Faculdade de Ciências e Tecnologia

Espectroscopia em Bioquímica

Código

10721

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Química

Créditos

6.0

Professor responsável

Pedro António de Brito Tavares

Horas semanais

4

Total de horas

73

Língua de ensino

Português

Objectivos

Esta unidade curricular tem por objectivo proporcionar um entendimento  abrangente das técnicas espectroscópicas utilizadas em bioquímica. Na continuação das matérias lecionadas em cadeiras anteriores (área da Química-Física), vem fornecer informação complementar de técnicas espectroscópicas que contribuíram significativamente para o avanço do conhecimento na área de ciências biológicas. 

Pré-requisitos

Sem requesitos.

Conteúdo

Absorção electronica. Espectros de UV em proteínas. Espectros de ácidos nucleicos. Grupos prostéticos. Absorção vibracional. Espectroscopia de infravermelho. Equipamento utilizado em espectroscopias de absorção. Casos de Estudo.

Dicroismo circular e linear. Dispersão óptica rotatória (ORD), Dicroismo circular (CD), Dicroismo linear. Equipamento utilizado em CD e ORD. CD e ORD e a estrutura macromolecular de proteínas. Utilização de CD e ORD no estudo de ácidos nucleicos.  Casos de Estudo

Espectroscopia de fluorescência e fosforescência. Transferência Ressonante de Energia de Fluorescência e aplicações em sistemas biológicos. Equipamento utilizado em espectroscopia de emissão. Casos de estudo

Dispersão em soluções de macromoléculas. Dispersão de luz. Dispersão dinâmica de luz. Equipamento utilizado em medidas de dispersão. Casos de estudo.

Espectroscopia de Ressonância Paramagnética Electrónica (EPR). Princípios básicos. Procedimentos para estudar centros paramagnéticos. Interacções hiperfinas. Sistemas com mais do que um electrão desemparelhado. Equipamento utilizado em medidas de EPR.  Casos de estudo

 

Bibliografia

Spectroscopy for the Biological Sciences
Gordon G. Hammes
Wiley-Blackwell (22 July 2005)

Fundamentals of Molecular Spectroscopy
P.S. Sindhu
New Age International Pvt Ltd Publishers (30 Jan 2011)

Electron Paramagnetic Resonance: Elementary Theory and Practical Applications
John A. Weil and James R. Bolton.

Wiley-Blackwell; 2nd Edition edition (22 Dec 2006)

Método de ensino

Os conteúdos programáticos serão expostos através de dois tipos aulas:

  1. Aulas teórico-práticas, com abordagem aos fundamentos das técnicas espectroscópicas estudadas, com recurso a casos práticos sempre que tal seja possível e com a resolução de problemas cujo objectivo é treinar a análise de dados por modo a facilitar a compreensão de como obter a informação disponível de cada uma das técnicas abordadas;
  2. Aulas práticas, nas quais serão dados temas aos alunos para o desenvolvimento de trabalhos práticos relacionados com as espectroscopias abordadas.

Será ainda pedido que os alunos façam um relatório do trabalho efectuado bem como uma proposta de trabalho inserida nas temáticas estudadas.

Método de avaliação

A avaliação contínua terá em conta os testes, o relatório de um trabalho prático e sua discussão e uma proposta de trabalho de investigação. Para obter frequência os alunos terão de frequentar todas as sessões práticas. A obtenção de frequência é necessária para completar com sucesso a disciplina.

A classificação final (CF) será calculada de acordo com a seguinte fórmula:

CF = 0,70 x CTP + 0,30 x CP 

Em que CTP corresponde à avaliação teórico-prática e CP à avaliação prática. É exigido um mínimo de 9,5 valores a cada uma destas componentes, sendo o seu valor calculado da seguinte forma:

CTP = 0,43 x T1 + 0,43 x T2 + 0,14 x P

CP = 0,50 x R + 0,50 x D

Em que T1 e T2 são respectivamente as classificações do 1º e 2º teste, R e D são respectivamente a classificação do relatório e sua discussão, e P a classificação da proposta. Os cálculos intermédios serão arredondados à décima de valor.

Os alunos podem ainda obter aprovação através do Exame de Recurso.

No caso de alunos que tenham obtido frequência em anos anteriores, a sua classificação final será dada apenas pela componente CTP.


Melhoria de classificações

Só se pode tentar melhorar a nota da disciplina uma única vez. 

  
ATENÇÃO: 
Em qualquer caso, o regente da disciplina reserva-se o direito de efetuar um exame oral a qualquer aluno inscrito à disciplina.

Cursos