
Tecnologia de Pedreiras
Código
10742
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências da Terra
Créditos
6.0
Professor responsável
José António de Almeida
Horas semanais
5
Total de horas
84
Língua de ensino
Português
Objectivos
Aprender conceitos relacionados com a exploração a céu aberto de recursos minerais, nomeadamente no que respeita à legislação, a caracterização de recursos, técnicas, equipamentos (rochas ornamentais, areia e minerais industriais) e introdução às questões ambientais e recuperação do local.
Pré-requisitos
Não são necessários requisitos específicos.
Conteúdo
Introdução e enquadramento.
Técnicas e equipamentos para exploração de rochas ornamentais. Fluxograma geral de uma exploração. Perfuração, corte, derrube e esquadriamento. Transporte para o parque de blocos. Fracturação e blocometria.
Técnicas e equipamentos para exploração de rochas consolidadas para agregados. Fluxograma geral de uma exploração. Arranque mecânico e com explosivos. Explosivos e pegas de fogo. Carga e transporte.
Técnicas e equipamentos para exploração de rochas inconsolidadas. Fluxograma de uma exploração. Arranque, carga e transporte.
Centrais de processamento. Rochas ornamentais e agregados.
Impactes ambientais da exploração de pedreiras e preparação de um EIA. Planos de pedreira. Planos de fecho. Plano ambiental e de recuperação paisagística. Monitorização. Segurança e higiene ocupacional aplicada.
Bibliografia
[1] J. Almeida e C. Costa, Apontamentos de Tecnologia de Pedreiras, FCT/UNL, 2003.
[2] M. Revuelta & C. Jimeno, Manual de Evaluación y Diseño de Explotaciones Mineras, Entorno Grafico, SL, Madrid, 1997, ISBN 84-921708-2-4.
[3] Carlos López Jimeno, Manual de Aridos, Entorno Gráfico, SL, Madrid, 1994, ISBN 84-605-1266-5. [4] Carlos López Jimeno, Manual de Rocas Ornamentales, Entorno Gráfico, SL, Madrid, 1995, ISBN 84-605-4957-7.
[5] Vários autores. Manual de Perforacion Y Voladura de Rocas, série geotecnia, Instituto Geologico Y Minero de España, ISBN: 84-505-7007-7.
Método de ensino
O ensino é proporcionado por sessões teórico-práticas de 4 horas cada onde apresentam-se conceitos técnicos, sempre que possível documentados com exemplos, e resolvem-se problemas de dimensionamento. Estão previstas visitas a explorações de rochas ornamentais e agregados. Toda a informação e apresentações são disponibilizadas na Web (CLIP).
Método de avaliação
A avaliação é efectuada por dois testes de duas horas em periodo de aula ou exame final na data marcada mais 2 trabalhos individuais. Não existe nota mínima nos testes. Os testes contam 80% da nota (40% cada) e os trabalhos os restantes 20% (10% + 10%). Não existe frequência. Não existe nota mínima nos testes nem nos trabalhos.