
Introdução à Engenharia Química e Bioquímica
Código
10675
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Química
Créditos
6.0
Professor responsável
Manuel José Teixeira Carrondo, Pedro Miguel Calado Simões
Horas semanais
4
Total de horas
74
Língua de ensino
Português
Objectivos
Pretende-se introduzir os estudantes à temática da Engenharia Química e da sua relação com a sociedade no geral, oportunidades e responsabilidades de uma carreira em Engenharia Química.
Os estudantes devem adquirir competências e capacidades que lhes permitam efectuar balanços de massa e de energia em processos químicos.
Pré-requisitos
Nenhum
Bibliografia
1. R.M. Felder & R.W. Rousseau, “Elementary Principles of Chemical Processes”, 2ª ed., New York : John Wiley & Sons, 1986, ISBN 0-471-83797-0
2. David M. Himmelblau, “Basic Principles and Calculations in Chemical Engineering”, 3ª ed., Englewood Cliffs : Prentice-Hall, 1974, ISBN 0-13-066472-3 (encadernado)
3. Olaf A. Hougen, Kenneth M. Watson, Roland A. Ragatz; F. Magalhães Ilharco, trad., “Princípios dos processos químicos : parte 1 : balanços materiais e energéticos”, Porto : Livraria Lopes da Silva, 1972, ISBN: (Encadernado)
Método de ensino
A matéria é leccionada através de exposição oral e resolução de problemas nas aulas.
Método de avaliação
A avaliação contínua da disciplina é constituída por duas componentes:
1. Realização de dois testes, cada um valendo 40% da nota final. A duração de cada teste é de 1 hora e meia. A avaliação é individual e sem consulta. Cada teste é avaliado de 0 a 20 valores. É exigida uma classificação mínima de 9.5 valores na média aritmética simples das notas dos dois testes.
Cada teste será constituído por duas partes: a primeira parte inclui perguntas relativas à matéria dada nas aulas teóricas, valendo 8 valores. A segunda parte consiste na resolução de um problema relativo à matéria dada nas aulas teórico-práticas. A matéria abrangida em cada teste será a seguinte: 1º Teste – Balanços materiais; 2º Teste - Balanços energéticos.
2. Realização de um trabalho em grupo. Resolução em grupo (constituído no máximo por 3 alunos) de um exercício envolvendo balanços materiais e energéticos, a ser fornecido aos alunos no inicio da respectiva aula TP na semana de 1 a 5 de Junho de 2015. Conta para 20% da nota final. É exigida uma classificação mínima de 9 valores, na escala de 0 a 20, nesta componente de avaliação.
Nota final da disciplina (por avaliação contínua): média ponderada das classificações obtidas nas duas componentes de avaliação de acordo com a seguinte fórmula:
Nota final = 0.40 × Nota 1º Teste + 0.40 × Nota 2º Teste + 0.20 × Nota do Trabalho
As notas dos dois testes e do trabalho são arredondadas às décimas. A nota final, arredondada ao número inteiro superior mais próximo, deverá ser superior ou igual a 10 valores para aprovação na disciplina.
Caso o aluno não tenha aprovação na 1ª componente de avaliação contínua (realização dos dois testes) terá direito a ir a exame de recurso. É exigida uma classificação mínima de 10 (9.5) valores, na escala de 0 a 20, na nota do exame.
Se o aluno optar pela realização do exame de recurso em detrimento dos testes, ficará ao seu critério a realização da 2ª componente de avaliação da disciplina, i.e., o trabalho em grupo. Caso queira fazer o trabalho em grupo deverá indicar em tempo oportuno tal escolha ao regente da disciplina. A valorização do trabalho para a nota final da disciplina será de 20%.