estudantes que cheguem mais de 5 minutos atrasados;
b. Preparação das aulas e participação nas discussões: A participação activa exige que os estudantes preparem a
matéria apresentada e discutida nas aulas, e que contribuam para as discussões;
c. Os telemóveis devem permanecer desligados e guardados até ao fim da aula. Os estudantes que utilizem o telemóvel
serão automaticamente convidados a sair da aula;
A utilização de computadores portáteis e outros aparelhos electrónicos nas salas de aulas está sujeita à aprovação
dos docentes.

Artigo 10º – Outros

Os estudantes quando contactarem os docentes através de mensagem electrónica (email) devem indicar no
“Assunto (Subject)” a seguinte informação: “Geofísica - Nome – Nº de estudante – Assunto”.
Não serão respondidas mensagens electrónicas com perguntas cuja resposta conste nos Artigos anteriores ou na página
da unidade curricular no CLIP.

Cursos