
Mecanismos de Reações Químicas e Biológicas
Código
10699
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Química
Créditos
6.0
Professor responsável
Eurico José da Silva Cabrita
Horas semanais
4
Total de horas
63
Língua de ensino
Português
Objectivos
Pretende-se que o aluno adquira conhecimentos básicos de química orgânica úteis para o entendimento de processos biológicos. É dado particular enfâse à componente mecanística das reações químicas e à reactividade dos compostos orgânicos.
No final da unidade curricular o aluno deverá ser capaz de:
- Entender a arquitetura molecular a três dimensões identificando a existência de confórmeros, fazendo a sua representação correcta e análise relativa em termos de estabilidade;
- Dominar os conceitos de reactividade (electrófilo, nucleófilo, grupo de saída, basicidade, acidez, etc) e saber escrever os mecanismos de reacção de eliminação, substituição e adição; - Obter conhecimento de alguma reações de formação de ligação C-C (reacção de aldol e acilação);
- Perceber o funcionamento destas reacções em condições catalíticas, o papel do catalisador e relacionar estes conceitos e reacções com os correspondentes em processos biológicos.
Pré-requisitos
Conhecimentos gerais de teoria da ligação química, de termodinâmica e de reactividade de moléculas orgâncias ao nível de um curso inical de química orgânica.
Conteúdo
1. Revisões: estereoquímica
1.1. Análise conformacional
2. Revisões: substituição nucleofílica; solventes e efeitos de solvente
2.1. Equilibrio cinética e mecanismos
3. Reacções de eliminação
4.Adição eletrofílica a alcenos
5.Formação e reacções de enóis e enolatos
6.Reacções de aldol
7.Acilação do carbono
8.Catálise e química organometálica
9.Mecanismos em química biológica
Bibliografia
Livro recomendado:
Clayden, J.; Greeves, N.; Warren, S.; Wothers, P. “Organic Chemistry”, Oxford University Press, 1st Ed., 2001.
Método de avaliação
1. Avaliação global da Unidade Curricular
A Unidade Curricular é constituída por duas componentes interligadas mas independentes: teórico-prática (TP) e prática (P). Só poderão ser aprovados na cadeira, os alunos que obtenham a nota mínima de 9,5 valores na componente TP e de 7,0 valores na componente P.
A classificação final será a média ponderada das classificações das partes teórico-prática (60%) e prática (40%).
Serão aprovados na disciplina os alunos que obtenham classificação final igual ou superior a 9,5 valores.
2. Frequência
Os alunos terão de obter frequência nas duas componentes da Unidade Curricular:
- Teórico-Prática
Para efeitos de frequência à componente teórico-prática os alunos terão de assistir a, pelo menos, 3/4 das aulas teórico-práticas do semestre.
- Prática
Só terão frequência à componente prática os alunos que executem TODOS os trabalhos práticos e que obtenham nota final da componente prática igual ou superior a 7,0 valores.
A nota prática é válida para os anos seguintes.
3. Avaliação das componentes individuais da Unidade Curricular
- Teórico-Prática
A avaliação da parte teórico-prática da disciplina é feita através de dois testes escritos a realizar durante o semestre, cada um valendo 50% da nota final TP.
- Prática
A avaliação da componente prática tem em conta os seguintes factores:
- É preciso executar TODOS os Trabalhos Práticos.
- O registo do trabalho de laboratório é efectuado em Livro de Laboratório cuja forma de elaboração é indicada no início do semestre. Inclui a discussão dos resultados
- A frequência na parte prática da UC é calculada da seguinte forma: 20% preparação do trabalho (a executar antes da aula prática), 40% execução laboratorial, 40% discussão dos resultados.
- Com nota final na parte prática da UC < 7 o aluno não pode ir a exame final e não obtem frequência à UC.